Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.
O NED é o órgão responsável pelo Ensino a Distância na UnirG, estando vinculado à Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD) e à Reitoria, e busca desenvolver o Programa Institucional de Educação a Distância, que é parte integrante do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) vigente.
Por meio deste Núcleo são desenvolvidas ações institucionais de apoio às disciplinas semipresenciais e futuros cursos de graduação 100% EAD.
A busca por melhorias no Ensino a Distância tem sido constante na Universidade, cuja necessidade ficou ainda mais evidente com a pandemia da Covid-19.
Há alguns anos, a IES já utilizava o percentual de 20% permitido pela legislação vigente até então. Entretanto, a partir de 2020, surge um novo desafio/oportunidade com a publicação da Portaria MEC nº2117/2019, que passa a permitir o uso de até 40% da carga horária total dos cursos de graduação presenciais em EAD, com exceção do curso de Medicina.
Nessa nova seara, os cursos de Educação Física e Jornalismo foram os pioneiros, sendo os primeiros a implantarem as novas matrizes híbridas ainda em 2021.
Em 2022, a IES fechou uma parceria com o grupo +A Educação/Plataforma A, adquirindo os direitos de uso da plataforma SAGAH, cujos conteúdos oferecem suporte didático-pedagógico ao Ensino a Distância.
Apoiados por tais conteúdos, a partir de então os professores de disciplinas híbridas puderam planejá-las e personalizá-las, criando uma trilha de aprendizagem contextualizada ao perfil dos alunos. São mais de 20 mil Unidades de Aprendizagem (UAs), que correspondem a conteúdos disciplinares, que podem ser adaptados aos planos de ensino da IES, apoiadas por ferramentas que permitem o acompanhamento e registro de todo percurso do aluno na plataforma por parte dos tutores.
A implantação da nova plataforma teve início em agosto de 2022, pelos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Farmácia, Fisioterapia, Jornalismo, Letras, Odontologia, Pedagogia e Psicologia.
Outra importante mudança também fez parte desse processo, com a integração entre as plataformas SEI (gerenciamento acadêmico), Moodle (AVA) e plataforma SAGAH (conteúdo), passando a oferecer melhores recursos de gerenciamento das atividades em EAD.
Os professores envolvidos foram capacitados pelas equipes do NED e SAGAH, assim como os tutores. Os docentes são responsáveis por editar as disciplinas de acordo com as ementas e conteúdos programáticos, escolhendo as UAs que melhor se adequam, enquanto os tutores têm a função de orientar e acompanhar os acadêmicos que cursam disciplinas com carga horária a distância e/ou cursos em EAD.
As disciplinas híbridas são previamente definidas nos PPCs de cada curso, por meio de seus NDEs, sendo que as cargas horárias a distância pode variar de acordo com suas características.
É importante ressaltar também que o Núcleo conta com uma equipe multidisciplinar composta pela coordenação geral, coordenação pedagógica, coordenação de TI, assessoria técnica na produção de conteúdo, assistente administrativo, além dos professores e tutores, cujo trabalho visa oferecer suporte técnico e pedagógico aos cursos com disciplinas semipresenciais ou cursos 100% no formato EAD que vierem a ser criados futuramente.
Coordenadora geral: Profª Me. Alessandra G. Duarte Lima
Coordenador de TI: James Dean Carlos de Sousa
Coordenadora pedagógica: Profª Me. Maria Leci de Bessa Mattos
Assessor técnico de produção de conteúdo: Profº Esp. Rodrigo Rodrigues Reis
Secretaria de apoio administrativo: Leyliny Luiz S.S. Dantas e Bruna Saraiva Morais
Professora colaboradora: Prof. Me. Joana Estela R. Vilela
Apoio técnico: Edivaldo Martins Araujo Júnior e George Henrique Aires Borges.
