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Rádio UnirG

UnirG – Universidade de Gurupi
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Pesquisa



Propesq

Pró-reitoria de Pesquisa e Pós Graduação (Propesq)  tem como objetivo trazer a pesquisa científica ao alcance de todos, supervisionando e coordenando projetos de pesquisa, criando mecanismo de incentivo à iniciação científica e a diversas áreas de Pós-Graduação Lato Sensu e Stricto Sensu.

Além disso, informa sobre eventos e atualidades científicas, fornece base científica, fornece base de dados atualizada para o desenvolvimento da pesquisa e publica o resultado dos estudos em revistas científicas próprias da Universidade de Gurupi –  UnirG.

Portaria/Propesq Nº 01-2020, de 10 de março de 2020 – Nomeia avaliadores ad-hoc para Edital PROPESQ UnirG/2020/01 e dá outras providências.

Pró-reitoria de Pesquisa e Pós Graduação (Propesq)  tem como objetivo trazer a pesquisa científica ao alcance de todos, supervisionando e coordenando projetos de pesquisa, criando mecanismo de incentivo à iniciação científica e a diversas áreas de Pós-Graduação Lato Sensu e Stricto Sensu.

Além disso, informa sobre eventos e atualidades científicas, fornece base científica, fornece base de dados atualizada para o desenvolvimento da pesquisa e publica o resultado dos estudos em revistas científicas próprias da Universidade de Gurupi –  UnirG.

Portaria/Propesq Nº 01-2020, de 10 de março de 2020 – Nomeia avaliadores ad-hoc para Edital PROPESQ UnirG/2020/01 e dá outras providências.

Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação: Dr. Fábio Pegoraro

Assessora da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação: Esp. Leila Rosária Gonçalves Ferreira

Assessora da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação: Márcia dos Reis Coelho Alencar Silva

Assistente Administrativo: Dyego Cândido Sousa Martins Santos

Assistente Administrativo: Esp. Jaqueline Aires Mascarenhas Schons

Contato: (63) 3612-1602

E-mail: propesq@unirg.edu.br

Endereço: Av. Antônio Neves da Silvas/nº, Parque das Acácias, Gurupi-TO, CEP: 77400-000

Assessora Técnica de Projetos com Fomento Externo: Drª. Nelita Gonçalves Faria de Bessa

Assessor da Pró-Reitoria de Pesquisa: Dr. Francícero Rocha Lopes

Contato: (63) 3612-7545

Email: propesq@unirg.edu.br

 

REVISTA CEREUS

 Editor Geral: Me. Vinícius Lopes Marinho

Editor de Seção: Dr. Francícero Rocha Lopes

Tradutor:

Programação/Edição Gráfica:

Contato: (63) 3612-7602 / Email: revistacereus@unirg.edu.br

  

REVISTA  AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH

 Editor Geral: Me. Vinícius Lopes Marinho

Editor de Seção: Fernanda Bogarin Borin Chiacchio

                              Florence Germaine Tible Lainscek

Tradutor:

Programação/Edição Gráfica:

Contato: (63) 3612-7602 / Email: revistaamazonia@unirg.edu.br

 

BIOTÉRIO

Coordenador: Lara Geovanna Gomes Rodrigues

Responsável Técnico: Lara Geovanna Gomes Rodrigues

Estagiários(as): Hamilton Batista de Matos Junior

                            Jacqueline Carvalho de Santana

Contato: (63) 3612-7670

E-mail: biotério@unirg.edu.br 

 

COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA

Coordenador: Me. Vinícius Lopes Marinho

Vice-Coordenadora: Me. Mira Célia Benvenuto

Contato: (63) 3612-7645

E-mail: cep@unirg.edu.br 

 

COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA ANIMAL

Coordenadora: Drª. Juliana Tomaz Sganzerla

Vice-Coordenador: 

Contato: (63) 3612-7670

E-mail: ceua@unirg.edu.br 

 

NÚCLEO DE APOIO A CIÊNCIA - NAC

Coordenadora: Drª Samara Tatielle Monteiro Gomes

Contato:

E-mail: nit@unirg.edu.br

 

 NÚCLEO DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA - NIT

Coordenadora: Dr. Adriano Fernandes Moreira

Contato:

E-mail: nit@unirg.edu.br

 

  1. Encontre-nos

Endereço: Avenida Antônio Neves da Silva s/nº, Parque das Acácias, Gurupi-TO, CEP: 77400-000

 

Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade de Gurupi – UnirG (CEP-Unirg) é um colegiado interdisciplinar e independente, com “múnus público”, que deve existir nas instituições que realizam pesquisas envolvendo seres humanos no Brasil, criado para defender os interesses dos sujeitos da pesquisa em sua integridade e dignidade e para contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos (Normas e Diretrizes Regulamentadoras da Pesquisa Envolvendo Seres Humanos – Res. CSN nº466/12 e Res. CSN nº 510/16).

