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UnirG – Universidade de Gurupi
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GRADUAÇÃO

PSICOLOGIA



BONS MOTIVOS PARA ESCREVER A SUA HISTÓRIA

Psicologia

Duração: 10 SEMESTRES | Modalidade: BACHARELADO/LICENCIATURA | Período: NOTURNO

FINANCIE SEU CURSO POR MEIO DO

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DESCONTO PONTUALIDADE DE 8%

POR PAGAMENTO DE MENSALIDADE

ATÉ DIA 20/MÊS

TEMOS FINANCIAMENTO DE 30% PELO CREDIUNIRG PLUS

INFORMAÇÕES (63) 3612-7636

e-mail: psicologia@unirg.edu.br
Campus I - Avenida Antônio Nunes da Silva nº 2195, Pq. das Acácias, 77425-500.

MENSALIDADE: R$ 1.073,31 (A PARTIR DO 1º PERÍODO)

Valor com 8% de desconto de pontualidade (para pagamento até dia 20 de cada mês) = R$ 987,45
Valor com financiamento de 30% pelo CrediUnirG + 8% de desconto de pontualidade = R$ 691,21


Vídeo de Apresentação do Curso

A Psicologia é o estudo do comportamento e das funções mentais.

A psicologia tem como objetivo imediato a compreensão de grupos e indivíduos tanto pelo estabelecimento de princípios universais como pelo estudo de casos específicos, e tem, segundo alguns, como objetivo final o benefício geral da sociedade.

Um pesquisador ou profissional desse campo é conhecido como psicólogo, podendo ser classificado como cientista social, comportamental ou cognitivo.

A função dos psicólogos é tentar compreender o papel das funções mentais no comportamento individual e social, estudando também os processos fisiológicos e biológicos que acompanham os comportamentos e funções cognitivas.

Psicólogos exploram conceitos como percepção, cognição, atenção, emoção, inteligência, fenomenologia, motivação, funcionamento do cérebro humano, personalidade, comportamento, relacionamentos interpessoais, incluindo resiliência, entre outras áreas.

Psicólogos de orientações diversas também estudam conceitos do inconsciente e seus diferentes modelos.

De acordo com as Diretrizes Nacionais Curriculares de 2011, as competências reportam-se a desempenhos e atuações requeridas do formado em Psicologia, e devem garantir ao profissional o domínio básico de conhecimentos psicológicos e a capacidade de utilizá-los em diferentes contextos que demandam a investigação, análise, avaliação, prevenção e atuação em processos psicológicos e psicossociais e na promoção da qualidade de vida. São elas:

  • Analisar o campo de atuação profissional e seus desafios contemporâneos;
  • Analisar o contexto que atua profissionalmente em suas dimensões institucional e organizacional, explicitando a dinâmica das interações entre os seus agentes sociais;
  • Identificar e analisar necessidades de natureza psicológica, diagnosticar, elaborar projetos, planejar, agir de forma coerente com referenciais teóricos e características da população;
  • Identificar, definir e formular questões de investigação científica no campo da Psicologia, vinculando-as a decisões metodológicas quanto à escolha, coleta e análise de dados em projetos de pesquisa;
  • Escolher e utilizar instrumentos e procedimentos de coleta de dados em Psicologia, tendo em vista a sua pertinência;
  • Avaliar fenômenos humanos de ordem cognitiva, comportamental e afetiva, em diferentes contextos;
  • Realizar diagnósticos e avaliação de processos psicológicos de indivíduos, de grupos e de organizações;
  • Coordenar e manejar processos grupais, considerando as diferenças individuais e socioculturais de seus membros;
  • Atuar inter e multiprofissionalmente, sempre que a compreensão dos processos e fenômenos envolvidos assim recomendar;
  • Relacionar-se com o outro de modo a propiciar o desenvolvimento de vínculos interpessoais requeridos na sua atuação profissional;
  • Atuar, profissionalmente, em diferentes níveis de ação, de caráter preventivo ou terapêutico, considerando as características das situações e dos problemas específicos com os quais se depara;
  • Realizar orientação, aconselhamento psicológico e psicoterapia;
  • Elaborar relatos científicos, pareceres técnicos, laudos e outras comunicações profissionais, inclusive materiais de divulgação;
  • Apresentar trabalhos e discutir idéias em público;
  • Saber buscar e usar o conhecimento científico necessário à atuação profissional, assim como gerar conhecimento a partir da prática profissional.