DISTRIBUIÇÃO DE TUTORES EAD PARA 2024-2 | |
CURSOS/ÁREA | TUTOR(A) |
Letras e Pedagogia | Francisca Marleide F S Sousa |
Administração e Ciências Contábeis | Rômulo Caldeira de S. Maia |
Jornalismo e Eng. Civil | George Henrique Aires Borges |
Direito (manhã) | Thaís Holanda Lima |
Direito (noite) | Rhoger Gomes Costa |
Ed. Física e apoio ao NED | Rodrigo Rodrigues Reis |
Psicologia | Lahís Alves Lopes Cardoso |
Saúde (Fisioterapia) | Mary Lee dos Santos |
Saúde (Enf/Farm/Odonto) | Halline Cardoso Jurema |
Saúde (Enf/Farm/Odonto/Fisio) | Rhayssa Tavares Leão |
Saúde (Farm/Odonto/Fisio) | Tullio Teixeira Deusdara |
O NED é o órgão responsável pelo Ensino a Distância na UnirG, estando vinculado à Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD) e à Reitoria, e busca desenvolver o Programa Institucional de Educação a Distância, que é parte integrante do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) vigente.
Por meio deste Núcleo são desenvolvidas ações institucionais de apoio às disciplinas semipresenciais e futuros cursos de graduação 100% EAD.
A busca por melhorias no Ensino a Distância tem sido constante na Universidade, cuja necessidade ficou ainda mais evidente com a pandemia da Covid-19.
Há alguns anos, a IES já utilizava o percentual de 20% permitido pela legislação vigente até então. Entretanto, a partir de 2020, surge um novo desafio/oportunidade com a publicação da Portaria MEC nº2117/2019, que passa a permitir o uso de até 40% da carga horária total dos cursos de graduação presenciais em EAD, com exceção do curso de Medicina.
Nessa nova seara, os cursos de Educação Física e Jornalismo foram os pioneiros, sendo os primeiros a implantarem as novas matrizes híbridas ainda em 2021.
Em 2022, a IES fechou uma parceria com o grupo +A Educação/Plataforma A, adquirindo os direitos de uso da plataforma SAGAH, cujos conteúdos oferecem suporte didático-pedagógico ao Ensino a Distância.
Apoiados por tais conteúdos, a partir de então os professores de disciplinas híbridas puderam planejá-las e personalizá-las, criando uma trilha de aprendizagem contextualizada ao perfil dos alunos. São mais de 20 mil Unidades de Aprendizagem (UAs), que correspondem a conteúdos disciplinares, que podem ser adaptados aos planos de ensino da IES, apoiadas por ferramentas que permitem o acompanhamento e registro de todo percurso do aluno na plataforma por parte dos tutores.
A implantação da nova plataforma teve início em agosto de 2022, pelos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Farmácia, Fisioterapia, Jornalismo, Letras, Odontologia, Pedagogia e Psicologia.
Outra importante mudança também fez parte desse processo, com a integração entre as plataformas SEI (gerenciamento acadêmico), Moodle (AVA) e plataforma SAGAH (conteúdo), passando a oferecer melhores recursos de gerenciamento das atividades em EAD.
Os professores envolvidos foram capacitados pelas equipes do NED e SAGAH, assim como os tutores. Os docentes são responsáveis por editar as disciplinas de acordo com as ementas e conteúdos programáticos, escolhendo as UAs que melhor se adequam, enquanto os tutores têm a função de orientar e acompanhar os acadêmicos que cursam disciplinas com carga horária a distância e/ou cursos em EAD.
As disciplinas híbridas são previamente definidas nos PPCs de cada curso, por meio de seus NDEs, sendo que as cargas horárias a distância pode variar de acordo com suas características.
É importante ressaltar também que o Núcleo conta com uma equipe multidisciplinar composta pela coordenação geral, coordenação pedagógica, coordenação de TI, assessoria técnica na produção de conteúdo, assistente administrativo, além dos professores e tutores, cujo trabalho visa oferecer suporte técnico e pedagógico aos cursos com disciplinas semipresenciais ou cursos 100% no formato EAD que vierem a ser criados futuramente.
Coordenadora geral: Profª Me. Alessandra G. Duarte Lima
Coordenador de TI: James Dean Carlos de Sousa
Coordenadora pedagógica: Profª Me. Maria Leci de Bessa Mattos
Assessor técnico de produção de conteúdo: Profº Esp. Rodrigo Rodrigues Reis
Secretaria de apoio administrativo: Leyliny Luiz S.S. Dantas e Bruna Saraiva Morais
Professora colaboradora: Prof. Me. Joana Estela R. Vilela
Apoio técnico: Edivaldo Martins Araujo Júnior e George Henrique Aires Borges.
