Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.
21 de Maio de 2026
Evento reúne pesquisadores do Brasil e do exterior em programação com palestras, oficinas e apresentações científicas até sábado, em Gurupi.
A abertura do I Congresso Internacional Interdisciplinar de Educação e Inovação Social (I CIIECIS) reuniu, na noite desta terça-feira, 20, pesquisadores, professores, acadêmicos e representantes do poder público em um ambiente de integração entre ciência, cultura, arte e produção do conhecimento. O evento segue até sábado, 23, no campus Jacinto Nunes da Silva, da Universidade de Gurupi – UnirG.
Promovido pela UnirG, por meio do Programa de Pós-Graduação em Educação Social (PPGES), o congresso propõe discussões voltadas à transformação social, inovação e desenvolvimento comunitário.
Participaram da solenidade de abertura a reitora da UnirG, Drª Jaqueline Ribeiro; o presidente da Fundação
UnirG, Thiago Piñeiro Miranda; a coordenadora do PPGES e do congresso, Drª Marcilene de Assis Alves Araujo; a secretária municipal de Ciência e Tecnologia, Drª Talita Ferreira; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Drº Walmirton D’Alessandro; e a coordenadora de Internacionalização, Ma. Karita Carneiro.
Durante a abertura, a reitora destacou a relevância do congresso para o fortalecimento da pesquisa e da internacionalização da Instituição. Segundo ela, a presença de pesquisadores estrangeiros representa um marco para os 41 anos da Universidade.
“Este congresso consolida o trabalho desenvolvido pelo Mestrado em Educação Social e amplia a visibilidade internacional da UnirG. Também simboliza o fortalecimento da pesquisa científica construída em parceria com instituições e órgãos de fomento, como a FAPT”, afirmou.
A programação conta com palestras, mesas interdisciplinares, oficinas, minicursos e apresentações científicas. As atividades são realizadas presenciais e on-line, conduzidas por pesquisadores do Brasil, Egito, Inglaterra e Colômbia.
A iniciativa conta com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (FAPT), por meio do Edital nº
01/2026.
De acordo com a coordenadora do congresso, o evento busca promover a troca de conhecimentos e aproximar a universidade das comunidades.
“Queremos compartilhar experiências, discutir novas perspectivas e apresentar propostas voltadas às comunidades tradicionais. O congresso também encerra um ciclo importante de pesquisas desenvolvidas por meio do PIBIC”, explicou Marcilene Araujo.
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), citado durante a cerimônia, é vinculado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que incentiva acadêmicos a desenvolverem pesquisas científicas sob orientação de professores.
O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação ressaltou a importância da integração entre pesquisadores brasileiros e internacionais. “Serão dias intensos de debates sobre desenvolvimento regional, nacional e internacional. O congresso também abre possibilidades de cooperação entre a UnirG e grupos de pesquisas de outros países”, destacou Walmirton D’Alessandro.
O presidente da Fundação UnirG enfatizou o impacto social da Universidade e o alcance das pesquisas produzidas pela Instituição. “Esse congresso demonstra a força do nosso Mestrado em Educação Social e evidencia como uma universidade do interior pode gerar impacto regional e atrair atenção internacional para Gurupi e para o Tocantins”, afirmou Miranda.
Acompanhe a programação completa do evento no site oficial do congresso: Even3 – I Congresso Internacional Interdisciplinar de Educação e Inovação Social




Por Giselli Raffi - Jornalista Ascom
Fotos: Haylma Jayne - Ascom