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UnirG – Universidade de Gurupi
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Pesquisa



Propesq

Pró-reitoria de Pesquisa e Pós Graduação (Propesq)  tem como objetivo trazer a pesquisa científica ao alcance de todos, supervisionando e coordenando projetos de pesquisa, criando mecanismo de incentivo à iniciação científica e a diversas áreas de Pós-Graduação Lato Sensu e Stricto Sensu.

Além disso, informa sobre eventos e atualidades científicas, fornece base científica, fornece base de dados atualizada para o desenvolvimento da pesquisa e publica o resultado dos estudos em revistas científicas próprias da Universidade de Gurupi –  UnirG.

Rise Rank - Pró-Reitura

  • Possui graduação em Administração pela Faculdade UnirG (2004);
  • MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas - FGV (2004);
  • Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC-GO (2012);
  • Doutorado em Engenharia de Produção e Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR);
  • Pós-Doutorando em Engenharia de Produção e Sistemas (PUCPR);
  • Foi bolsista pesquisador da Fundação Araucária do Estado do Paraná e CAPES.
  • Sua área de pesquisa inclui Inteligência Artificial Aplicada à Área da Saúde, Simulação de Eventos Discretos e Multiple Criteria Decision Making (MCDM) aplicada ao domínio da gestão em saúde;
  • Foi Coordenador do Projeto de extensão Empreendimentos Solidários (2008-2010);
  • É Professor Adjunto efetivo do Curso de Administração, Fisioterapia e Medicina da Universidade UNIRG;
  • Atuou também como bolsista pesquisador do CNPQ no Projeto de Extensão GestLeite.

 

Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação: Dr. Fábio Pegoraro

Assessora da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação: Esp. Leila Rosária Gonçalves Ferreira

Assessora da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação: Esp. Márcia dos Reis Coelho Alencar Silva

Assistente Administrativo: Esp. Jaqueline Aires Mascarenhas Schons

Assessora Pedagógica: Ma. Millena Pereira Xavier

Assessora Pedagógica: Ma. Sofia Mara de Sousa

Assistente Jurídico: Ana Paula Marinho Landin

Estagiário: Igor de Souza Bispo

Contato: (63) 3612-7602
Email: propesq@unirg.edu.br
Endereço: Av. Antônio Neves da Silvas/nº, Parque das Acácias, Gurupi-TO,
CEP: 77400-000.

 

NÚCLEO DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA - NIT
Coordenador:  Ma. Sofia Mara de Sousa
Contato: (63) 3612-7585
E-mail: nit@unirg.edu.br

 

NÚCLEO DE APOIO A CIÊNCIA - NAC
Coordenadora: Ma. Millena Pereira Xavier
Contato: (63) 3612-7585
E-mail: nac@unirg.edu.br

 


REVISTA CEREUS
Editor Geral: Me. Vinícius Lopes Marinho
Editor de Seção: Dr. Francícero Rocha Lopes
Tradutor:
Programação/Edição Gráfica:
Email: revistacereus@unirg.edu.br

 
REVISTA AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
Editor Geral: Me. Vinícius Lopes Marinho
Editor de Seção: Fernanda Bogarin Borin Chiacchio
                               Florence Germaine Tible Lainscek
Tradutor:
Programação/Edição Gráfica:
Email: revistaamazonia@unirg.edu.br

 

BIOTÉRIO
Coordenador: Mateus da Silva Penno
Responsável Técnico: Mateus da Silva Penno
Estagiários(as): João Paulo de Faria Maciel
                            Júlio César de Faria Maciel
Contato: (63) 3612-7670
E-mail: biotério@unirg.edu.br
 
 
COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA
Coordenadora: Ma. Rafaela de Carvalho Alves
Vice-Coordenadora: Ma. Sofia Mara de Sousa
Contato: (63) 3612-7645
E-mail: cep@unirg.edu.br
 
 
COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA ANIMAL
Coordenadora:
Vice-Coordenador:
Contato: (63) 3612-7670
E-mail: ceua@unirg.edu.br
 
NÚCLEO DE APOIO A CIÊNCIA - NAC
Coordenadora: Ma. Millena Pereira Xavier
Contato:
E-mail: nac@unirg.edu.br
 
NÚCLEO DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA - NIT
Coordenador:
Contato:
E-mail: nit@unirg.edu.br

 

1. Encontre-nos
Endereço: Avenida Antônio Neves da Silva s/nº, Parque das Acácias, Gurupi-TO, CEP: 77400-000

Portaria/Propesq Nº 01-2020, de 10 de março de 2020 – Nomeia avaliadores ad-hoc para Edital PROPESQ UnirG/2020/01 e dá outras providências.

Pró-reitoria de Pesquisa e Pós Graduação (Propesq)  tem como objetivo trazer a pesquisa científica ao alcance de todos, supervisionando e coordenando projetos de pesquisa, criando mecanismo de incentivo à iniciação científica e a diversas áreas de Pós-Graduação Lato Sensu e Stricto Sensu.

Além disso, informa sobre eventos e atualidades científicas, fornece base científica, fornece base de dados atualizada para o desenvolvimento da pesquisa e publica o resultado dos estudos em revistas científicas próprias da Universidade de Gurupi –  UnirG.

Rise Rank - Pró-Reitura

  • Possui graduação em Administração pela Faculdade UnirG (2004);
  • MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas - FGV (2004);
  • Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC-GO (2012);
  • Doutorado em Engenharia de Produção e Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR);
  • Pós-Doutorando em Engenharia de Produção e Sistemas (PUCPR);
  • Foi bolsista pesquisador da Fundação Araucária do Estado do Paraná e CAPES.
  • Sua área de pesquisa inclui Inteligência Artificial Aplicada à Área da Saúde, Simulação de Eventos Discretos e Multiple Criteria Decision Making (MCDM) aplicada ao domínio da gestão em saúde;
  • Foi Coordenador do Projeto de extensão Empreendimentos Solidários (2008-2010);
  • É Professor Adjunto efetivo do Curso de Administração, Fisioterapia e Medicina da Universidade UNIRG;
  • Atuou também como bolsista pesquisador do CNPQ no Projeto de Extensão GestLeite.

 

Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação: Dr. Fábio Pegoraro

Assessora da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação: Esp. Leila Rosária Gonçalves Ferreira

Assessora da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação: Esp. Márcia dos Reis Coelho Alencar Silva

Assistente Administrativo: Esp. Jaqueline Aires Mascarenhas Schons

Assessora Pedagógica: Ma. Millena Pereira Xavier

Assessora Pedagógica: Ma. Sofia Mara de Sousa

Assistente Jurídico: Ana Paula Marinho Landin

Estagiário: Igor de Souza Bispo

Contato: (63) 3612-7602
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CEP: 77400-000.