DISTRIBUIÇÃO DE TUTORES EAD PARA 2024-2 | |
CURSOS/ÁREA | TUTOR(A) |
Letras e Pedagogia | Francisca Marleide F S Sousa |
Administração e Ciências Contábeis | Rômulo Caldeira de S. Maia |
Jornalismo e Eng. Civil | George Henrique Aires Borges |
Direito (manhã) | Thaís Holanda Lima |
Direito (noite) | Rhoger Gomes Costa |
Ed. Física e apoio ao NED | Rodrigo Rodrigues Reis |
Psicologia | Lahís Alves Lopes Cardoso |
Saúde (Fisioterapia) | Mary Lee dos Santos |
Saúde (Enf/Farm/Odonto) | Halline Cardoso Jurema |
Saúde (Enf/Farm/Odonto/Fisio) | Rhayssa Tavares Leão |
Saúde (Farm/Odonto/Fisio) | Tullio Teixeira Deusdara |
Coordenadora geral: Profª Me. Alessandra G. Duarte Lima
Coordenador de TI: James Dean Carlos de Sousa
Coordenadora pedagógica: Profª Me. Maria Leci de Bessa Mattos
Assessor técnico de produção de conteúdo: Profº Esp. Rodrigo Rodrigues Reis
Secretaria de apoio administrativo: Leyliny Luiz S.S. Dantas e Bruna Saraiva Morais
Professora colaboradora: Prof. Me. Joana Estela R. Vilela
Apoio técnico: Edivaldo Martins Araujo Júnior e George Henrique Aires Borges.
DISTRIBUIÇÃO DE TUTORES EAD PARA 2024-2 | |
CURSOS/ÁREA | TUTOR(A) |
Letras e Pedagogia | Francisca Marleide F S Sousa |
Administração e Ciências Contábeis | Rômulo Caldeira de S. Maia |
Jornalismo e Eng. Civil | George Henrique Aires Borges |
Direito (manhã) | Thaís Holanda Lima |
Direito (noite) | Rhoger Gomes Costa |
Ed. Física e apoio ao NED | Rodrigo Rodrigues Reis |
Psicologia | Lahís Alves Lopes Cardoso |
Saúde (Fisioterapia) | Mary Lee dos Santos |
Saúde (Enf/Farm/Odonto) | Halline Cardoso Jurema |
Saúde (Enf/Farm/Odonto/Fisio) | Rhayssa Tavares Leão |
Saúde (Farm/Odonto/Fisio) | Tullio Teixeira Deusdara |
INSTRUÇÕES PARA PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DE DISCIPLINAS HÍBRIDAS - MATRIZES NOVAS E ANTIGAS
ORIENTAÇÕES SOBRE PLANO DE ENSINO NOVA MODELAGEM
ORIENTAÇÕES SOBRE PLANO DE ENSINO ANTIGA MODELAGEM
RELAÇÃO DE EQUIVALÊNCIA DAS DISCIPLINAS HÍBRIDAS
SUGESTÃO DE ROTEIRO DE GRAVAÇÃO - VIDEO APRESENTAÇÃO DE DISCIPLINA
Instruções para organização e planejamento das disciplinas híbridas
O NED é responsável por coordenar e prestar o apoio às disciplinas e cursos híbridos, oferecendo suporte para alunos, professores e tutores EAD.
Desde 2022-2, a IES passou a utilizar um novo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), o Moodle, integrado à Sagah, plataforma que disponibiliza conteúdos didáticos de suporte às disciplinas híbridas.
