VI Congresso Científico da UnirG recebe inscrições de estudantes secundaristas

25 de Agosto de 2016

O maior evento científico da região sul do Tocantins, o VI Congresso Científico do Centro Universitário UnirG deverá receber 4 mil congressistas de todo o Estado. Nessa edição, os estudantes do Ensino Médio e Técnico terão a oportunidade de inscrever-se para palestras com profissionais nacionalmente reconhecidos, em mesas-redondas, debates, videoconferências, minicursos e ainda da Feira das Profissões. O investimento é de R$ 20. Para estudantes de graduação e profissionais a inscrição é no valor de R$ 40. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas até 19 de setembro no site www.congresso.unirg.edu.br

LOGOMARCA VI Congresso Científico UnirGO evento abordará a temática Ciência, inovação e empreendedorismo: a pesquisa no desenvolvimento regional. Também são esperados 10 mil visitantes na Feira de Profissões, outra importante atração do Congresso.

“Ao participar de um evento tão importante, o estudante que ainda não ingressou no Ensino Superior terá contato com o universo acadêmico e informar-se sobre diferentes profissões e o mercado de trabalho”, afirma o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UnirG, Dr. Marllos Peres.

A abertura do evento, no dia 20, às 20h, será com a palestra magistral da empreendedora Anielle Guedes. Aos 23 anos, Anielle já se apresentou em mais de 14 países em organizações como a ONU, G20 e Banco Mundial e está na lista dos 30 jovens mais talentosos com menos de 30 anos da Revista Forbes.

Outro destaque no evento será a presença do Dr. Durvanei Augusto, pesquisador da fosfoetalonamina, a droga que auxiliaria no combate ao câncer e que causou polêmica nos últimos meses no Brasil. Durvanei foi o responsável por apresentar sua pesquisa e os efeitos da fosfoetanolamina no Senado Federal junto às comissões de Ciência, Tecnologia e Inovação e à Comissão de Seguridade Social e Família. É pesquisador chefe do Instituto Butantan em São Paulo (SP).

Outro tema que será abordado é o vírus Zika, na palestra que será ministrada por Constância Ayres, no dia 21, às 08h. Ayres é pós-doutora em Medicina Tropical e pesquisadora em Saúde Pública do Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães (Fiocruz-PE).

Na oportunidade alunos e professores também vão apresentar trabalhos científicos em forma de pôsteres, e os melhores estudos serão premiados.

Para o presidente do evento, Me. Geovane Rossone, “essa será uma grande oportunidade para que os participantes adquiram conhecimento com a presença destes profissionais, internacionalmente renomados nas diversas áreas do saber. Um dos objetivos desta Instituição é formar indivíduos inovadores que visam o desenvolvimento através da ciência”.

Eventos culturais

A programação do Congresso Científico também inclui eventos culturais, com destaque para os festivais. No dia 21 será realizado o Sing Your Song, Festival de Música em Língua Inglesa do Centro Universitário UnirG. As inscrições estão abertas até o dia 10 de setembro e podem participar pessoas com idade mínima de 10 anos. Os candidatos deverão interpretar músicas em língua inglesa, independente do gênero musical.

Serão avaliados os quesitos voz, interpretação e pronúncia. Os vencedores receberão os seguintes prêmios:

1º lugar: R$ 1.500, um troféu e uma bolsa oferecida pela Escola Academia Washington

2º lugar: R$ 1000, um troféu e uma bolsa oferecida pela Escola Academia Washington

3º lugar: R$ 500, um troféu e uma bolsa oferecida pela Escola Academia Washington.

Já a oitava edição do Festival Universitário da Canção (FUC) será realizada nos dia 22 e 23 de setembro. As inscrições estarão abertas até 09 de setembro e o regulamento pode ser lido aqui

O 8º FUC aceitará obras compostas em qualquer gênero musical na língua nacional. Os participantes devem estar vinculados como alunos de graduação em instituições de ensino com sede no estado do Tocantins.

Serão avaliados os quesitos: letra, música e interpretação. O festival oferece a cada composição classificada uma ajuda de custo de R$ 200.

Aos vencedores serão distribuídos os seguintes prêmios:

- 1º Lugar - R$ 1.500,00 e troféu

- 2º Lugar R$ 1.000,00 e troféu

- 3ºLugar R$ 500,00 mais troféu

- Música mais popular (escolhida pelo público) - Um troféu

- Melhor intérprete (escolhido (a) pela comissão) – Um troféu

Acesse o regulamento clicando aqui