 

NÚCLEO DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA - NIT
Coordenador:  Ma. Sofia Mara de Sousa
Contato: (63) 3612-7585
E-mail: nit@unirg.edu.br

 

NÚCLEO DE APOIO A CIÊNCIA - NAC
Coordenadora: Ma. Millena Pereira Xavier
Contato: (63) 3612-7585
E-mail: nac@unirg.edu.br

 


REVISTA CEREUS
Editor Geral: Me. Vinícius Lopes Marinho
Editor de Seção: Dr. Francícero Rocha Lopes
Tradutor:
Programação/Edição Gráfica:
Email: revistacereus@unirg.edu.br

 
REVISTA AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
Editor Geral: Me. Vinícius Lopes Marinho
Editor de Seção: Fernanda Bogarin Borin Chiacchio
                               Florence Germaine Tible Lainscek
Tradutor:
Programação/Edição Gráfica:
Email: revistaamazonia@unirg.edu.br

 

BIOTÉRIO
Coordenador: Mateus da Silva Penno
Responsável Técnico: Mateus da Silva Penno
Estagiários(as): João Paulo de Faria Maciel
                            Júlio César de Faria Maciel
Contato: (63) 3612-7670
E-mail: biotério@unirg.edu.br
 
 
COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA
Coordenadora: Ma. Rafaela de Carvalho Alves
Vice-Coordenadora: Ma. Sofia Mara de Sousa
Contato: (63) 3612-7645
E-mail: cep@unirg.edu.br
 
 
COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA ANIMAL
Coordenadora:
Vice-Coordenador:
Contato: (63) 3612-7670
E-mail: ceua@unirg.edu.br
 
NÚCLEO DE APOIO A CIÊNCIA - NAC
Coordenadora: Ma. Millena Pereira Xavier
Contato:
E-mail: nac@unirg.edu.br
 
NÚCLEO DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA - NIT
Coordenador:
Contato:
E-mail: nit@unirg.edu.br

 

1. Encontre-nos
Endereço: Avenida Antônio Neves da Silva s/nº, Parque das Acácias, Gurupi-TO, CEP: 77400-000

Portaria/Propesq Nº 01-2020, de 10 de março de 2020 – Nomeia avaliadores ad-hoc para Edital PROPESQ UnirG/2020/01 e dá outras providências.

Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESQ) tem como objetivo trazer a pesquisa científica ao alcance de todos, supervisionando e coordenando projetos de pesquisa, criando mecanismo de incentivo à iniciação científica e a diversas áreas de Pós-Graduação Lato Sensu e Stricto Sensu.

Além disso, informa sobre eventos e atualidades científicas, fornece base científica, fornece base de dados atualizada para o desenvolvimento da pesquisa e publica o resultado dos estudos em revistas científicas próprias da Universidade de Gurupi –  UnirG.

A PROPESQ é composta pelas assessorias de pós-graduação, pesquisa, inovação e tecnologia e periódicos. Tais assessorias gerenciam:

  • Os Programas Strictu Sensu (Mestrado e Doutorado), Lato Sensu (Residência Médica, Residência Multiprofissional e Pós-Graduações), análises de processos de solicitações de licenças para capacitações
  • No campo da pesquisa:
    • Faz o controle das bolsas institucionais (PIBIC, Capes CNPq), seleção, credenciamento, execução dos projetos, relatórios, acompanhamento das publicações dos resultados.
    • O Comitês de Ética (CEP/CEUA) são responsáveis pela avaliação e acompanhamento dos aspectos éticos de todas as pesquisas envolvendo seres humanos e analisar, emitir pareceres e expedir certificados seguindo os princípios éticos no uso de animais em ensino e pesquisa.
    • O diretório dos grupos de pesquisa administra os 8 (oito) grupos de pesquisa existentes na instituição, cadastrados no CNPQ, que englobam pesquisadores e acadêmicos, visando ampliar as intenções e orientações científicas, apresentando-lhes diretrizes e ações para a consolidação do desenvolvimento científico no âmbito desta IES. Os grupos de pesquisa da UnirG atualmente envolvem em torno de 384 pesquisadores e estudantes da Instituição.
    • O NAC - Núcleo de Apoio a Ciência, oferece suporte aos pesquisadores, por meio de atendimentos, minicursos, oficinas e palestras de capacitação em metodologia.
    • O CONSUL, Conselho Superior das Ligas Acadêmicas visa cumprir objetivos de união, representação, orientação e fiscalização, a respeito de Ligas Acadêmicas na Universidade de Gurupi - UnirG.
  • Inovação Tecnológica, gestão de propriedade intelectual e transferência de tecnologia, Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) gera as políticas institucionais de inovação e empreendedorismo, auxiliando na promoção, na utilização e no uso de novas tecnologias oriundas da própria ICT ou de outras ICTs e; o Centro de Inovação e Negócios (CINU)
  • Periódicos: Revistas Cereus e Amazônia Science & Health, cumprem o papel de divulgação e socialização de conhecimentos, busca promover e apoiar, enquanto veículo de divulgação científica, o desenvolvimento da pesquisa.

 

 

ORGANOGRAMA: PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS GRADUAÇÃO

O Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Universidade de Gurupi é uma estrutura criada pela Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICTs), vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, que tem por finalidade a gestão das políticas institucionais de inovação, por meio de competências específicas instituídas na Lei Federal n. 13.243, de 11 de janeiro de 2016.

O NIT tem como finalidade gerar as políticas institucionais de inovação e empreendedorismo, auxiliando na promoção, na utilização e no uso de novas tecnologias oriundas da própria ICT ou de outras ICTs.

O NIT se justifica em virtude de as mudanças políticas e econômicas exigirem que a inovação seja o principal mecanismo para reduzir a dependência tecnológica. O NIT garante que os conhecimentos desenvolvidos nas ICTs sejam geridos de forma adequada, para que sejam transferidos entre agentes, empresas e universidades.

 

Em âmbito geral, compete ao NIT:

– Desenvolver estudos de prospecção tecnológica;

– Desenvolver estudos e estratégias para transferência de inovação;

– Promover e acompanhar o relacionamento das ICTs com as empresas e o terceiro setor;

– Representar a ICT pública, no âmbito de sua política de inovação.

 

Regulamento NIT UnirG

 

Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade de Gurupi – UnirG (CEP-UnirG) é um colegiado interdisciplinar e independente, com “múnus público”, que deve existir nas instituições que realizam pesquisas envolvendo seres humanos no Brasil, criado para defender os interesses dos sujeitos da pesquisa em sua integridade e dignidade e para contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos (Normas e Diretrizes Regulamentadoras da Pesquisa Envolvendo Seres Humanos – Resoluções do Conselho Nacional de Saúde: nº466/12 e nº 510/16).