As competências básicas devem se apoiar nas habilidades de:

  • Levantar informação bibliográfica em indexadores, periódicos, livros, manuais técnicos e outras fontes especializadas através de meios convencionais e eletrônicos;
  • Ler e interpretar comunicações científicas e relatórios na área da psicologia;
  • Utilizar o método experimental, de observação e outros métodos de investigação científica;
  • Planejar e realizar várias formas de entrevistas com diferentes finalidades e em diferentes contextos;
  • Analisar, descrever e interpretar manifestações verbais e não verbais como fontes primárias de aceso a estados subjetivos;
  • Utilizar os recursos da matemática, da estatística e da informática para a análise e apresentação de dados e para a preparação das atividades profissionais em Psicologia.

Coordenação do Curso – Prof. Dr. Vinicius Lopes Marinho

Doutor em Ensino pela Universidade do Vale do Taquari. Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Tocantins (2016). Possui graduação em Psicologia pelo Centro Universitário UNIRG (2009), Professor do curso de Psicologia do Centro Universitário UNIRG. Já ministrou aulas nos cursos de Ciências Contábeis, Administração, Letras, Pedagogia e Odontologia da Universidade de Gurupi. Atualmente é psicólogo efetivo do quadro dos profissionais da Saúde da Sesau, atuando na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Regional Público de Gurupi. Tem experiência na área de Psicologia da Saúde, Psicologia Clínica e Psicologia Hospitalar. Membro do Grupo de Pesquisa Qualidade de Vida e Saúde (UFT), Prevenção e Promoção da Saúde (UNIRG) e Processos Educativos (UNIRG). Editor Gerente das revistas Amazônia: Science & Health e Cereus, ambas vinculadas à Pró Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação da Universidade de Gurupi.

 

 

 

Coordenação do Estágio – Profª Ma. Dulcimara Carvalho Moraes

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC (2004). Especialista em Terapia de Casal e Família pelo CAEP (Centro de Estudos em Psicodrama - 2007), Especialista em Avaliação Psicológica Clínica e Institucional pelo INCURSOS (2015), Mestre em Gestão de Políticas Públicas - GESPOL, pela UFT (Universidade Federal do Tocantins - 2019). Atualmente é docente da Universidade UNIRG, efetiva no curso de Psicologia e coordenadora do Serviço Escola de Psicologia  - SEPsi.

REGULAMENTO DO CONSELHO DE CURSO DE PSICOLOGIA

 

Membros:

  • Vinicius Lopes Marinho (Coord. do Curso)
  • Dulcimara Carvalho Moraes (Coord. do Estágio)
  • Aline Rezende Faria Pimentel
  • Amanda Passos Barbosa Barbosa
  • Daniela Ponciano Oliveira
  • Dhara Japiassú Mrtins
  • Eduarda Aires Souza
  • Ellen Fernanda Klinger
  • Fernanda Bogarim Borin Chiacchio
  • Gensilana Maria de Alencar
  • Jaqueline Sayuri Suzuki
  • Larranne Gary Amorim - CA
  • Lucélia Siqueira Silva – CA
  • Maria Antônia Darozo Bandeira
  • Paula Marinho Scotta
  • Sofia Mara de Souza
  • Tânia Maria Lago

Membros:

  • Vinicius Lopes Marinho (Coordenação de Curso)
  • Dulcimara Carvalho Moraes (Coordenação de Estágio)
  • Ellen Fernanda Klinger
  • Fernanda Bogarim Borin Chiacchio
  • Tânia Maria Lago

TELEFONE: (63) 3612-7636

E-MAIL: psicologia@unirg.edu.br

ATENDIMENTO: Segunda a Sexta-feira

  • MATUTINO: 08h00 às 12h00
  • VESPERTINO: 14h00 às 18h00
  • NOTURNO: 18h00 às 22h00

ENDEREÇO: Campus I - Avenida Antônio Nunes da Silva nº 2195, Parque das Acácias,  77425-500.

Consultas sobre, emissão de históricos, atestados, equivalências de disciplinas, colações de grau, transferência e ENADE: (63) 3612-7605 / secretaria@unirg.edu.br

Informações sobre professores, revisão de notas, agendamento de reunião com a Coordenação de Curso: (63) 3612-7636 / psicologia@unirg.edu.br

Informações sobre matrículas: (63) 3612-7600 ou 3612-7500;

Informações sobre iniciação científica, Comitê de Ética, Monitoria e Estágios: (63) 3612-7717 / sepsi@unirg.edu.br

Psicologia

Duração: 10 SEMESTRES | Modalidade: BACHARELADO/LICENCIATURA | Período: NOTURNO

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MENSALIDADE: R$ 1.073,31 (A PARTIR DO 1º PERÍODO)

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Valor com financiamento de 30% pelo CrediUnirG + 8% de desconto de pontualidade = R$ 691,21


Vídeo de Apresentação do Curso

A Psicologia é o estudo do comportamento e das funções mentais.