O CEP- UnirG é responsável pela avaliação e acompanhamento dos aspectos éticos de todas as pesquisas envolvendo seres humanos. Este papel está bem estabelecido nas diversas diretrizes éticas internacionais e Brasileiras, diretrizes estas que ressaltam a necessidade de revisão ética e científica das pesquisas envolvendo seres humanos, visando a salvaguardar a dignidade, os direitos, a segurança e o bem-estar do sujeito da pesquisa.

A missão do CEP é salvaguardar os direitos e a dignidade dos sujeitos da pesquisa. Além disso, o CEP contribui para a qualidade das pesquisas e para a discussão do papel da pesquisa no desenvolvimento social da comunidade. Contribui ainda para a valorização do pesquisador que recebe o reconhecimento de que sua proposta é eticamente adequada.

Coordenação do CEP

  • Vinicius Lopes Marinho- Coordenador
  • Mira Célia Benvenuto- Vice Coordenadora

Membros relatores

  • Alessandra Martins Correia
  • Antônio Jerônimo Netto
  • Fábio Luiz Soares
  • Francícero Rocha Lopes
  • Karine Queiroz Poletto
  • Rafaela de Carvalho Alves
  • Sofia Mara de Souza
  • Bruna Pinto Sales

 

Fluxograma CEP

 

DOCUMENTOS ÚTEIS:

 

 

PROJETO QUALIFICA CEP:

 

O Projeto de Qualificação dos Comitês de Ética em Pesquisa (Q-CEPs) é uma ação de ensino e aprendizagem que visa educar e promover o reconhecimento entre os dois componentes do Sistema: os Comitês de Ética em Pesquisa (CEPs) e a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), no intuito de melhorar o trabalho administrativo e a análise ética dos CEPs.

Com base nisso, o Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade de Gurupi, recomenda fortemente que os professores, pesquisadores, e também estudantes possam fazer esses cursos de qualificação. Link para acesso aos Cursos EAD do projeto Qualifica CEP:

 

CURSO: HISTÓRICO DO SISTEMA CEP/CONEP

CURSO: PROCEDIMENTOS DA PLATAFORMA BRASIL

CURSO: SUBMISSÃO E APRECIAÇÃO DE PROTOCOLOS DE PESQUISA

CURSO:CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO

CURSO:DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS EM PROTOCOLOS DE PESQUISA

CURSO:PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS DOS CEPS

CURSO: MARCOS REGULATÓRIOS DO SISTEMA CEP/CONEP PARA O PROCESSO DE ANÁLISE ÉTICA DE PROJETOS DE PESQUISA

 

LOCALIZAÇÃO PARA ATENDIMENTO EXTERNO:

 

Comitê de Ética em Pesquisa – CEP/UNIRG – Avenida Rio de Janeiro, n. 1585, Centro, Gurupi-TO. CEP 77403-090. E-mail: cep@unirg.edu.br, fone: (63) 3612-7645, de segunda a sexta-feira em horário comercial (exceto feriados)

 

Membros da comissão de Ética.

Titulares

  • Juliana Tomaz Sganzerla - Coordenadora
  • Fábio Luiz Soares - Vice-Coordenador
  • João Bartholomeu Neto
  • Marise Tanaka Suzuki
  • Leda Perini
  • Gisela Daleva Costa Guadalupe
  • Lara Geovanna Gomes Rodrigues

Suplentes

  • Fábio Pegoraro
  • Robson Ruiz Olivoto
  • Nelita Gonçalves Faria de Bessa
  • Eduardo Fernandes de Miranda
  • Samara Tatielle Monteiro Gomes

Normas e procedimentos

Os pesquisadores que desejam obter certificação para uso de animais de experimentação, deverão solicitá-la preenchendo o formulário disponibilizado pela Comissão de Ética em Uso de Animais (abaixo) e encaminhando-o de forma eletrônica para o e-mail: ceua@unirg.edu.br  (aguardar aprovação antes de imprimir o formulário). Após o envio do formulário, é necessário aguardar a aprovação ou correções que deverão ser feitas pelos membros da CEUA. Sendo aprovado, o(a) pesquisador(a) será notificado para imprimir uma cópia do formulário e entregar na recepção do CEUA, que disponibilizará o certificado assinado pela Coordenação.

FORMULÁRIO UNIFICADO PARA SOLICITAÇÃO DE AUTORIZAÇÃO PARA USO DE ANIMAIS EM ENSINO E /OU PESQUISA

REGIMENTO INTERNO CEUA/UNIRG

 

Modelo de Projeto de Pesquisa

 

Edital n.º 2021/12 - Resultado Final do Processo Seletivo para Bolsas de Iniciação Cientifica do Projeto Elas na Engenharia, por que não?

Edital n.º 2021/11 - Convocação para Entrevista - Bolsas de iniciação Científica Elas na Engenharia, por que não?

Edital n.º 2021/10 - Retificação do Cronograma - Bolsas de iniciação Científica Elas na Engenharia, por que não?

Edital n.º 2021/09 - Preenchimento de vagas remanescentes - Bolsas de iniciação Científica Elas na Engenharia, por que não?

