Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.
26 de Junho de 2026
Debate reuniu pesquisadores de universidades tocantinenses e consolidou parceria para ampliar intercâmbio, pesquisa e cooperação internacional.
A internacionalização do ensino superior foi o tema da abertura da Semana de Planejamento Pedagógico da Universidade de Gurupi (UnirG), realizada na noite desta quarta-feira (25), no campus Jacinto Nunes da Silva. Professores, coordenadores e gestores discutiram estratégias para ampliar a inserção da Instituição em redes nacionais e internacionais de ensino, pesquisa e inovação.
Participaram da programação o vice-reitor, Me. Paulo Henrique Mattos, representando a Reitoria; a pró-reitora de Graduação, Dra. Samara Gomes; a pró-reitora de Extensão, Cultura e Assistência Estudantil, Ma. Kattia Ferreira; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, PhD Walmirton D'Alessandro; a chefe de gabinete da Fundação UnirG, Tatiane Coelho, representando a Presidência, além de docentes e coordenadores de cursos.
Segundo a pró-reitora de Graduação, a Semana de Planejamento Pedagógico é um espaço de reflexão e construção coletiva voltado ao fortalecimento institucional.
"Nesta abertura, escolhemos discutir a internacionalização por ser uma política prevista no Plano de Desenvolvimento Institucional e cada vez mais estratégica para a formação acadêmica, a produção científica e a ampliação da cooperação entre universidades", afirmou.
Samara destacou que a UnirG vem estruturando essa política por meio do Escritório de Parcerias Globais, coordenado pelas professoras, Karita Carneiro e Marise Suzuki, em parceria com a Reitoria e a Vice-Reitoria.
"Receber representantes da UFNT e da Unitins permite aos nossos docentes conhecer experiências consolidadas, compartilhar conhecimentos e fortalecer esse processo de amadurecimento institucional. Esse diálogo prepara a UnirG para os desafios contemporâneos do ensino superior".
Para o vice-reitor, a Semana de Planejamento Pedagógico também é um momento de alinhamento das ações institucionais e de apresentação dos resultados alcançados pela gestão.
"Entre os principais avanços estão o fortalecimento da política de internacionalização, a criação do Escritório de Parcerias Globais, a assinatura do primeiro convênio internacional para dupla certificação na área de Odontologia e a ampliação das articulações com instituições estrangeiras", disse Mattos.
Ele ressaltou ainda que a Universidade avançou na realização de eventos científicos com participação de pesquisadores internacionais, na implantação de novos cursos de graduação e pós-graduação e no fortalecimento da pesquisa.
"Esse planejamento aproxima os professores das ações institucionais, valoriza o trabalho desenvolvido e organiza as metas que orientarão o semestre letivo", acrescentou o vice-reitor.
Experiências compartilhadas
A mesa-redonda foi conduzida pelas professoras da UnirG, Marise Suzuki e Karita Carneiro, e contou com a participação da pró-reitora de Pesquisa e Inovação da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Kênia Ferreira Rodrigues, e da diretora de Assuntos Internacionais da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Fabrinny Machado. As convidadas compartilharam experiências e discutiram estratégias para ampliar a cooperação científica entre as instituições.
Para Kênia Rodrigues, a internacionalização deve ir além da assinatura de acordos formais. "O objetivo é construir redes permanentes de pesquisadores, capazes de desenvolver projetos conjuntos, envolver estudantes e fortalecer a produção científica. A aproximação entre as universidades do Tocantins amplia essas possibilidades"
Ela destacou que a UFNT mantém projetos em parceria com universidades do México, Colômbia, Peru e Estados Unidos, enquanto a UnirG também vem ampliando sua atuação internacional com iniciativas desenvolvidas na Inglaterra e na Colômbia.
Representando a Unitins, o intercâmbio de experiências fortalece o ensino superior no Estado. "Apresentamos as ações de internacionalização desenvolvidas pela Unitins para compartilhar práticas que contribuam para ampliar esse processo nas instituições tocantinenses", disse Machado.
Cooperação acadêmica
Durante a programação, UnirG e UFNT assinaram uma carta de intenções que formaliza uma cooperação acadêmica voltada ao fortalecimento da internacionalização das duas instituições.
O acordo prevê ações conjuntas, como intercâmbio de docentes e estudantes, compartilhamento de experiências e boas práticas, além da articulação de parcerias internacionais já estabelecidas por ambas as universidades. A iniciativa também amplia as oportunidades de cooperação científica e institucional, por meio da atuação em redes nacionais e internacionais.
A coordenadora de Parcerias Internacionais da UnirG, destacou que o evento representa mais um avanço na consolidação da política institucional de internacionalização.
"Internacionalizar não significa apenas promover mobilidade acadêmica. É incorporar perspectivas globais ao currículo, às disciplinas, à pesquisa e à extensão, formando profissionais preparados para atuar em um contexto internacional", relatou Karita Carneiro.
Segundo ela, o contato com experiências bem-sucedidas de outras universidades amplia as possibilidades de inovação institucional.
"Essa troca de conhecimentos fortalece nossas ações, amplia a visão global dos currículos e contribui para elevar a qualidade do ensino e consolidar uma cultura de internacionalização na UnirG".
A programação da Semana Pedagógica seguiu na manhã desta sexta-feira, 26. Para mais informações sobre o cronograma do evento acesse: https://iow.unirg.edu.br/eventos/
Por Giselli Raffi - Jornalista Ascom
Fotos: Haylma Jayne