Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.

INSCREVA-SE
NO VESTIBULAR
🇺🇸 🇪🇸 🇫🇷 🇩🇪 🇮🇹

Rádio UnirG

UnirG – Universidade de Gurupi
UnirG – Universidade de Gurupi UnirG – Universidade de Gurupi

Arena Conhecimento reúne profissionais para discutir futuro da Educação Física


02 de Setembro de 2026



Evento promovido pela UnirG, em parceria com Uniplan e Unopar, celebra o Dia do Profissional de Educação Física com debates sobre mercado, saúde, empreendedorismo e formação

 

Com o tema “Arena Conhecimento: debatendo juntos o futuro da Educação Física”, o curso de Educação Física da Universidade de Gurupi – UnirG, em parceria com o Centro Universitário Planalto do Distrito Federal – Uniplan e a Universidade Norte do Paraná – Unopar, promoveu na noite desta terça-feira, 1º de setembro, uma programação em celebração ao Dia do Profissional de Educação Física. O evento foi realizado no auditório do Centro Cultural Mauro Cunha, em Gurupi.

Profissionais das três instituições participaram de uma roda de conversa dividida em três momentos. Os debates abordaram os temas “Educação Física Escolar: desafios, possibilidades e futuro da profissão docente”; “Além das quadras: gestão esportiva e empreendedorismo”; e “Educação Física e Saúde: atuação profissional e qualidade de vida”. Entre os participantes estavam professores e egressos da UnirG.

Segundo o coordenador do curso de Educação Física da UnirG, MDrº João Bartholomeu Neto, a iniciativa buscou promover uma celebração integrada entre instituições que atuam na formação de profissionais da área em Gurupi. Para ele, a profissão vive um momento de expansão e oferece diferentes possibilidades de atuação.

“A Educação Física está forte. Era considerada a profissão do futuro e já se tornou a profissão do presente. A proposta é discutir a Educação Física escolar, o esporte e o empreendedorismo fitness, que são grandes pilares e apresentam diversas áreas de atuação para quem deseja construir uma carreira”, afirmou.

O coordenador também destacou as mudanças no comportamento da sociedade em relação à saúde e à qualidade de vida. Segundo ele, esse cenário ampliou as oportunidades profissionais, especialmente em áreas como treinamento personalizado, estética e longevidade.

“Os desafios atuais são diferentes nos últimos 15 anos. O mundo mudou a nossa profissão, e discutir esse futuro em conjunto com as universidades é importante. As pessoas estão investindo mais em saúde, estética e longevidade, o que amplia os campos de atuação”, acrescentou.

O egresso e professor da UnirG, mestre em Movimento Humano e Reabilitação, Dayvison da Silva, avaliou que o momento é favorável para os profissionais de Educação Física, tanto na área do bacharelado quanto na licenciatura.

“Vivemos um momento muito positivo para a atividade e o exercício físico. A sociedade está mais consciente sobre os cuidados com a saúde, e o mercado também tem se adaptado a esse novo consumidor. Para o educador físico, isso representa um campo amplo de atuação”, destacou.

O professor também ressaltou a importância da formação prática dos acadêmicos e apontou oportunidades no mercado para profissionais licenciados, especialmente diante da demanda por professores qualificados.

Representando a presidência da Fundação UnirG, o contador Manoel Moraes, destacou o valor da integração entre as instituições para discutir os novos desafios da profissão. Segundo ele, a Pandemia contribuiu para ampliar a percepção da sociedade sobre a importância da atividade física para a saúde.

“Depois da Pandemia, a profissão passou por uma ressignificação. As pessoas enxergam a saúde como algo primordial, e não conseguimos alcançar isso sem movimento. A Educação Física contribui para uma vida mais saudável. Parabenizo todos os profissionais da área”, afirmou.

Parcerias

A prefeita de Gurupi, Josi Nunes, também participou do evento e parabenizou os profissionais pela data. Ela destacou iniciativas desenvolvidas pelo município em parceria com a UnirG e a ampliação da presença de profissionais de Educação Física na rede pública de saúde.

“Temos uma parceria com o projeto Vida Saudável, da UnirG, que conta com 20 bolsistas do curso. Também contratamos 15 profissionais de Educação Física para atuar nas Unidades Básicas de Saúde e implantamos uma política que reconhece a atividade física como fator de prevenção à saúde”, relatou.

Para a prefeita, a atuação conjunta entre poder público e instituições de ensino contribui para ampliar as ações voltadas ao bem-estar da população. “Nosso objetivo é levar bem-estar, saúde e educação para a nossa comunidade”, concluiu Nunes.

Sobre as apresentações

Cada instituição parceira foi responsável por um dos painéis apresentados. O primeiro tema, foi conduzido pela UnirG, com a participação dos egressos da Instituição, Marco Júnior Graciano e João Victor Torres, sob mediação da professora da Instituição, Ma. Elisângela Mantelli.

A segunda rodada contou com a participação do também egresso da UnirG e Secretário de Esporte e Juventude, Me. Iron Júnior, a egressa da Unopar, Emily Inácio, sob a mediação da ex-aluna da UnirG, professora da Unopar, Mônia Praxedes.

No final, os participantes do último tema foram também os egressos da UnirG, professor Wylker Saraiva, a professora Léia Carneiro. Já a mediação ficou por conta do professor da Uniplan, Káio Alencar.

 

 

Giselli Raffi - Jornalista Ascom

 






UnirG
Prefeitura

Nossas Redes Sociais