Edital n.º 2021/08 - Preenchimento de vagas remanescentes - Bolsas de iniciação Científica Elas na Engenharia, por que não?

Edital n.º 2021/07 - Resultado Final Seleção Bolsas de iniciação Científica Elas na Engenharia, por que não?

Edital n.º 2021/06 - Resultado Preliminar Seleção Bolsas de iniciação Científica Elas na Engenharia, por que não?

Edital n.º 2021/05 - Edital de Convocação para Entrevista do Projeto de Iniciação Científica Elas na Engenharia, por que não?

Edital n.º 2021/04 - Edital de Homologação das inscrições do Projeto de Iniciação Científica Elas na Engenharia, por que não?

Edital n.º 2021/03 - RETIFICAÇÃO DO CRONOGRAMA do Edital nº 2021/01- Projeto de Pesquisa e Extensão do curso de Engenharia Civil - Elas na Engenharia: Por que não?

Edital n.º 2021/02 - Retificação ao Edital nº 2021/01- Projeto de Pesquisa e Extensão do curso de Engenharia Civil - UnirG - Elas na Engenharia: Por que não?

Edital n.º 2021/01 - Projeto de Pesquisa e Extensão do curso de Engenharia Civil - UnirG - Elas na Engenharia: Por que não?

Retificação ao Edital (Cronograma): Edital nº 05/2020/Propesq/LIVRO, de 21 de setembro de 2020

Retificação ao Edital nº 02/2020/Propesq/Livro: Edital nº03/2020/Propesq/Livro, de 31 de agosto de 2020

Abertura do Edital: Edital nº 02/2020/Propesq/LIVRO, de 26 de agosto de 2020

Em setembro de 2014, a PROPESQ realizou uma reunião com os professores Doutores, Mestres e demais pesquisadores da Universidade de Gurupi – UnirG (antigo Centro Universitário UnirG), para compor os primeiros grupos de pesquisa, com o alinhamento dos trabalhos científicos, projetos de extensões e Trabalhos de Conclusão de Curso, visando ampliar as intenções e orientações científicas aos professores pesquisadores, apresentando-lhes diretrizes e ações para a consolidação do desenvolvimento científico no âmbito desta IES.

Os professores Doutores se prontificaram a liderar os grupos de pesquisa e receberão total assistência e orientações da PROPESQ para o cadastramento dos grupos e demais ações.

Atualmente estes grupos se encontram inscritos e certificados no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq.

Grupo 1 – Desenvolvimento Regional e Sustentabilidade

Grupo 2 – Prevenção e Promoção da Saúde

Grupo 3 – Processos Educativos

A Revista Cereus é um periódico eletrônico, destina-se à divulgação de trabalhos científicos das áreas classificadas pela CAPES como Ciências exatas e da terra, Saúde coletiva (epidemiologia, saúde pública, medicina preventiva), Ciências sociais aplicadas e Ciências humanas, com espaço para submissões de outras áreas desde que os respectivos conteúdos guardem correspondência com o projeto da revista. É editada pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade de Gurupi, a publicação ocorre com periodicidade trimestral e os artigos podem ser submetidos à análise a qualquer tempo.

Como parte do processo de submissão, os autores devem verificar a conformidade da submissão em relação aos itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas. Essa Revista cumpre com o papel de divulgação e socialização de conhecimentos, busca promover e apoiar, enquanto veículo de divulgação científica, o desenvolvimento da pesquisa.

v. 13, n. 2 (2021): Revista Cereus

Revista Cereus

As diretrizes para os autores podem ser encontradas aqui.

Modelo de Artigo da Revista Cereus.

A revista Amazônia Science & Health é um periódico da Universidade de Gurupi com publicação trimestral destinada à publicação de trabalhos científicos e intervenções relacionados às áreas de Ciências Médicas e da Saúde. O acesso às publicações é totalmente gratuito e não há taxas para submissão e publicação dos manuscritos.

A Revista Amazônia: Science & Heatlh (ISSN 2318-1419) é um periódico científico eletrônico de periodicidade trimestral, sem fins lucrativos, que tem a função de divulgar pesquisas e experiências de pesquisadores realizadas em diferentes localidades. Assim, tem como objetivo principal contribuir com a difusão de conhecimentos, sobretudo em ciências da saúde e de suas áreas de interfaces, divulgando resultados de pesquisas realizadas por professores e estudantes de graduação e pós-graduação.

A Revista Amazônia: Science & Heatlh oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público, proporcionando maior democratização do conhecimento, contribuindo para que este acervo se configure como patrimônio da humanidade.

Essa Revista cumpre com o papel de divulgação e socialização de conhecimentos, busca promover e apoiar, enquanto veículo de divulgação científica, o desenvolvimento da pesquisa.

v. 9, n. 2 (2021): Revista Amazônia: Science & Health

Revista Amazônia

Revista Amazônia: Science & Health

As diretrizes para os autores podem ser encontradas aqui.

Modelo de Arquivo da Revista Amazônia.

