3º Sicteg: formação profissional será debatida em palestra com foco em Medicina e Enfermagem

19 de Outubro de 2017

O médico e Doutor em Ciências (Ensino de Biociências e Saúde), Neilton Araujo de Oliveira, será um dos palestrantes do segundo dia da 3ª Semana Integrada de Ciência e Tecnologia (Sicteg). A palestra PET-SAÚDE/GRADUASUS com foco em Medicina e Enfermagem: instrumento potente de integração, articulação e desenvolvimento da Educação e da Atenção em Saúde, será ministrada no dia 26, às 08h30, no auditório 5 da estrutura do evento, que será instalada no campus I da UnirG.  A inscrição é gratuita e pode ser realizada clicando aqui

1Dr NeiltonOliveira é militante do Movimento da Reforma Sanitária no então norte de Goiás, hoje estado do Tocantins, desde a década de 1970. Atualmente é professor da Universidade Federal do Tocantins, campus de Palmas.

Na 3ª Sicteg, ele irá falar sobre a importância da formação dos profissionais em saúde, a partir da proposta de integração entre ensino-serviço-comunidade.

“A graduação é um espaço e um tempo privilegiado para discutir questões relevantes sobre o ensino de saúde, e como isso se reflete nos serviços oferecidos ao cidadão por meio do Sistema Único de Saúde. Precisamos pensar em inovações que possam ampliar a compreensão dos futuros profissionais sobre o conceito de saúde, que vai além do que apenas a ausência de doenças, e sobre os complexos fatores que interferem na saúde das pessoas”, afirma Dr. Neilton.

1SICTEG logoAinda segundo ele, o envolvimento da Academia na construção do SUS é uma necessidade constante. Em sua palestra, o Dr. Neilton irá destacar o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde/GraduaSUS), uma iniciativa voltada para o fortalecimento das ações de integração ensino-serviço-comunidade por meio de atividades que envolvam o ensino, a pesquisa e extensão universitária, e a participação social.

A 3ª Sicteg será realizada de 25 a 27 de outubro. O evento é uma realização do Projeto Inova Gurupi juntamente como Centro Universitário UnirG, Universidade Federal do Tocantins, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), Governo do Estado e Sebrae. A programação faz parte da 14ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que esse ano tem o tema "A matemática está em tudo".

Para mais informações acesse o site da 3ª Sicteg www.sicteg.com.br

Foto/internet