Comunidade do sul do Tocantins participa de reunião da Comissão Pró-comitê de bacias hidrográficas dos Rios Santo Antônio e Santa Tereza

16 de Junho de 2016

Com objetivo de apresentar o plano de ação, definir a diretoria provisória e grupos de trabalhos, a comissão do Pró-comitê de bacias dos Rios Santo Antônio e Santa Tereza promoveu a primeira reunião na última semana, em Alvorada/TO.

comitÊ

O Comitê será representado pelo poder público Estadual e Municipal, pelos usuários que tenham outorga de água como irrigantes, concessionárias de água e outras empresas, além da sociedade civil organizada dos oito municípios integrantes das bacias (Gurupi, Alvorada, Sucupira, Figueirópolis, Peixe, Jaú, Talismã e Cariri).

“O intuito do Comitê é ser uma entidade representativa da sociedade para debater sobre conflitos pelo uso da água e estabelecer um planejamento para o seu uso adequado, propondo soluções para que esse recurso seja utilizado de forma equilibrada e para que haja garantia do direito de todos de forma a conservar as bacias hidrográficas da região”, disse a coordenadora do projeto, a professora da UnirG, Drª Nelita Gonçalves Faria e Bessa.

Em reunião foi definida a diretoria provisória e comissões para mobilização dos municípios envolvidos e para o futuro processo de eleição do comitê, com diretoria definitiva.

“A diretoria provisória ficou composta pela UnirG (sociedade civil) como Presidente, Prefeitura de Gurupi (poder público) como Secretária e como auxiliares a Saneatins Odebrecht Ambiental (usuário de água), Instituto Ádamo (ONG), Prefeitura de Alvorada (Poder público) e IFTO (Sociedade civil). Já para a comissão eleitoral ficou definido o Instituto Naturatins, SEMARH e UnirG e para a comissão de mobilização a UnirG, Naturatins, SEMARH e Prefeituras de Peixe, Cariri e Gurupi. Todo este processo segue a resolução do CERH/TO n°025 de 14/10/2011”, destacou Bessa.

Execução do Projeto

O Centro Universitário UnirG executa o projeto bacias hidrográficas (formação do comitê; revitalização da bacia urbanizada de Gurupi) juntamente com a Prefeitura de Gurupi, em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT/Gurupi) e o Instituto Federal do Tocantins (IFTO/Gurupi).

O projeto foi contemplado no âmbito da Política Estadual de Recursos Hídricos e Fundo Estadual de Recursos Hídricos, gerido pela Secretaria Estadual de Recursos Hídricos (SEMARH-TO) - Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH-TO).