O Biotério Central da UNIRG, é um órgão técnico-administrativo subordinado a Pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, tem como objetivo a criação e manutenção de animais de laboratório, para atender atividades de ensino, pesquisa e extensão, dar apoio técnico/ operacional às atividades envolvendo a utilização desses animais pelos cursos da Instituição.

São produzidos animais com status sanitário convencional: ratos (Rattus norvegicus) albinos da linhagem Wistar e camundongos (Mus musculus).

O Biotério segue as normas e os padrões estabelecidos pela Sociedade Brasileira de Ciência em Animais de Laboratório (SBCAL) e respeitando as Diretrizes Brasileiras para o Cuidado e Utilização de Animais para Fins Científicos e Didáticos (DBCA), segundo a Portaria N o 465 e Lei N o 11.794/ 2008 (Lei Arouca) e o Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal(CONCEA).

EQUIPE

Coordenador: Lara Geovanna Gomes Rodrigues

Responsável Técnico: Lara Geovanna Gomes Rodrigues

Estagiários(as): Hamilton Batista de Matos Junior

                            Jacqueline Carvalho de Santana

 

SOLICITAÇÕES DE ANIMAIS

Em cumprimento à Lei n° 11.794 de 08 de outubro de 2008, os animais somente serão fornecidos mediante aprovação da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA/UNIRG).

Como proceder?

Para realizar a solicitação de modelos biológicos para o Biotério Central, é necessário que o projeto seja previamente submetido à apreciação pelo Comitê de Ética em Experimentação Animal (CEUA) desta instituição (disponível no link CEUA – normas e procedimentos). Após o projeto aprovado e emitido o parecer favorável à sua execução, o pesquisador deve preencher o formulário de solicitação de animais do Biotério Central e anexar uma cópia da carta da CEUA. Os documentos listados abaixo deverão ser enviados exclusivamente por e-mail (biotério@unirg.edu.br) para liberação dos animais conforme disponibilidade.

Abaixo está listada a documentação obrigatória para solicitação de animais para PROJETO DE PESQUISA/AULA PRÁTICA:

Formulário de Solicitação de Animais ao BIOTÉRIO

LEGISLAÇÃO, NORMAS E PROCEDIMENTOS

O Núcleo de Tecnologia da Universidade de Gurupi é uma estrutura criada pela Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICTs), vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, que tem por finalidade a gestão das políticas institucionais de inovação, por meio de competências específicas instituídas na Lei Federal n. 13.243, de 11 de janeiro de 2016.

O NIT tem como finalidade gerar as políticas institucionais de inovação e empreendedorismo, auxiliando na promoção, na utilização e no uso de novas tecnologias oriundas da própria ICT ou de outras ICTs.

O NIT se justifica em virtude de as mudanças políticas e econômicas exigirem que a inovação seja o principal mecanismo para reduzir a dependência tecnológica. O NIT garante que os conhecimentos desenvolvidos nas ICTs sejam geridos de forma adequada, para que sejam transferidos entre agentes, empresas e universidades.

 

Em âmbito geral, compete ao NIT:

– Desenvolver estudos de prospecção tecnológica;

– Desenvolver estudos e estratégias para transferência de inovação;

– Promover e acompanhar o relacionamento das ICTs com as empresas e o terceiro setor;

– Representar a ICT pública, no âmbito de sua política de inovação.

 

Regulamento NIT UnirG

A geração de conhecimento é um processo contínuo e essencial para a formação de profissionais com pensamento crítico para temas relevantes da atualidade e que atendam as exigências do mercado de trabalho em intensa transformação. Neste ponto, a pesquisa tem papel primordial, que permite associar pesquisadores de competências complementares para a formação de profissionais pró-ativos capazes de inovar e construir novas práticas diante dos desafios de um mundo em transformação, levando a geração de inúmeros produtos originados da atividade científica como artigos, capítulos de livros, protocolos, software, patentes, entre outros.

 Logo, a pesquisa além de uma obrigação inerente à atividade da docência no contexto da universidade, é uma ferramenta de aprendizado e de formação de profissionais adequados para atender às demandas da sociedade. Ademais, os produtos científicos socializam o conhecimento gerado e incitam as inovações. Dessa forma, a formação de profissionais qualificados pela Universidade está diretamente relacionada com a capacitação de docentes, discentes e colaboradores interessados, tais como servidores como prevista no PDI, PPCs e políticas de ensino, extensão, pesquisa e pós-graduação.

O Núcleo de Apoio a Ciência, NAC, será um espaço destinado ao desenvolvimento do conhecimento, nas áreas de competências da Universidade, através do trabalho integrado de pesquisa entre docentes e discentes. Oferecerá suporte aos pesquisadores, por meio de atendimentos, minicursos, oficinas e palestras de capacitação em metodologia.

 

Contato para Atendimento:

E-mail: nac@unirg.edu.br

 

Cadastro do Currículo Lattes

Cadastro de Usuário – Plataforma Brasil

Elaborar Banner

Elaborar Resumo Expandido

Elaborar Resumo Simples

E-BOOKS

Publicação de e-books que reúnem pesquisas de alunos e professores da Instituição, relacionados a saúde e ao desenvolvimento regional.
Organizado pela professora Drª Rise Rank e pela assessora Me. Milena Xavier, que em 2020.
Editoria CRV
Os livros são gratuitos e estão disponíveis em mais de 20 livrarias on-line que podem ser acessados gratuitamente, quando e onde o leitor desejar.