O CEP- UnirG é responsável pela avaliação e acompanhamento dos aspectos éticos de todas as pesquisas envolvendo seres humanos. Este papel está bem estabelecido nas diversas diretrizes éticas internacionais e Brasileiras, diretrizes estas que ressaltam a necessidade de revisão ética e científica das pesquisas envolvendo seres humanos, visando a salvaguardar a dignidade, os direitos, a segurança e o bem-estar do sujeito da pesquisa.

A missão do CEP é salvaguardar os direitos e a dignidade dos sujeitos da pesquisa. Além disso, o CEP contribui para a qualidade das pesquisas e para a discussão do papel da pesquisa no desenvolvimento social da comunidade. Contribui ainda para a valorização do pesquisador que recebe o reconhecimento de que sua proposta é eticamente adequada.

 


DOCUMENTOS ÚTEIS:

 

 


PROJETO QUALIFICA CEP:

 

O Projeto de Qualificação dos Comitês de Ética em Pesquisa (Q-CEPs) é uma ação de ensino e aprendizagem que visa educar e promover o reconhecimento entre os dois componentes do Sistema: os Comitês de Ética em Pesquisa (CEPs) e a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), no intuito de melhorar o trabalho administrativo e a análise ética dos CEPs.

Com base nisso, o Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade de Gurupi, recomenda fortemente que os professores, pesquisadores, e também estudantes possam fazer esses cursos de qualificação. Link para acesso aos Cursos EAD do projeto Qualifica CEP:

 

 


LOCALIZAÇÃO PARA ATENDIMENTO EXTERNO:

 

Comitê de Ética em Pesquisa – CEP/UNIRG – Avenida Rio de Janeiro, n. 1585, Centro, Gurupi-TO. CEP 77403-090.
E-mail: cep@unirg.edu.br
Fone: (63) 3612-7645 
Atendimento: Terça a Sexta-feira (conforme calendário acadêmico) período vespertino (14:00 às 18:00h).

A Comissão de Ética no Uso de Animais da Universidade de Gurupi - UnirG (CEUA-UNIRG), instância colegiada interdisciplinar autônoma, de caráter consultivo, deliberativo e educativo, tem por finalidade analisar, emitir pareceres e expedir certificados seguindo os princípios éticos no uso de animais em ensino e pesquisa elaborados pelo Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA).

 


NORMAS E PROCEDIMENTOS

 

Os pesquisadores que desejam obter certificação para uso de animais de experimentação, deverão solicitá-la preenchendo o formulário disponibilizado pela Comissão de Ética em Uso de Animais (abaixo) e encaminhando-o de forma eletrônica para o e-mail: ceua@unirg.edu.br  (aguardar aprovação antes de imprimir o formulário). Após o envio do formulário, é necessário aguardar a aprovação ou correções que deverão ser feitas pelos membros da CEUA. Sendo aprovado, o(a) pesquisador(a) será notificado para imprimir uma cópia do formulário e entregar na recepção do CEUA, que disponibilizará o certificado assinado pela Coordenação.

 

 


SUBMISSÃO DE PROJETOS

Documentos necessários para a submissão de projetos (encaminhar para o e-mail: ceua@unirg.edu.br)

  1. Folha de Rosto (preenchida, carimbada e assinada ) - Download;
  2. Formulário Unificado –  para solicitação de autorização para uso de animais em experimentação e/ou ensino (deve ser preenchido em português e assinado). Obs.: o item 4 deverá ser preenchido e assinado por todos os Colaboradores. O formulário unificado é dispensado em projetos que utilizarão apenas material armazenado - Download;
  3. Projeto de Pesquisa (na íntegra);
  4. Cronograma de Execução (pode ser inserido no projeto de pesquisa);
  5. Orçamento detalhado (pode ser inserido no projeto de pesquisa);
  6. Anuência dos diversos locais onde serão realizadas as etapas da pesquisa (Somente para pesquisas multicêntricas);

 


DOCUMENTOS ADICIONAIS

 

  1. Protocolo de submissão ao IBAMA-SISBio ou autorização do mesmo (quando a pesquisa envolver animais silvestres)

 


PESQUISAS CONDUZIDAS DO EXTERIOR OU COM COOPERAÇÃO ESTRANGEIRA

 

  1. Termo de cooperação técnico-científica;
  2. Documento de aprovação ética do projeto no país de origem ou justificativa;
  3. Anuência dos centros participantes no exterior e no Brasil.

 


MODELOS DE RELATÓRIOS

 

 

AGENDA DE REUNIÕES CEUA/UnirG

DATA DA REUNIÃO

PRAZO DE SUBMISSÃO

LIBERAÇÃO DO PARECER

10/09/2022

01/09/2022

13/09/2022

08/10/2022

29/09/2022

11/10/0202

12/11/2022

31/10/2022

16/11/2022

10/12/2022

01/12/2022

13/12/2022

 

O Comitê Técnico Científico Institucional (CTCI) é uma instância colegiada singular, de natureza técnica e científica, com caráter deliberativo, subordinada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade de Gurupi (UnirG). Sua função é assessorar a Universidade em questões relacionadas à pesquisa, pós-graduação e assuntos científicos em geral.


 

 

Edital n.º 2021/12 - Resultado Final do Processo Seletivo para Bolsas de Iniciação Cientifica do Projeto Elas na Engenharia, por que não?

Edital n.º 2021/11 - Convocação para Entrevista - Bolsas de iniciação Científica Elas na Engenharia, por que não?

Edital n.º 2021/10 - Retificação do Cronograma - Bolsas de iniciação Científica Elas na Engenharia, por que não?

Edital n.º 2021/09 - Preenchimento de vagas remanescentes - Bolsas de iniciação Científica Elas na Engenharia, por que não?

Edital n.º 2021/08 - Preenchimento de vagas remanescentes - Bolsas de iniciação Científica Elas na Engenharia, por que não?

Edital n.º 2021/07 - Resultado Final Seleção Bolsas de iniciação Científica Elas na Engenharia, por que não?

Edital n.º 2021/06 - Resultado Preliminar Seleção Bolsas de iniciação Científica Elas na Engenharia, por que não?

Edital n.º 2021/05 - Edital de Convocação para Entrevista do Projeto de Iniciação Científica Elas na Engenharia, por que não?

Edital n.º 2021/04 - Edital de Homologação das inscrições do Projeto de Iniciação Científica Elas na Engenharia, por que não?

