Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.
11 de Agosto de 2026
A Universidade de Gurupi - UnirG ampliou as condições de acessibilidade no campus Jacinto Nunes da Silva (campus I), com a conclusão das rampas de acesso aos palcos dos auditórios dos blocos “D” e “F”. A adequação atende a uma demanda identificada pela Reitoria, pelo Núcleo de Desenvolvimento e Acompanhamento Institucional (NDAI) e pela Comissão de Acessibilidade da Instituição.
A intervenção busca garantir maior autonomia e segurança para acadêmicos, servidores e visitantes com mobilidade reduzida. Além disso, a intenção é adaptar os espaços institucionais às normas de acessibilidade.
De acordo com o vice-reitor da UnirG, Me. Paulo Henrique Mattos, a adequação também atende a uma recomendação do Conselho Estadual de Educação – CEE. A Universidade foi orientada quanto à adoção de medidas de acessibilidade em diferentes espaços do campus, como passarelas, salas de aula e auditórios.
“Para nós, a acessibilidade é uma prioridade fundamental para melhorar a vida de toda a comunidade
acadêmica e visitantes da Instituição. Nosso compromisso é garantir bem-estar e acessibilidade para todos. Agora, temos as passarelas do campus I desimpedidas e as rampas dos auditórios construídas”, destacou.
Segundo a presidente da Comissão de Acessibilidade da UnirG, Gisela Guadalupe, a adequação dos auditórios integra as metas estabelecidas pelo colegiado. A comissão solicitou ao Departamento de Fiscalização de Obras da Universidade a elaboração de um planejamento para adequar os espaços às normas técnicas de acessibilidade.
“Solicitamos a elaboração de um planejamento para adequar a acessibilidade nos auditórios, seguindo as normas e recomendações da Associação Brasileira de Normas Técnicas. Essa demanda foi concluída com êxito”, explicou.
A conclusão das rampas representa mais uma etapa das ações voltadas à eliminação de barreiras arquitetônicas no campus I. Além do fortalecimento de uma universidade mais inclusiva e acessível à comunidade acadêmica e à sociedade.
Thais Lira - Jornalista Ascom