A psicologia tem como objetivo imediato a compreensão de grupos e indivíduos tanto pelo estabelecimento de princípios universais como pelo estudo de casos específicos, e tem, segundo alguns, como objetivo final o benefício geral da sociedade.

Um pesquisador ou profissional desse campo é conhecido como psicólogo, podendo ser classificado como cientista social, comportamental ou cognitivo.

A função dos psicólogos é tentar compreender o papel das funções mentais no comportamento individual e social, estudando também os processos fisiológicos e biológicos que acompanham os comportamentos e funções cognitivas.

Psicólogos exploram conceitos como percepção, cognição, atenção, emoção, inteligência, fenomenologia, motivação, funcionamento do cérebro humano, personalidade, comportamento, relacionamentos interpessoais, incluindo resiliência, entre outras áreas.

Psicólogos de orientações diversas também estudam conceitos do inconsciente e seus diferentes modelos.

De acordo com as Diretrizes Nacionais Curriculares de 2011, as competências reportam-se a desempenhos e atuações requeridas do formado em Psicologia, e devem garantir ao profissional o domínio básico de conhecimentos psicológicos e a capacidade de utilizá-los em diferentes contextos que demandam a investigação, análise, avaliação, prevenção e atuação em processos psicológicos e psicossociais e na promoção da qualidade de vida. São elas:

  • Analisar o campo de atuação profissional e seus desafios contemporâneos;
  • Analisar o contexto que atua profissionalmente em suas dimensões institucional e organizacional, explicitando a dinâmica das interações entre os seus agentes sociais;
  • Identificar e analisar necessidades de natureza psicológica, diagnosticar, elaborar projetos, planejar, agir de forma coerente com referenciais teóricos e características da população;
  • Identificar, definir e formular questões de investigação científica no campo da Psicologia, vinculando-as a decisões metodológicas quanto à escolha, coleta e análise de dados em projetos de pesquisa;
  • Escolher e utilizar instrumentos e procedimentos de coleta de dados em Psicologia, tendo em vista a sua pertinência;
  • Avaliar fenômenos humanos de ordem cognitiva, comportamental e afetiva, em diferentes contextos;
  • Realizar diagnósticos e avaliação de processos psicológicos de indivíduos, de grupos e de organizações;
  • Coordenar e manejar processos grupais, considerando as diferenças individuais e socioculturais de seus membros;
  • Atuar inter e multiprofissionalmente, sempre que a compreensão dos processos e fenômenos envolvidos assim recomendar;
  • Relacionar-se com o outro de modo a propiciar o desenvolvimento de vínculos interpessoais requeridos na sua atuação profissional;
  • Atuar, profissionalmente, em diferentes níveis de ação, de caráter preventivo ou terapêutico, considerando as características das situações e dos problemas específicos com os quais se depara;
  • Realizar orientação, aconselhamento psicológico e psicoterapia;
  • Elaborar relatos científicos, pareceres técnicos, laudos e outras comunicações profissionais, inclusive materiais de divulgação;
  • Apresentar trabalhos e discutir idéias em público;
  • Saber buscar e usar o conhecimento científico necessário à atuação profissional, assim como gerar conhecimento a partir da prática profissional.

As competências básicas devem se apoiar nas habilidades de:

  • Levantar informação bibliográfica em indexadores, periódicos, livros, manuais técnicos e outras fontes especializadas através de meios convencionais e eletrônicos;
  • Ler e interpretar comunicações científicas e relatórios na área da psicologia;
  • Utilizar o método experimental, de observação e outros métodos de investigação científica;
  • Planejar e realizar várias formas de entrevistas com diferentes finalidades e em diferentes contextos;
  • Analisar, descrever e interpretar manifestações verbais e não verbais como fontes primárias de aceso a estados subjetivos;
  • Utilizar os recursos da matemática, da estatística e da informática para a análise e apresentação de dados e para a preparação das atividades profissionais em Psicologia.