Edital n.º 2021/03 - RETIFICAÇÃO DO CRONOGRAMA do Edital nº 2021/01- Projeto de Pesquisa e Extensão do curso de Engenharia Civil - Elas na Engenharia: Por que não?

Edital n.º 2021/02 - Retificação ao Edital nº 2021/01- Projeto de Pesquisa e Extensão do curso de Engenharia Civil - UnirG - Elas na Engenharia: Por que não?

Edital n.º 2021/01 - Projeto de Pesquisa e Extensão do curso de Engenharia Civil - UnirG - Elas na Engenharia: Por que não?

Retificação ao Edital (Cronograma): Edital nº 05/2020/Propesq/LIVRO, de 21 de setembro de 2020

Retificação ao Edital nº 02/2020/Propesq/Livro: Edital nº03/2020/Propesq/Livro, de 31 de agosto de 2020

Abertura do Edital: Edital nº 02/2020/Propesq/LIVRO, de 26 de agosto de 2020

 

Os grupos de pesquisa englobam pesquisadores e acadêmicos, visando ampliar as intenções e orientações científicas, apresentando-lhes diretrizes e ações para a consolidação do desenvolvimento científico no âmbito desta IES. A UnirG atualmente possui 12 grupos de pesquisa cadastrados no CNPQ, envolvendo em torno de 493 pesquisadores e estudantes da Instituição.

ACESSE: http://dgp.cnpq.br/dgp/faces/consulta/consulta_parametrizada.jsf, e conheça os grupos de pesquisa vinculados à UnirG.

Buscar grupos >> Filtros >> Filtro para localização e tempo de existência do grupo >> Região: Norte >> UF: Tocantins >> Instituição: Fundação UNIRG >> Pesquisar.

 

O Biotério Central da UNIRG, é um órgão técnico-administrativo subordinado a Pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, tem como objetivo a criação e manutenção de animais de laboratório, para atender atividades de ensino, pesquisa e extensão, dar apoio técnico/ operacional às atividades envolvendo a utilização desses animais pelos cursos da Instituição.

São produzidos animais com status sanitário convencional: ratos (Rattus norvegicus) albinos da linhagem Wistar e camundongos (Mus musculus).

O Biotério segue as normas e os padrões estabelecidos pela Sociedade Brasileira de Ciência em Animais de Laboratório (SBCAL) e respeitando as Diretrizes Brasileiras para o Cuidado e Utilização de Animais para Fins Científicos e Didáticos (DBCA), segundo a Portaria N o 465 e Lei N o 11.794/ 2008 (Lei Arouca) e o Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal(CONCEA).

EQUIPE

Coordenador: Mateus da Silva Penno

Responsável Técnico: Mateus da Silva Penno

Estagiários(as): Hamilton Batista de Matos Junior

                            Jacqueline Carvalho de Santana

 

SOLICITAÇÕES DE ANIMAIS

Em cumprimento à Lei n° 11.794 de 08 de outubro de 2008, os animais somente serão fornecidos mediante aprovação da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA/UNIRG).

Como proceder?

Para realizar a solicitação de modelos biológicos para o Biotério Central, é necessário que o projeto seja previamente submetido à apreciação pelo Comitê de Ética em Experimentação Animal (CEUA) desta instituição (disponível no link CEUA – normas e procedimentos). Após o projeto aprovado e emitido o parecer favorável à sua execução, o pesquisador deve preencher o formulário de solicitação de animais do Biotério Central e anexar uma cópia da carta da CEUA. Os documentos listados abaixo deverão ser enviados exclusivamente por e-mail (biotério@unirg.edu.br) para liberação dos animais conforme disponibilidade.

Abaixo está listada a documentação obrigatória para solicitação de animais para PROJETO DE PESQUISA/AULA PRÁTICA:

Formulário de Solicitação de Animais ao BIOTÉRIO

LEGISLAÇÃO, NORMAS E PROCEDIMENTOS

A carreira docente é árdua e ao mesmo tempo desafiadora. É importante salientar que além de deveres temos também o direito a progressões garantidas pela lei de Plano de Cargos e Salários docente. São três tipos de acréscimos que podemos obter: o Quinquênio, a PROGRESSÃO HORIZONTAL (que é a da Elevação de Nível – depois de transcorridos quatro anos de trabalho como efetivo) e a PROGRESSÃO VERTICAL (que é a da Elevação de Classe).

 O Quinquênio é um benefício garantido a cada cinco anos de serviço prestado e não depende de requerimento. O setor de Recursos Humanos faz uma verificação do tempo de serviço e libera automaticamente quando este se completa.

 Para as Progressões Horizontal e Vertical é necessário requerer o benefício, e o docente deve ser efetivo na instituição. Para tanto deve ser encaminhado à Comissão Permanente de Avaliação Docente – CPAD, o requerimento acompanhado dos documentos específicos a cada tipo de progressão. É preciso que o professor requeira sua progressão, desencadeando o processo que termina com o RELATÓRIO FINAL da Comissão, recomendando ou não a progressão.

 O que fazer para se requerer a Progressão na Carreira?

 1 – Preencher requerimento de progressão (Modelo em Anexo)

 2 – Solicitar junto ao RH da instituição a Situação Funcional – a ser emitida no mês do protocolo do requerimento

 3 – Certidão negativa de antecedentes criminais

 4 – Cópia do diploma comprobatório da nova titulação, quando se tratar de requerimento de progressão vertical (Elevação de Classe)

OBS:  a Situação Funcional é expedida pelo Departamento de Recursos Humanos da Fundação Unirg.  Quanto à Certidão Negativa de Antecedentes Criminais são duas Certidões que o docente deve apresentar, junto com o requerimento: uma da Justiça Federal (que pode ser conseguida gratuitamente pelo site www.trf1.jus.br. Ao acessá-lo, vá para o Portal do TRF1. Depois, clique no mapa o Estado de TO. Em seguida, à esqueda, a Certidão Negativa. Preencha seu nome e CPF e emita) e outra da da Justiça Estadual  (que pode ser requerida no É PRA JÁ – Rua 5, próximo à Caixa Econômica Federal). Não vale só uma! Tem de ser as duas!

Em anexo os modelos de requerimentos da PROGRESSÃO HORIZONTAL (que é a da Elevação de Nível) e a da PROGRESSÃO VERTICAL (que é a da Elevação de Classe), bem como da lei do Plano de Cargos e Salários docente.

 

Titulação docentes efetivos

 

E-BOOKS

Publicação de e-books que reúnem pesquisas de alunos e professores da Instituição, relacionados a saúde e ao desenvolvimento regional.
Editoria CRV
Os livros são gratuitos e estão disponíveis em mais de 20 livrarias on-line que podem ser acessados gratuitamente, quando e onde o leitor desejar.