Ciência em Conexão no Desenvolvimento Regional: 13 Artigos

- AS METODOLOGIAS ATIVAS ALIADAS AOS JOGOS E BRINCADEIRAS NA SALA DE AULA: uma abordagem nas séries iniciais do Ensino Fundamental;
- BOA SORTE, O CINETEATRO QUE INFLUENCIOU A JUVENTUDE GURUPIENSE POR QUASE DUAS DÉCADAS;
- FRENOTOMIAS LINGUAIS EM BEBÊS COM ANÁLISE COMPARATIVA DE TÉCNICAS ANESTÉSICAS;
- REDE SOCIAL COMO FERRAMENTA PARA PROMOVER ORIENTAÇÕES, ASSISTÊNCIA E RETORNO EM UM PROGRAMA DE ATENÇÃO PRECOCE DE SAÚDE BUCAL;
- EPIDEMIOLOGIA EM SAÚDE BUCAL NOS CEMEIS (CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL) DO MUNICÍPIO DE GURUPI-TO;
- QUALIDADE DE VIDA EM ESTUDANTES DE ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE DE GURUPI;
GASTOS COM PESSOAL DA REGIÃO SUL DO ESTADO DO TOCANTINS NO PERÍODO DE 2015-2018 FRENTE AO ESTABELECIDO NA LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL;
- QUALIDADE DAS AÇÕES CONTRA O USO ABUSIVO DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS EM UBS COM E SEM RESIDÊNCIA MÉDICA EM SAÚDE DA FAMÍLIA E COMUNIDADE;
- O CONSUMO DO FITOTERÁPICO LEPIDIUM MEYENII EM DUAS FARMÁCIAS DE MANIPULAÇÃO NA CIDADE DE GURUPI-TO;
- A PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES NA ENGENHARIA NO TOCANTINS;
- ABORDAGEM DO CÂNCER DE MAMA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE EM UM MUNICÍPIO DO SUL DO TOCANTINS;
- ESTUDO COMPARATIVO ENTRE O SISTEMA DRYWALL E ALVENARIA CONVENCIONAL COMO ELEMENTOS DE VEDAÇÃO;
- SAÚDE MENTAL NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE NA REGIÃO SUL DO TOCANTINS: uma análise das ações.

 As Interfaces da Saúde, Residência em Foco: 15 Artigos

- ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NA ESCLEROSE LATERAL AMIOTRÓFICA (ELA): um relato de caso;
- MOLA HIDATIFORME: um relato de caso com proposta de sistematização da Assistência de Enfermagem;
- MANEJO E CONTROLE DO CORONAVÍRUS (COVID-19) NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE SEVILHA EM GURUPI-TO;
- CUIDADO DE ENFERMAGEM DOMICILIAR COM SONDA DE CISTOSTOMIA SUPRA PÚBICA: um relato de experiência;
- TELEODONTOLOGIA EM UM PROGRAMA DE PROMOÇÃO DE SAÚDE FRENTE A PANDEMIA POR COVID-19;
- MITOS SOBRE ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO DA PACIENTE GESTANTE;
- CÁSEOS AMIGDALIANOS: estudo de caso;
- LESIONADO MEDULAR VÍTIMA DE PAF E FISIOTERAPIA;
- IMPORTÂNCIA DA FISIOTERAPIA NA PROMOÇÃO À SAÚDE DAS AGENTES COMUNITÁRIAS DE SAÚDE DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE SEVILHA DE GURUPI-TO;
- HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA E HIDRONEFROSE SECUNDÁRIAS A ESTENOSE DA JUNÇÃO URETEROPÉLVICA: um relato de caso;
- TRANSTORNO AFETIVO BIPOLAR NA GESTAÇÃO: um relato de caso com genograma;
- TRANSTORNO DE SINTOMAS SOMÁTICOS E SINTOMAS SEM EXPLICAÇÃO MÉDICA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: relato de caso;
- HIPERPLASIA HIPOFISÁRIA E PUBERDADE TARDIA SECUNDÁRIA AO HIPOTIREOIDISMO PRIMÁRIO: um relato de caso na Atenção Primária;
- IMPACTO DO NOVO CORONAVÍRUS NA SAÚDE MENTAL: um relato de caso;
- SÍFILIS GESTACIONAL: relato de caso.