Neste novo formato, estão inseridos os primeiros períodos de novas matrizes curriculares dos cursos abaixo relacionados:
CH EAD - CURSOS DE GRADUAÇÃO UNIRG | ||||
CURSOS HÍBRIDOS | ||||
CURSOS | MATRIZ | VIGÊNCIA | CH TOTAL | % EAD |
Administração | Matriz nº09 | 2024-1 | 3000 h | 34,5% |
Ciências Contábeis | Matriz nº10 | 2024-1 | 3000 h | 35,5% |
Educação Física - Bacharelado | Matriz nº01 | 2024-1 | 3270 h | 33,4% |
Educação Física - Licenciatura | Matriz nº01 | 2024-1 | 3270 h | 31,5% |
Jornalismo | Matriz nº03 | 2024-1 | 3000 h | 38% |
Letras | Matriz nº09 | 2024-1 | 3240 h | 39,8% |
Pedagogia | Matriz nº01 | 2024-1 | 3225 h | 40% |
Engenharia Civil | Matriz nº03 | 2024-1 | 3670 h | 33,5% |
CURSOS COM PARTE CH EAD | ||||
CURSOS | MATRIZ | VIGÊNCIA | CH TOTAL | % EAD |
Direito | Matriz nº08 | 2023-1 | 3700 h | 19,9% |
Enfermagem | Matriz nº05 | 2022-2 | 4065 h | 12,5% |
Farmácia | Matriz nº07 | 2024-1 | 4040 h | 27,5% |
Fisioterapia | Matriz nº05 | 2024-1 | 4005 h | 25,9% |
Odontologia | Matriz nº05 | 2023-2 | 4000 h | 4,9% |
Psicologia | Matriz nº04 | 2023-1 | 3970 h | 12,9% |
Tec. em Estética e Cosmética | Matriz nº01 | 2020-1 | 2225 h | 17% |
Vale ressaltar que, no caso de Ed. Física e Jornalismo, todos os períodos já utilizam esta nova metodologia, uma vez que foram os primeiros cursos da IES a mudarem suas matrizes curriculares, adaptando-as ao modelo híbrido (40% EAD).
Instruções para organização e planejamento das disciplinas híbridas
Ressalte-se que nem todos os períodos e cursos utilizam as novas plataformas nas disciplinas com carga horária em EAD. Os demais períodos, que se encontram em matrizes antigas, tem menor percentual de CH a distância (até 20% EAD) e utilizam as ferramentas do Google For Education (Google Classroom, Google Meet e Google Forms) e da plataforma SEI (Disponibilização de material e atividades discursivas).
MATRIZES CURRICULARES ANTIGAS | ||||
ANTIGA MODELAGEM EAD (matrizes até 20% CH EAD) Utilização das ferramentas do Google Classroom |
||||
CURSOS | MATRIZ | CH EAD | PERÍODOS | |
Administração | Nº07 | 20% | 5º ao 8º | |
Ciências Contábeis | Nº08 | 17,2% | 5º ao 8º | |
Direito | Nº07 | -- | 4º ao 10º | |
Engenharia Civil | Nº01 | 14% | 5º ao 10º | |
Enfermagem | Nº04 | 19,7% | 5º ao 9º | |
Farmácia | Nº05 | 16,41% | 5º ao 10º | |
Fisioterapia | Nº03 | 16% | 5º ao 10º | |
Letras | Nº07 | 12,13% | 5º ao 8º | |
Odontologia | Nº03 | -- | -- | |
Pedagogia | Nº12 | 15,9% | 5º ao 8º | |
Psicologia | Nº03 | 10,4% | 5º ao 10º |
Documento - Como utilizar a plataforma SAGAH
Vídeo - Como o professor pode acessar os conteúdos das UA's.
Vídeo - Como visualizar os inscritos na disciplina no Moodle
Vídeo - Como visualizar o painel de controle da disciplina na Central da Sagah
Como realizar matrícula no programa de Nivelamento - SEI
Atividade discursiva (o professor tem relatório de acesso / entrega de atividades)
Visão do Aluno | Versão 8 | Financeiro
Visão do Aluno | Versão 8 | Minhas Disciplinas
Visão do Aluno | Versão 8 | Minhas Faltas
Visão do Aluno | Versão 8 | Minhas Notas
CONTATO: (63) 3612-7720
E-MAIL: ned@unirg.edu.br
ENDEREÇO: Campus II – Bloco C, 1º andar - sala 102-C – Av. Rio de Janeiro entre ruas 09 e 10, Centro. Gurupi TO, CEP: 77435-100