 


E-books 2024


Produção e conhecimento: Debates interdisciplinares na Graduação

- LEIS INDIGENISTAS: legitimidade social - 13
- A IMPORTÂNCIA DE PRÁTICAS DE HIGIENE PARA A PREVENÇÃO DA COVID-19 EM CRIANÇAS FREQUENTADORAS DE CRECHES - 27
- ENSINO-APRENDIZAGEM MÉDICO: o uso da impressora 3D para o entendimento da ATP-sintase - 35
- ESCORE DE RISCO DE FRAMINGHAM: estratificação de risco acerca da dislipidemia e, consequentemente, doença arterial coronariana - 43
- PROJETO PSICO-ON: alunos da saúde com saúde - 59
- USO DE ESTEROIDES ANABOLIZANTES POR PRATICANTES DE MUSCULAÇÃO DE GURUPI-TO - 73
- O TABAGISMO NAS CAPITAIS DO NORTE BRASILEIRO: prevalência entre 2016-2021 - 87
- RELAÇÃO DA ENDOMETRIOSE COM INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS: uma revisão sistemática - 99
- A MORTE E O PROCESSO DE LUTO: uma análise sob a ótica cultural e a atuação das equipes multidisciplinares de saúde - 109
- COMUNICAÇÃO DE MÁS-NOTÍCIAS EM PACIENTES COM ESTADO CRÍTICO DE SAÚDE - 123
- CAMINHOS PARA UM MELHOR CUIDADO: decisões terapêuticas na prática médica - 133
- ANÁLISE DAS MEDICAÇÕES UTILIZADAS NA INDUÇÃO DA OVULAÇÃO EM MULHERES COM SÍNDROME DO OVÁRIO POLICÍSTICO - 143
- PANORAMA SOBRE O DIREITO DE GREVE DOS MILITARES NO BRASIL SOB A ÓTICA HISTÓRICA-NORMATIVA - 155
- ÍNDICE REMISSIVO - 197
- SOBRE OS ORGANIZADORES - 201

 

Formação de qualidade em saúde para o SUS: o papel das residências da Universidade de Gurupi

- RELATO DE EXPERIÊNCIA DE CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DA CAIXA POSOLÓGICA PARA FOMENTAR ADESÃO AO TRATAMENTO MEDICAMENTOSO EM IDOSOS PORTADORES DE ANALFABETISMO FUNCIONAL - 11
- “ABFRAÇÃO” LESÕES CERVICAIS NÃO CARIOSAS: um estudo de caso - 23
- AÇÃO DE SAÚDE DO IDOSO PELA EQUIPE INTERDISCIPLINAR DA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA: relato de experiência - 35
- O CUIDADO DA SAÚDE MENTAL: um levantamento da assistência ao paciente em um programa de residência médica em saúde da família e comunidade - 47
- VASSISTÊNCIA À SAÚDE DA MULHER NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: análise do questionário QualiAB 2016 no município de Gurupi (TO) - 63
- QUALIDADE DA GESTÃO DO CUIDADO AO PACIENTE DIABÉTICO EM UM PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM SAÚDE DA FAMÍLIA E COMUNIDADE - 83
- ÍNDICE REMISSIVO - 99

 


Pedagogia UnirG - 38 anos: Senso de Pertinência para com Desenvolvimento Regional

- LIMITES E POSSIBILIDADES NO DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL E REGIONAL: um olhar avaliativo sobre a implantação das fases iniciais do programa CDR Sul/TO - 13
- O TRABALHO DA EQUIPE GESTORA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19 - 33
- O PAPEL DA GESTÃO ESCOLAR PARA MELHORIA DO ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL: desafios e possibilidades - 43
- FAMÍLIAS HOMOPARENTAIS E O PAPEL DA ESCOLA NA ABORDAGEM SOBRE O ASSUNTO - 67
- A AFETIVIDADE E SEUS REFLEXOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE PANDEMIA - 83
- EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL À LUZ DAS ABORDAGENS PEDAGÓGICAS DE MARIA MONTESSORI E FREINET: uma análise da Base Nacional Comum Curricular – BNCC - 99
- ESPAÇO CRIANÇA UNIRG: a importância de um espaço privilegiado ao brincar dentro da universidade - 115
- BRINQUEDOTECA EM INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR: idealização, criação e expectativas - 131
- TROCA DE SABERES A PARTIR DO GÊNERO RECEITA: ações interculturais na aldeia Boa Esperança - 149
- VIOLÊNCIA DOMÉSTICA: mulher, você não estará sozinha! - 161
- RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO CIDADANIA COM ALUNOS DO SOCIOEDUCATIVO: educação como processo de transformação social - 177
- LETRAMENTO CIENTÍFICO E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: relato de experiência em Gurupi (TO) - 197
- PROJETO DE EXTENSÃO FILOSOFIA, LITERATURA E CINEMA: educação e compromisso social - 213
- RELATO DE VISITA TÉCNICA NA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE PORTO NACIONAL (TO) - 223
- ÍNDICE REMISSIVO - 245


Dimensões de Práxis Pedagógica – Relatos de Experiências na RP no Contexto da Pandemia

- OFICINAS DE ESCRITA NAS ESCOLAS: CONTRIBUIÇÕES DOS DISCENTES DE LETRAS E DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA/UNIRG - 13
- PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM TEMPO DE ENSINO REMOTO - 25
- RELATOS DE EXPERIÊNCIA: AS OFICINAS DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO COM FOCO NA OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA - 39
- A IMPORTÂNCIA DO LETRAMENTO CONTÍNUO EM TEMPOS DE PANDEMIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA - 53
- RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: NARRADORES DE JAVÉ – ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO - 67
- RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E SUAS CONTRIBUÍÇÕES PARA O FUTURO PROFISSIONAL EDUCADOR - 79
- O ESTUDO DE GEOGRAFIA ALIADO AOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS: UMA REFLEXÃO ACERCA DE EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE GURUPI – TO - 91
- HIGIENIZAÇÃO NO ÂMBITO ESCOLAR EM TEMPOS DE PANDEMIA: UMA EXPERIÊNCIA DURANTE O PROGRAMA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA - 103
- CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICA E PROFISSIONAL DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA EM CONTEXTO DE - PANDEMIA - 115
- EXPERIÊNCIAS COM O USO DA TECNOLOGIA EM SALA DE AULA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, POR OCASIÃO DA PANDEMIA - 127
- RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E A CONSTITUIÇÃO DO HABITUS PROFESSORAL - 139
- A CONSTITUIÇÃO DO HABITUS PROFESSORAL DA LICENCIATURA DE EDUCAÇÃO FÍSICA: as disposições culturais internalizadas pelas experiências do Programa Residência Pedagógica - 151
- ÍNDICE REMISSIVO - 165