Coordenação do Curso – Prof. Dr. Vinicius Lopes Marinho

Doutor em Ensino pela Universidade do Vale do Taquari. Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Tocantins (2016). Possui graduação em Psicologia pelo Centro Universitário UNIRG (2009), Professor do curso de Psicologia do Centro Universitário UNIRG. Já ministrou aulas nos cursos de Ciências Contábeis, Administração, Letras, Pedagogia e Odontologia da Universidade de Gurupi. Atualmente é psicólogo efetivo do quadro dos profissionais da Saúde da Sesau, atuando na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Regional Público de Gurupi. Tem experiência na área de Psicologia da Saúde, Psicologia Clínica e Psicologia Hospitalar. Membro do Grupo de Pesquisa Qualidade de Vida e Saúde (UFT), Prevenção e Promoção da Saúde (UNIRG) e Processos Educativos (UNIRG). Editor Gerente das revistas Amazônia: Science & Health e Cereus, ambas vinculadas à Pró Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação da Universidade de Gurupi.

 

 

 

Coordenação do Estágio – Profª Ma. Dulcimara Carvalho Moraes

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC (2004). Especialista em Terapia de Casal e Família pelo CAEP (Centro de Estudos em Psicodrama - 2007), Especialista em Avaliação Psicológica Clínica e Institucional pelo INCURSOS (2015), Mestre em Gestão de Políticas Públicas - GESPOL, pela UFT (Universidade Federal do Tocantins - 2019). Atualmente é docente da Universidade UNIRG, efetiva no curso de Psicologia e coordenadora do Serviço Escola de Psicologia  - SEPsi.

REGULAMENTO DO CONSELHO DE CURSO DE PSICOLOGIA

 

Membros:

  • Vinicius Lopes Marinho (Coord. do Curso)
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  • Ellen Fernanda Klinger
  • Fernanda Bogarim Borin Chiacchio
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  • Lucélia Siqueira Silva – CA
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E-MAIL: psicologia@unirg.edu.br

ATENDIMENTO: Segunda a Sexta-feira

  • MATUTINO: 08h00 às 12h00
  • VESPERTINO: 14h00 às 18h00
  • NOTURNO: 18h00 às 22h00

ENDEREÇO: Campus I - Avenida Antônio Nunes da Silva nº 2195, Parque das Acácias,  77425-500.

Consultas sobre, emissão de históricos, atestados, equivalências de disciplinas, colações de grau, transferência e ENADE: (63) 3612-7605 / secretaria@unirg.edu.br

Informações sobre professores, revisão de notas, agendamento de reunião com a Coordenação de Curso: (63) 3612-7636 / psicologia@unirg.edu.br

Informações sobre matrículas: (63) 3612-7600 ou 3612-7500;

Informações sobre iniciação científica, Comitê de Ética, Monitoria e Estágios: (63) 3612-7717 / sepsi@unirg.edu.br

 

 

Nome

Linha de Pesquisa

 

1.

Aline Rezende Faria Pimentel

Temas de afinidade para pesquisa e TCC: Psicologia jurídica (Área criminal e família), disfunções emocionais e inteligência emocional.

 

Currículo Latteshttp://lattes.cnpq.br/0980508443943214

E-mail: aline.rez@hotmail.com

 

2.

Dulcimara Carvalho Moraes Matéria: Teorias da Personalidade, Psicologia Social e Comunitária, Psicologia da Família
Temas de afinidade para pesquisa e TCC: Psicologia Familiar e Social Comunitária.

Currículo Latteshttp://lattes.cnpq.br/1785442864372564

E-mail: moraes.dulcimaracarvalho@gmail.com

 

3.

Eliana Nubia Moreira Temas de afinidade para pesquisa e TCC: Qualidade de vida e saúde mental; processos psicológicos e intervenção psicológica; relações intra e inter pessoal; diversidades, inclusão e inovação pedagógica; formação de professores e práticas educativas; relação ensino-aprendizagem no ensino superior; produção do conhecimento científico no ensino superior.

Currículo Latteshttp://lattes.cnpq.br/5599389333337538

E-mail: enubia@unirg.edu.br

 

4.

Ellen Fernanda Klinger Temas de afinidade para pesquisa e TCC: Luto, Psicanálise com crianças, Inclusão escolar.

Currículo Latteshttp://lattes.cnpq.br/2248656258278634

E-mail: ellenklinger@unirg.edu.br / klingerellen@gmail.com

 

5.

Gensilana Maria de Alencar  

Currículo Latteshttp://lattes.cnpq.br/9003710833319612

E-mail: lannalencar@hotmail.com

 

6.

