Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.

INSCREVA-SE
NO VESTIBULAR

Rádio UnirG

UnirG – Universidade de Gurupi
UnirG – Universidade de Gurupi UnirG – Universidade de Gurupi

Há 15 anos promovendo Arte e Cidadania

Inaugurada em 2003 a Casa de Cultura da UnirG é um departamento de extensão, criada pelo Maestro Othônio Benvenuto. Conta com cerca de 400 alunos matriculados nas modalidades música, dança e artes plásticas.

Nesses mais de 15 anos de existência é uma das instituições responsáveis em fomentar a cultura em nosso município, revelando os mais de 4 mil talentos da região que passaram pela Casa.

A grandeza do projeto tem como proposta promover a formação cidadã, o acesso ao conhecimento e democratização do ensino das diferentes movimentos artísticos.

Atualmente na modalidade Dança (Balé e Dança Laboral) atendemos em torno de 200 bailarinas e 40 senhoras da Melhor Idade. Nas Artes Plásticas são 68 crianças e na música instrumental (piano, teclado, flauta, violino, viola de arco, violoncelo, contrabaixo acústico, além da Orquestra Jovem de Cordas) temos cerca de 100 alunos matriculados.

Os atendimentos prestamos à comunidade são ofertados pelas parcerias com as escolas públicas, por meio do Projeto Ciranda das Artes, além das coordenações dos cursos da UnirG.

Ciranda das Artes

O Ciranda das Artes foi criado em 2012, com o objetivo de levar a comunidade de escolas públicas de Gurupi o aprendizado da música, por meio da orquestra, e das artes plásticas.

.

O Projeto conta com o apoio das empresas: Construtora Asas, Madesil Casa e Construção, Madeireira São Judas Tadeu e Terra Forte Atacadista, além da Fundação UnirG.

Seu foco é a formação da cidadania através da cultura, arte e educação das crianças em situação de vulnerabilidade social e de aprendizagem.

A Orquestra Jovem de Cordas contempla o ensino coletivo de cordas friccionadas, produzidas pela Casa de Cultura. A filarmônica é composta por músicos iniciantes, na faixa etária entre 07 e 16 anos, regida pelo professor Jonatas Ferreira Araújo.

Os alunos aprendem tocar violino, viola de arco, o violoncelo e o contrabaixo acústico. Em 2015, tivemos a honra de sermos regidos pelo pianista e maestro reconhecido mundialmente, João Carlos Martins, durante um evento na capital, Palmas.

Já nas Artes Plásticas contamos com o artista plástico e professor maranhense, Celso Henrique Viegas, que trabalha através da emoção das cores e movimentos a sensibilidade artística dos seus alunos as vertentes do Pop Art, Grafite e Desenho Livre.

O rendimento escolar é notório, além de novas perspectivas para os jovens que ficavam dispersos e sem ocupação que passaram conviver com o estudo da música e da arte.





UnirG
Prefeitura

Nossas Redes Sociais