 


E-books 2021


Ciência em Conexão no Desenvolvimento Regional: 13 Artigos

- AS METODOLOGIAS ATIVAS ALIADAS AOS JOGOS E BRINCADEIRAS NA SALA DE AULA: uma abordagem nas séries iniciais do Ensino Fundamental;
- BOA SORTE, O CINETEATRO QUE INFLUENCIOU A JUVENTUDE GURUPIENSE POR QUASE DUAS DÉCADAS;
- FRENOTOMIAS LINGUAIS EM BEBÊS COM ANÁLISE COMPARATIVA DE TÉCNICAS ANESTÉSICAS;
- REDE SOCIAL COMO FERRAMENTA PARA PROMOVER ORIENTAÇÕES, ASSISTÊNCIA E RETORNO EM UM PROGRAMA DE ATENÇÃO PRECOCE DE SAÚDE BUCAL;
- EPIDEMIOLOGIA EM SAÚDE BUCAL NOS CEMEIS (CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL) DO MUNICÍPIO DE GURUPI-TO;
- QUALIDADE DE VIDA EM ESTUDANTES DE ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE DE GURUPI;
GASTOS COM PESSOAL DA REGIÃO SUL DO ESTADO DO TOCANTINS NO PERÍODO DE 2015-2018 FRENTE AO ESTABELECIDO NA LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL;
- QUALIDADE DAS AÇÕES CONTRA O USO ABUSIVO DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS EM UBS COM E SEM RESIDÊNCIA MÉDICA EM SAÚDE DA FAMÍLIA E COMUNIDADE;
- O CONSUMO DO FITOTERÁPICO LEPIDIUM MEYENII EM DUAS FARMÁCIAS DE MANIPULAÇÃO NA CIDADE DE GURUPI-TO;
- A PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES NA ENGENHARIA NO TOCANTINS;
- ABORDAGEM DO CÂNCER DE MAMA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE EM UM MUNICÍPIO DO SUL DO TOCANTINS;
- ESTUDO COMPARATIVO ENTRE O SISTEMA DRYWALL E ALVENARIA CONVENCIONAL COMO ELEMENTOS DE VEDAÇÃO;
- SAÚDE MENTAL NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE NA REGIÃO SUL DO TOCANTINS: uma análise das ações.

 As Interfaces da Saúde, Residência em Foco: 15 Artigos

- ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NA ESCLEROSE LATERAL AMIOTRÓFICA (ELA): um relato de caso;
- MOLA HIDATIFORME: um relato de caso com proposta de sistematização da Assistência de Enfermagem;
- MANEJO E CONTROLE DO CORONAVÍRUS (COVID-19) NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE SEVILHA EM GURUPI-TO;
- CUIDADO DE ENFERMAGEM DOMICILIAR COM SONDA DE CISTOSTOMIA SUPRA PÚBICA: um relato de experiência;
- TELEODONTOLOGIA EM UM PROGRAMA DE PROMOÇÃO DE SAÚDE FRENTE A PANDEMIA POR COVID-19;
- MITOS SOBRE ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO DA PACIENTE GESTANTE;
- CÁSEOS AMIGDALIANOS: estudo de caso;
- LESIONADO MEDULAR VÍTIMA DE PAF E FISIOTERAPIA;
- IMPORTÂNCIA DA FISIOTERAPIA NA PROMOÇÃO À SAÚDE DAS AGENTES COMUNITÁRIAS DE SAÚDE DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE SEVILHA DE GURUPI-TO;
- HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA E HIDRONEFROSE SECUNDÁRIAS A ESTENOSE DA JUNÇÃO URETEROPÉLVICA: um relato de caso;
- TRANSTORNO AFETIVO BIPOLAR NA GESTAÇÃO: um relato de caso com genograma;
- TRANSTORNO DE SINTOMAS SOMÁTICOS E SINTOMAS SEM EXPLICAÇÃO MÉDICA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: relato de caso;
- HIPERPLASIA HIPOFISÁRIA E PUBERDADE TARDIA SECUNDÁRIA AO HIPOTIREOIDISMO PRIMÁRIO: um relato de caso na Atenção Primária;
- IMPACTO DO NOVO CORONAVÍRUS NA SAÚDE MENTAL: um relato de caso;
- SÍFILIS GESTACIONAL: relato de caso.

 


LIVROS - 2019

 

Livro: ASPECTOS EPIDEMIOLÓGICOS DE ENFERMIDADES TRANSMISSÍVEIS E NÃO TRANSMISSÍVEIS DA REGIÃO SUL DO ESTADO DO TOCANTINS

Organizadores: Rise Consolação Iuata Costa Rank, Millena Pereira Xavier, Nelita Gonçalves Faria De Bessa

Páginas: 224

Editora Kelps

Descrição: Esse livro discorre sobre doenças graves como a dengue, zika vírus e a Chickungunya, abrangendo a educação, comunicação e o saneamento. Incluiu o histórico, as inovações científicas, a prevenção e o controle dos mosquitos biologicamente modificados. Pesquisou-se a educação permanente em saúde do SUS de Gurupi/TO.  Além de trazer conhecimentos imprescindíveis para os pais, educadores e jovens em geral, no que diz respeito a um dos mais importantes assuntos que se deve ter consciência: a gravidez na adolescência. A investigação angariou informações também sobre o tratamento dentário em crianças. Ela revelou que algumas doenças bucais devem ser descobertas na fase infantil visto que podem afetar todo o período de vida. O conjunto de informações alcançadas nesse livro foram relevantes para lidar com o idoso do futuro próximo. As pesquisas atuais são muito centralizadas em medicamentos e os resultados mostraram que há necessidade de expandir o conhecimento acerca desse objeto. A exploração do tempo de aleitamento materno demonstrou a necessidade de intervenção nas políticas públicas, sobre o efeito do período de nutrição do bebe, durante o crescimento infantil. Além disso, os escritores atingiram uma compreensão mais ampla desse conteúdo, ao estudar as múltiplas relações que influenciam o preparo das gestantes para a amamentação. Houve contribuição meritória dos autores quando expandiram a experiência já adquirida. A obra em resenha é relevante aos saberes e procedimentos de intervenção em saúde materna infantil. A metodologia adotada para as proposições efetivadas foi bastante funcional devido aos exames empregados.