Fernanda Bogarim Borin Chiacchio Temas de afinidade para pesquisa e TCC: Temas relacionados a área geral da saúde: psicossomática, saúde emocional, saúde do idoso, psicoterapias e atendimento clínico, autoconhecimento.

Currículo Latteshttp://lattes.cnpq.br/4230688434992176

E-mail: ferbogarim@unirg.edu.br

 

7.

Maressa Souto Lopes de Assis  

Currículo Latteshttp://lattes.cnpq.br/5784954636716289

E-mail: maressasl17@gmail.com

 

8.

Jeann Bruno Ferreira da Silva  

Currículo Latteshttp://lattes.cnpq.br/2213101693839383

E-mail: jbpsicologia@live.com

 

9.

Laslei Aparecida Teles Temas de afinidade para pesquisa e TCC: Violência doméstica.

Currículo Latteshttp://lattes.cnpq.br/8767022398015576

E-mail: lasleitp@gmail.com

 

10.

Maria Antonia Darozo Bandeira Temas de afinidade para pesquisa e TCC: Psicologia hospitalar, educação em saúde, atuação do psicólogo na saúde pública.

Currículo Latteshttp://lattes.cnpq.br/3398691835296978

E-mail: mariaantonia.psi@hotmail.com

 

11.

Marllos Peres de Melo  

Currículo Latteshttp://lattes.cnpq.br/8770528692282989

E-mail: marllosperes@gmail.com

 

12.

Paula Marinho Scotta Matéria: Psicologia do Desenvolvimento II e estágio Ênfase B
Temas de afinidade para pesquisa e TCC: Promoção e prevenção de saúde.

Currículo Latteshttp://lattes.cnpq.br/1456843973501806

E-mail: paulascotta@unirg.edu.br

 

13.

Paulo Henrique Costa Mattos  

Currículo Latteshttp://lattes.cnpq.br/7312924173179664

E-mail: paulomattos1009@gmail.com

 

14.

Rafael Silva Oliveira  

Currículo Latteshttp://lattes.cnpq.br/0014692717408601

E-mail: rafaelsoliveira@unirg.edu.br

 

15.

Sofia Mara de Souza Matérias: Pesquisa em psicologia; Psicologia e Tecnologia; Trabalho de conclusão de curso

Currículo Latteshttp://lattes.cnpq.br/1120064385788427

E-mail: sofiamara@unirg.edu.br / sofia_mara@yahoo.com.br

 

16.

Tania Maria Lago Temas de afinidade para pesquisa e TCC: Avaliação psicológica e psicologia em políticas públicas.

 

E-mail: tanialago2000@yahoo.com.br

 

17.

Vinicius Lopes Marinho Temas de afinidade para pesquisa e TCC: Qualidade de vida, saúde mental, psicologia hospitalar e formação de professores na área da saúde.

Currículo Latteshttp://lattes.cnpq.br/0405793699733953

E-mail: vinicius.marinho22@gmail.com

 

 

PROJETO: MORTE E LUTO: UM ESTUDO PSICODINÂMICO SOBRE A EXPRESSÃO DE CRIANÇAS ENLUTADAS POR MEIO DE TÉCNICAS PROJETIVAS.
Coordenador: Ellen Fernanda Klinger/Psicologia; (ellenklinger@unirg.edu.br)

PROJETO: SINTOMAS DEPRESSIVOS E ANCIOSOS EM UNIVERSITÁRIOS EM TEMPOS DE PANDEMIA: UM ESTUDO NUMA UNIVERSIDADE DO SUL DO TOCANTINS
Coordenador: Vinícius Lopes Marinho//Psicologia; (viniciusmarinho@unirg.edu.br)

PROJETO: EDUCAÇÃO PARA A VIDA E PARA A MORTE: A ABORDAGEM DO LUTO COMO PARTE DA FORMAÇÃO DOS ACADÊMICOS DA SAÚDE.
Coordenador: Ellen Fernanda Klinger/Psicologia; (ellenklinger@unirg.edu.br)

PROJETO: QUALIDADE DE VIDA EM COLABORADORES TÉCNICOADMINISTRATIVOS DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO SUPERIOR NO SUL DO ESTADO DO TOCANTINS.
Coordenador: Vinícius Lopes Marinho//Psicologia; (viniciusmarinho@unirg.edu.br)

PROJETO: SINTOMAS DEPRESSIVOS E ANSIOSOS EM UNIVERSITÁRIOS: UM ESTUDO NUMA UNIVERSIDADE DO SUL DO TOCANTINS.
Coordenador: Vinicius Lopes Marinho/Psicologia; (viniciusmarinho@unirg.edu.br)