 

LIVROS

 

Livro: ASPECTOS EPIDEMIOLÓGICOS DE ENFERMIDADES TRANSMISSÍVEIS E NÃO TRANSMISSÍVEIS DA REGIÃO SUL DO ESTADO DO TOCANTINS

Organizadores: Rise Consolação Iuata Costa Rank, Millena Pereira Xavier, Nelita Gonçalves Faria De Bessa

Páginas: 224

Editora Kelps

Descrição: Esse livro discorre sobre doenças graves como a dengue, zika vírus e a Chickungunya, abrangendo a educação, comunicação e o saneamento. Incluiu o histórico, as inovações científicas, a prevenção e o controle dos mosquitos biologicamente modificados. Pesquisou-se a educação permanente em saúde do SUS de Gurupi/TO.  Além de trazer conhecimentos imprescindíveis para os pais, educadores e jovens em geral, no que diz respeito a um dos mais importantes assuntos que se deve ter consciência: a gravidez na adolescência. A investigação angariou informações também sobre o tratamento dentário em crianças. Ela revelou que algumas doenças bucais devem ser descobertas na fase infantil visto que podem afetar todo o período de vida. O conjunto de informações alcançadas nesse livro foram relevantes para lidar com o idoso do futuro próximo. As pesquisas atuais são muito centralizadas em medicamentos e os resultados mostraram que há necessidade de expandir o conhecimento acerca desse objeto. A exploração do tempo de aleitamento materno demonstrou a necessidade de intervenção nas políticas públicas, sobre o efeito do período de nutrição do bebe, durante o crescimento infantil. Além disso, os escritores atingiram uma compreensão mais ampla desse conteúdo, ao estudar as múltiplas relações que influenciam o preparo das gestantes para a amamentação. Houve contribuição meritória dos autores quando expandiram a experiência já adquirida. A obra em resenha é relevante aos saberes e procedimentos de intervenção em saúde materna infantil. A metodologia adotada para as proposições efetivadas foi bastante funcional devido aos exames empregados.

 Capítulos:

CAPÍTULO 1-  ENFRENTAMENTO DA DENGUE, DO VÍRUS CHIKUNGUNYA E DO ZIKA VÍRUS EM GURUPI-TO: SALA MUNICIPAL DE COORDENAÇÃO E CONTROLE NO COMBATE AO Aedes Aegypti

Wellington de Souza Moura

CAPÍTULO 2 – RETRATOS DO PROCESSO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE NO MUNICÍPIO DE GURUPI, TOCANTINS

Jeann Bruno Ferreira da Silva, Márcia Andrea Marroni

CAPÍTULO 3 – LEVANTAMENTO EPIDEMIOLÓGICO DE GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA NO MUNICÍPIO DE GURUPI-TO

Florence Tible Germaine Lainscek, Layanne Santos Lima, Sharliane Carneiro de Oliveira, Sávia Denise Silva Carlotto Herrera, Geovane Rossone Reis

CAPÍTULO 4 – LEVANTAMENTO DO PERFIL DA FAMÍLIA E A HISTÓRIA DENTAL DE CRIANÇAS QUE RECEBERAM ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO EM 10 ANOS, NA  CIDADE DE GURUPI-TOCANTINS.

Rise Consolação Iuata Costa Rank, Joana Estela Rezende Vilela, Fausto Félix da Silva, Omar Franklin Molina

 CAPÍTULO 5 – PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO, DE SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA EM IDOSOS CADASTRADOS NO INSTITUTO JUAREZ MOREIRA EM GURUPI, TOCANTINS,BRASIL.

Rafaela De Carvalho Alves, Marcos Gontijo Da Silva, Erica Eugênio Lourenço Gontijo, Janne Marques Silveira, Millena Pereira Xavier

 CAPÍTULO 6 – REALIDADE REGIONAL EM RELAÇÃO AO TEMPO DE ALEITAMENTO MATERNO E

SUAS POSSÍVEIS SEQUELAS

Rise Consolação Iuata Costa Rank, Joana Estela Rezende Vilela, Thuane Neves, Karla Regina Gama, Marcos Sampaio Rank

 CAPÍTULO 7 – EPIDEMIAS: INTERVENÇÕES MÉDICO-POLÍTICAS COMO PARADIGMAS DE CRÍTICA DA MODERNIDADE

José Carlos de Freitas

 CAPÍTULO 8 – DIAGNÓSTICO REGIONAL A RESPEITO DO PREPARO DE GESTANTES PARA O ALEITAMENTO MATERNO

Rise Consolação Iuata Costa Rank, Joana Estela Rezende Vilela, Marcos Sampaio Rank, Marília Pantoja Soares Silva, Maria do Amparo Ferreira dos Prazeres.

CAPÍTULO 9 – ESTRATÉGIAS E AÇÕES PARA AUXILIAR NA SAÚDE MATERNO-INFANTIL DA REGIÃO

Rise Consolação Iuata Costa RanK, Joana Estela Rezende Vilela, Luciana Marquez, Marília Pantoja Soares Silva, Maria do Amparo Ferreira dos Prazeres

 

Livro: PRÁTICAS EDUCATIVAS – ABORDAGENS MULTIDISCIPLINARES NA REGIÃO SUL DO ESTADO DO TOCANTINS

Organizadores: Rise Consolação Iuata Costa Rank, Millena Pereira Xavier, Edna Maria Cruz Pinho