 Capítulos:

CAPÍTULO 1-  ENFRENTAMENTO DA DENGUE, DO VÍRUS CHIKUNGUNYA E DO ZIKA VÍRUS EM GURUPI-TO: SALA MUNICIPAL DE COORDENAÇÃO E CONTROLE NO COMBATE AO Aedes Aegypti

Wellington de Souza Moura

CAPÍTULO 2 – RETRATOS DO PROCESSO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE NO MUNICÍPIO DE GURUPI, TOCANTINS

Jeann Bruno Ferreira da Silva, Márcia Andrea Marroni

CAPÍTULO 3 – LEVANTAMENTO EPIDEMIOLÓGICO DE GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA NO MUNICÍPIO DE GURUPI-TO

Florence Tible Germaine Lainscek, Layanne Santos Lima, Sharliane Carneiro de Oliveira, Sávia Denise Silva Carlotto Herrera, Geovane Rossone Reis

CAPÍTULO 4 – LEVANTAMENTO DO PERFIL DA FAMÍLIA E A HISTÓRIA DENTAL DE CRIANÇAS QUE RECEBERAM ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO EM 10 ANOS, NA  CIDADE DE GURUPI-TOCANTINS.

Rise Consolação Iuata Costa Rank, Joana Estela Rezende Vilela, Fausto Félix da Silva, Omar Franklin Molina

 CAPÍTULO 5 – PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO, DE SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA EM IDOSOS CADASTRADOS NO INSTITUTO JUAREZ MOREIRA EM GURUPI, TOCANTINS,BRASIL.

Rafaela De Carvalho Alves, Marcos Gontijo Da Silva, Erica Eugênio Lourenço Gontijo, Janne Marques Silveira, Millena Pereira Xavier

 CAPÍTULO 6 – REALIDADE REGIONAL EM RELAÇÃO AO TEMPO DE ALEITAMENTO MATERNO E

SUAS POSSÍVEIS SEQUELAS

Rise Consolação Iuata Costa Rank, Joana Estela Rezende Vilela, Thuane Neves, Karla Regina Gama, Marcos Sampaio Rank

 CAPÍTULO 7 – EPIDEMIAS: INTERVENÇÕES MÉDICO-POLÍTICAS COMO PARADIGMAS DE CRÍTICA DA MODERNIDADE

José Carlos de Freitas

 CAPÍTULO 8 – DIAGNÓSTICO REGIONAL A RESPEITO DO PREPARO DE GESTANTES PARA O ALEITAMENTO MATERNO

Rise Consolação Iuata Costa Rank, Joana Estela Rezende Vilela, Marcos Sampaio Rank, Marília Pantoja Soares Silva, Maria do Amparo Ferreira dos Prazeres.

CAPÍTULO 9 – ESTRATÉGIAS E AÇÕES PARA AUXILIAR NA SAÚDE MATERNO-INFANTIL DA REGIÃO

Rise Consolação Iuata Costa RanK, Joana Estela Rezende Vilela, Luciana Marquez, Marília Pantoja Soares Silva, Maria do Amparo Ferreira dos Prazeres

 

Livro: PRÁTICAS EDUCATIVAS – ABORDAGENS MULTIDISCIPLINARES NA REGIÃO SUL DO ESTADO DO TOCANTINS

Organizadores: Rise Consolação Iuata Costa Rank, Millena Pereira Xavier, Edna Maria Cruz Pinho

Páginas: 344

Editora Kelps

Descrição: O tema central deste livro é a prática educativa. Compõe-se nove capítulos que trazem análises e reflexões de abordagens multidisciplinares sob vários enfoques, conforme as opções investigativas dos seus autores. Esta obra propõe resignificar às práticas pedagógicas para que as mesmas possam auxiliar os professores a pensarem um novo referencial para o ensino de suas disciplinas em sala de aula, para assim potencializar a educação formal e em especial a formação de professores. Partindo desta perspectiva, os textos têm uma intencionalidade de resignificar e discutir a aprendizagem e a prática pedagógica multidisciplinar a partir das diversas concepções de apreensão do fenômeno educativo na era globalizada, onde está presente a complexidade das relações humanas. Os textos apresentam uma aproximação atual, sobre os novos e velhos desafios propostos pela educação formal. Os mesmos têm uma intencionalidade de discutir a aprendizagem e a práticas educativas.  Ao transitar por diversos relatos de experiências das práticas educativas, os (as) autores (as) através dos textos nos apresentam de forma bem particular e cuidadosa uma exposição das questões que os envolvem no universo escolar. Além disso, apresentam conceitos indispensáveis para o nosso conhecimento, os quais, gostaríamos de compartilhar com os (as) leitores (as).

Capítulos:

CAPÍTULO 1- PRÁTICAS EDUCATIVAS E TECNOLOGIA ASSISTIVA: A EDUCAÇÃO FÍSICA

EM FOCO.

Lucilene Gomes da Silva, Layson Pimentel da Silva, Magna Milhomem Lima

CAPÍTULO 2- EXCELENTE EDUCAÇÃO COMO REQUISITO BÁSICO EM UMA REGIÃO PARA O SUCESSO DE UM PARQUE TECNOLÓGICO

Adriana de Miranda Santiago Terra, Edson A. A. Querido Oliveira, Eduardo Andrea Lemus Erasmo

 CAPÍTULO 3 – GESTÃO EDUCACIONAL E SEUS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS: RELATO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM COLINAS DO TOCANTINS

Maria Leci de Bessa Mattos

 CAPÍTULO 4- OS CONTEÚDOS E AS DIMENSÕES DE CONHECIMENTO NA 2ª VERSÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR NA ÁREA DA EDUCAÇÃO FÍSICA

Mauricio Pereira da Silva, Elson Pereira Camargo, Jackson Carlos da Silva

 CAPÍTULO 5 – DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA DANÇA SOBRE RODAS

Gisele Soares de Jesus, João Bartholomeu Neto, Eliana Zellmer Poerschke Farencena

 CAPÍTULO 6 – AVALIAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM POR MEIO DE ESCALA

Plínio Sabino Sélis

 CAPÍTULO 7 – MEMÓRIAS DA EDUCAÇÃO ESCOLAR EM GURUPI

Edna Maria Cruz Pinho, Joel Moisés Silva Pinho, Eliene Pereira da Silva Mesquita

 CAPÍTULO 8 – OLHAR DE ESCOLARES DO ENSINO MÉDIO SOBRE A EDUCAÇÃO FÍSICA

Taynara Dias Lopes Teixeira, Eliana Zellmer Poerschke Farencena, João Bartholomeu Neto