PROJETO: QUALIDADE DE VIDA EM PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS: UM ESTUDO EM UMA UNIVERSIDADE DO SUL DO TOCANTINS.
Coordenador: Vinicius Lopes Marinho/Psicologia; (viniciusmarinho@unirg.edu.br)

PROJETO: AVALIAÇÃO DE RISCO ACERCA DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER EM GURUPI – TO
Coordenador: Laslei Aparecida Teles Petrilli/Psicologia; (lasleitp@gmail.com)

PROJETO: ASISTÊNCIA ESTUDANTIL: GESTÃO DA PERMANÊNCIA E EVASÃO NA UNIVERSIDADE UNIRG EM GURUPI-TO
Coordenador: Tânia Maria Lago/Psicologia; (tanialago2000@yahoo.com.br)

PROJETO: SINTOMAS DEPRESSIVOS EM ESTUDANTES DE MEDICINA DE UMA UNIVERSIDADE DA REGIÃO SUL DO TOCANTINS
Coordenador: Vinicius Lopes Marinho/Psicologia; (viniciusmarinho@unirg.edu.br)

PROJETO: JOGO “O REINO”: RECURSO LÚDICO AUXILIAR PARA O DIÁLOGO E INTERVENÇÃO COM CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA
Coordenador: Ellen Fernanda Klinger/Psicologia; (ellenklinger@unirg.edu.br)

 

Semestre Disciplina CH (h)  Professor Projeto de Extensão vinculado Vigência Quantidade de Atendimentos Relatórios de Avaliação e Acompanhamento
2023/1 Filosofia e saúde 15 Rafael Filosofia, Literatura e Cinema 2020/2023      80 Os relatórios de avaliação dos projetos de extensão existentes foram enviados à PROECAE, contendo os pontos acima abordados.
Atividade Integradora I 15 Prof. Herta IUSC/ atividade integradora 2023    
2023/2 Teorias da Personalidade 15 Dulcimara Projeto A violência e seus desdobramentos nas esferas social, educativa e em saúde / Projeto A Hora Cidadã 2020/2021 80  
Psicologia da Aprendizagem 15 Laslei Projeto A violência e seus desdobramentos nas esferas social, educativa e em saúde/ Projeto Desenvolver 2020/2022 80  
Atividade Integradora II 15 Herta IUSC/ atividade integradora 2023    

 

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PSICOLOGIA 2024

REGULAMENTO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA (Atualizado em 06/10/2023)

NAP – NÚCLEO DE APOIO PSICOPEDAGÓGICO

Resoluções do Conselho de Curso - 2024

Resoluções do Conselho de Curso - 2023

 


Resoluções do Conselho de Curso - 2022


Resoluções do Conselho de Curso - 2021


Resoluções do Conselho de Curso - 2020


Resoluções do Conselho de Curso - 2019


Resoluções do Conselho de Curso - 2018

Entende-se por estágio o exercício profissionalizante, durante o qual o aluno fundamenta e consolida conhecimentos teóricos adquiridos durante o seu curso.

As atividades de Estágio serão desenvolvidas em instituições públicas, privadas ou de outro fórum ou como programas e projetos psicossociais que tenham condições de proporcionar experiências práticas na linha de formação da prática psicológica.

O estágio supervisionado básico é oferecido nos 4º, 5º, 6º e 7° períodos que consiste em visitas programadas, observações, realização de entrevistas, aplicação de questionários, desenvolvimento de projetos de pesquisa, inclusive a elaboração de propostas de intervenção subsidiadas em dados obtidos nas práticas das disciplinas.

O Estágio Ênfase A – Psicologia e Processos Educativos, Psicologia e Processo de Prevenção e Promoção de Saúde é oferecido no 8º e 9º períodos.

O Estágio Ênfase B – Processos Clínicos e Processos de Gestão é oferecido no 9º e 10º períodos.

 

Atribuições do SEPSI 2024/1

Horários de Estágio 2024/1

Avaliação Qualitativa dos Estágios

Carta de apresentação

Critérios de avaliação dos estágios Avaliação qualitativa do estagiário

Ficha de campo

Ficha de identificação

Manual de estágio de Psicologia

Modelo de estudo de caso SEPsi

Modelo de projeto e relato de experiência

Modelo de relatório semanal

Orientações Gerais 2024/1

Portfólio reflexivo

Regulamento do SEPSI

Solicitação e justificativa de ausência
 




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Nossas Redes Sociais