Páginas: 344

Editora Kelps

Descrição: O tema central deste livro é a prática educativa. Compõe-se nove capítulos que trazem análises e reflexões de abordagens multidisciplinares sob vários enfoques, conforme as opções investigativas dos seus autores. Esta obra propõe resignificar às práticas pedagógicas para que as mesmas possam auxiliar os professores a pensarem um novo referencial para o ensino de suas disciplinas em sala de aula, para assim potencializar a educação formal e em especial a formação de professores. Partindo desta perspectiva, os textos têm uma intencionalidade de resignificar e discutir a aprendizagem e a prática pedagógica multidisciplinar a partir das diversas concepções de apreensão do fenômeno educativo na era globalizada, onde está presente a complexidade das relações humanas. Os textos apresentam uma aproximação atual, sobre os novos e velhos desafios propostos pela educação formal. Os mesmos têm uma intencionalidade de discutir a aprendizagem e a práticas educativas.  Ao transitar por diversos relatos de experiências das práticas educativas, os (as) autores (as) através dos textos nos apresentam de forma bem particular e cuidadosa uma exposição das questões que os envolvem no universo escolar. Além disso, apresentam conceitos indispensáveis para o nosso conhecimento, os quais, gostaríamos de compartilhar com os (as) leitores (as).

Capítulos:

CAPÍTULO 1- PRÁTICAS EDUCATIVAS E TECNOLOGIA ASSISTIVA: A EDUCAÇÃO FÍSICA

EM FOCO.

Lucilene Gomes da Silva, Layson Pimentel da Silva, Magna Milhomem Lima

CAPÍTULO 2- EXCELENTE EDUCAÇÃO COMO REQUISITO BÁSICO EM UMA REGIÃO PARA O SUCESSO DE UM PARQUE TECNOLÓGICO

Adriana de Miranda Santiago Terra, Edson A. A. Querido Oliveira, Eduardo Andrea Lemus Erasmo

 CAPÍTULO 3 – GESTÃO EDUCACIONAL E SEUS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS: RELATO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM COLINAS DO TOCANTINS

Maria Leci de Bessa Mattos

 CAPÍTULO 4- OS CONTEÚDOS E AS DIMENSÕES DE CONHECIMENTO NA 2ª VERSÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR NA ÁREA DA EDUCAÇÃO FÍSICA

Mauricio Pereira da Silva, Elson Pereira Camargo, Jackson Carlos da Silva

 CAPÍTULO 5 – DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA DANÇA SOBRE RODAS

Gisele Soares de Jesus, João Bartholomeu Neto, Eliana Zellmer Poerschke Farencena

 CAPÍTULO 6 – AVALIAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM POR MEIO DE ESCALA

Plínio Sabino Sélis

 CAPÍTULO 7 – MEMÓRIAS DA EDUCAÇÃO ESCOLAR EM GURUPI

Edna Maria Cruz Pinho, Joel Moisés Silva Pinho, Eliene Pereira da Silva Mesquita

 CAPÍTULO 8 – OLHAR DE ESCOLARES DO ENSINO MÉDIO SOBRE A EDUCAÇÃO FÍSICA

Taynara Dias Lopes Teixeira, Eliana Zellmer Poerschke Farencena, João Bartholomeu Neto

 CAPÍTULO 9 – SISTEMA MONETÁRIO COMO PROPOSTA DE INVERSÃO CURRICULAR DO ENSINO DO NÚMERO RACIONAL POSITIVO NA FORMA DECIMAL

Lady Sakay, Cristiano Alberto Muniz

 

Livro: TERRITÓRIO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL: ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR DA REGIÃO SUL DO TOCANTINS

Organizadores: Rise Consolação Iuata Costa Rank, Millena Pereira Xavier, Paulo Henrique Costa Mattos

Páginas: 364

Editora Kelps

 Descrição: Esta obra o descreve o território como um lugar em que desembocam todas as ações, todas as paixões, todos os poderes, todas as forças, todas as fraquezas, isto é, onde a história do homem plenamente se realiza a partir das manifestações da sua existência. Pesquisar a importância de um determinado território sempre foi fundamental para se determinar não somente o seu passado, como também para contribuir o pensar e planejar seu futuro. Porém, mais que isso, é também encontrar sua constituição imaterial, quer seja, as suas normas, suas leis, ações, cultura, rearranjos populacionais e todo tipo de fluxos, ideias, movimentos econômicos, em outras palavras, é buscar o tangível e o intangível. Esse livro busca, portanto, responder as inquietudes dos seus diversos autores, com suas variadas visões que traduz o real conceito de Universidade e se fundem no grupo de pesquisa “Desenvolvimento Regional e Sustentabilidade”. O Regional está no “DNA” da UnirG, em nosso nome e em nossa missão, assim sendo, o trabalho que agora apresentamos é o alinhamento de todos nossos objetivos, metas e valores.