 CAPÍTULO 9 – SISTEMA MONETÁRIO COMO PROPOSTA DE INVERSÃO CURRICULAR DO ENSINO DO NÚMERO RACIONAL POSITIVO NA FORMA DECIMAL

Lady Sakay, Cristiano Alberto Muniz

 

Livro: TERRITÓRIO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL: ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR DA REGIÃO SUL DO TOCANTINS

Organizadores: Rise Consolação Iuata Costa Rank, Millena Pereira Xavier, Paulo Henrique Costa Mattos

Páginas: 364

Editora Kelps

 Descrição: Esta obra o descreve o território como um lugar em que desembocam todas as ações, todas as paixões, todos os poderes, todas as forças, todas as fraquezas, isto é, onde a história do homem plenamente se realiza a partir das manifestações da sua existência. Pesquisar a importância de um determinado território sempre foi fundamental para se determinar não somente o seu passado, como também para contribuir o pensar e planejar seu futuro. Porém, mais que isso, é também encontrar sua constituição imaterial, quer seja, as suas normas, suas leis, ações, cultura, rearranjos populacionais e todo tipo de fluxos, ideias, movimentos econômicos, em outras palavras, é buscar o tangível e o intangível. Esse livro busca, portanto, responder as inquietudes dos seus diversos autores, com suas variadas visões que traduz o real conceito de Universidade e se fundem no grupo de pesquisa “Desenvolvimento Regional e Sustentabilidade”. O Regional está no “DNA” da UnirG, em nosso nome e em nossa missão, assim sendo, o trabalho que agora apresentamos é o alinhamento de todos nossos objetivos, metas e valores.

Capítulos:

CAPÍTULO 1 – CORTES E RECORTES EM TERRITÓRIOS TOCANTINENSES

Ivany Coeli Leal Coragem

CAPÍTULO 2 – REDES DE COOPERAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO DO TERRITÓRIO DAS UNIVERSIDADES: A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM AÇÃO

 Ivany Coeli Leal Coragem

CAPÍTULO 3 – GEOPROCESSAMENTO APLICADO AO PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO URBANO COM FOCO EM MAPEAMENTO DE CRIMES

Antônio Jeronimo Netto, Julierme Siriano da Silva, Bárbara Suelma Souza Costa

CAPÍTULO 4 – A REPRESENTATIVIDADE DO ICMS ECOLÓGICO NOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO SUL DO ESTADO DO TOCANTINS

Gabriella de Castro Weber, Regiane Souza Costa Brito, Patrícia Pinheiro Alves, Mônica Franch Carniello

CAPÍTULO 5 – ALTERNATIVAS PARA REDUÇÃO DO TEMPO DE ESPERA POR ATENDIMENTO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA EM UM HOSPITAL PÚBLICO NO MUNICÍPIO DE GURUPI – TO

Fábio Pegoraro

CAPÍTULO 6 – O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DA MICRORREGIÃO DE GURUPI/TO

Edson Trajano Vieira, Cejana Borges Marques

 CAPÍTULO 7 – O TRABALHO ESCRAVO NA AMAZÔNIALEGAL E A LUTA PELOS DIREITOS HUMANOS

Paulo Henrique Costa Mattos

CAPÍTULO 8 – O PRONAF MULHER NOS ASSENTAMENTOS RURAIS DA REGIÃO SUL DO TOCANTINS

Cláudia da Luz Carvelli

CAPÍTULO 9 – TRANSPARÊNCIA GOVERNAMENTAL: PORTAIS DA TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO SUL DO TOCANTINS

Gilberto Gomes de Amorim, Marcos Vinicius Oliveira Gonçalves, Lucas Rodrigues Sales dos Santos

CAPÍTULO 10 – VIOLÊNCIA AGRÁRIA, DESTRUIÇÃO AMBIENTAL E DESRESPEITOS AOS DIREITOS HUMANOS: A BARBÁRIE NOSSA DE CADA DIA

Paulo Henrique Costa Mattos

CAPÍTULO 11 – O GEORREFERENCIAMENTO DE IMÓVEIS RURAIS NO ESTADO DO TOCANTINS – LEI 10.267/2001

Liamar Maria dos Anjos, Hellen Dayany Barboza Barros, Jorge Linhares da Costa, Fernanda Alves dos Santos, Vanessa Ferreira Alves, José Carlos Soares dos Santos

Livrarias

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Thalia Alemanha, Austria
 

A Revista Cereus é um periódico eletrônico, destina-se à divulgação de trabalhos científicos das áreas classificadas pela CAPES como Ciências exatas e da terra, Saúde coletiva (epidemiologia, saúde pública, medicina preventiva), Ciências sociais aplicadas e Ciências humanas, com espaço para submissões de outras áreas desde que os respectivos conteúdos guardem correspondência com o projeto da revista. É editada pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade de Gurupi, a publicação ocorre com periodicidade trimestral e os artigos podem ser submetidos à análise a qualquer tempo.

Como parte do processo de submissão, os autores devem verificar a conformidade da submissão em relação aos itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas. Essa Revista cumpre com o papel de divulgação e socialização de conhecimentos, busca promover e apoiar, enquanto veículo de divulgação científica, o desenvolvimento da pesquisa.

v. 14, n. 4 (2022): Revista Cereus

Revista Cereus

As diretrizes para os autores podem ser encontradas aqui.

Modelo de Artigo da Revista Cereus.

A revista Amazônia Science & Health é um periódico da Universidade de Gurupi com publicação trimestral destinada à publicação de trabalhos científicos e intervenções relacionados às áreas de Ciências Médicas e da Saúde. O acesso às publicações é totalmente gratuito e não há taxas para submissão e publicação dos manuscritos.

A Revista Amazônia: Science & Heatlh (ISSN 2318-1419) é um periódico científico eletrônico de periodicidade trimestral, sem fins lucrativos, que tem a função de divulgar pesquisas e experiências de pesquisadores realizadas em diferentes localidades. Assim, tem como objetivo principal contribuir com a difusão de conhecimentos, sobretudo em ciências da saúde e de suas áreas de interfaces, divulgando resultados de pesquisas realizadas por professores e estudantes de graduação e pós-graduação.

A Revista Amazônia: Science & Heatlh oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público, proporcionando maior democratização do conhecimento, contribuindo para que este acervo se configure como patrimônio da humanidade.

Essa Revista cumpre com o papel de divulgação e socialização de conhecimentos, busca promover e apoiar, enquanto veículo de divulgação científica, o desenvolvimento da pesquisa.

v. 11, n. 1 (2023): Revista Amazônia: Science & Health

Revista Amazônia

Revista Amazônia: Science & Health

As diretrizes para os autores podem ser encontradas aqui.

Modelo de Arquivo da Revista Amazônia.




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