Capítulos:

CAPÍTULO 1 – CORTES E RECORTES EM TERRITÓRIOS TOCANTINENSES

Ivany Coeli Leal Coragem

CAPÍTULO 2 – REDES DE COOPERAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO DO TERRITÓRIO DAS UNIVERSIDADES: A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM AÇÃO

 Ivany Coeli Leal Coragem

CAPÍTULO 3 – GEOPROCESSAMENTO APLICADO AO PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO URBANO COM FOCO EM MAPEAMENTO DE CRIMES

Antônio Jeronimo Netto, Julierme Siriano da Silva, Bárbara Suelma Souza Costa

CAPÍTULO 4 – A REPRESENTATIVIDADE DO ICMS ECOLÓGICO NOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO SUL DO ESTADO DO TOCANTINS

Gabriella de Castro Weber, Regiane Souza Costa Brito, Patrícia Pinheiro Alves, Mônica Franch Carniello

CAPÍTULO 5 – ALTERNATIVAS PARA REDUÇÃO DO TEMPO DE ESPERA POR ATENDIMENTO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA EM UM HOSPITAL PÚBLICO NO MUNICÍPIO DE GURUPI – TO

Fábio Pegoraro

CAPÍTULO 6 – O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DA MICRORREGIÃO DE GURUPI/TO

Edson Trajano Vieira, Cejana Borges Marques

 CAPÍTULO 7 – O TRABALHO ESCRAVO NA AMAZÔNIALEGAL E A LUTA PELOS DIREITOS HUMANOS

Paulo Henrique Costa Mattos

CAPÍTULO 8 – O PRONAF MULHER NOS ASSENTAMENTOS RURAIS DA REGIÃO SUL DO TOCANTINS

Cláudia da Luz Carvelli

CAPÍTULO 9 – TRANSPARÊNCIA GOVERNAMENTAL: PORTAIS DA TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO SUL DO TOCANTINS

Gilberto Gomes de Amorim, Marcos Vinicius Oliveira Gonçalves, Lucas Rodrigues Sales dos Santos

CAPÍTULO 10 – VIOLÊNCIA AGRÁRIA, DESTRUIÇÃO AMBIENTAL E DESRESPEITOS AOS DIREITOS HUMANOS: A BARBÁRIE NOSSA DE CADA DIA

Paulo Henrique Costa Mattos

CAPÍTULO 11 – O GEORREFERENCIAMENTO DE IMÓVEIS RURAIS NO ESTADO DO TOCANTINS – LEI 10.267/2001

Liamar Maria dos Anjos, Hellen Dayany Barboza Barros, Jorge Linhares da Costa, Fernanda Alves dos Santos, Vanessa Ferreira Alves, José Carlos Soares dos Santos

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PROGRESSÕES

 

A carreira docente é árdua e ao mesmo tempo desafiadora. É importante salientar que além de deveres temos também o direito a progressões garantidas pela lei de Plano de Cargos e Salários docente. São três tipos de acréscimos que podemos obter: o Quinquênio, a PROGRESSÃO HORIZONTAL (que é a da Elevação de Nível – depois de transcorridos quatro anos de trabalho como efetivo) e a PROGRESSÃO VERTICAL (que é a da Elevação de Classe).

 O Quinquênio é um benefício garantido a cada cinco anos de serviço prestado e não depende de requerimento. O setor de Recursos Humanos faz uma verificação do tempo de serviço e libera automaticamente quando este se completa.

 Para as Progressões Horizontal e Vertical é necessário requerer o benefício, e o docente deve ser efetivo na instituição. Para tanto deve ser encaminhado à Comissão Permanente de Avaliação Docente – CPAD, o requerimento acompanhado dos documentos específicos a cada tipo de progressão. É preciso que o professor requeira sua progressão, desencadeando o processo que termina com o RELATÓRIO FINAL da Comissão, recomendando ou não a progressão.

 O que fazer para se requerer a Progressão na Carreira?

 1 – Preencher requerimento de progressão (Modelo em Anexo)

 2 – Solicitar junto ao RH da instituição a Situação Funcional – a ser emitida no mês do protocolo do requerimento

 3 – Certidão negativa de antecedentes criminais

 4 – Cópia do diploma comprobatório da nova titulação, quando se tratar de requerimento de progressão vertical (Elevação de Classe)

OBS:  a Situação Funcional é expedida pelo Departamento de Recursos Humanos da Fundação Unirg.  Quanto à Certidão Negativa de Antecedentes Criminais são duas Certidões que o docente deve apresentar, junto com o requerimento: uma da Justiça Federal (que pode ser conseguida gratuitamente pelo site www.trf1.jus.br. Ao acessá-lo, vá para o Portal do TRF1. Depois, clique no mapa o Estado de TO. Em seguida, à esqueda, a Certidão Negativa. Preencha seu nome e CPF e emita) e outra da da Justiça Estadual  (que pode ser requerida no É PRA JÁ – Rua 5, próximo à Caixa Econômica Federal). Não vale só uma! Tem de ser as duas!

Em anexo os modelos de requerimentos da PROGRESSÃO HORIZONTAL (que é a da Elevação de Nível) e a da PROGRESSÃO VERTICAL (que é a da Elevação de Classe), bem como da lei do Plano de Cargos e Salários docente.

 

Modelos de Requerimentos de Progressão Horizontal e Vertical

LEI DO PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS

 




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