Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.
04 de Dezembro de 2025
Com o objetivo de fortalecer a cultura da inovação no Sul do Tocantins, o Centro de Desenvolvimento Regional (CDR Sul/TO)/Rede Deser, com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt), realizará o Workshop prático: “Construção de Patentes Relevantes na Era da IA”, voltado à proteção da propriedade intelectual. O curso será realizado na próxima quinta-feira, 11, das 14 às 17h, no auditório do campus Jacinto Nunes da Silva (campus I). As inscrições podem ser realizadas, gratuitamente, em https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdYN2gaRcueJFv6gb18POWVYH0FdOQc2Q9hVP2SCBbD4V7tlw/viewform
A iniciativa integra as demandas estratégicas do CDR/Sul para capacitar pesquisadores, inventores e empreendedores da região na formalização e proteção de suas soluções tecnológicas. O Workshop será conduzido pelo premiado na área e especialista em estudos de patenteabilidade, Henry Suzuki.
O público-alvo é estudantes de pós-graduação, pesquisadores, empresários e inventores interessados em compreender como proteger ideias inovadoras e transformar conhecimento científico em ativos econômicos para a região.
Conforme a professora da UnirG e coordenadora do CDR/Sul, Ma. Adriana Terra, o workshop adotará uma abordagem essencialmente prática, direcionada ao desenvolvimento de habilidades aplicadas no processo de proteção de invenções e no uso estratégico da informação tecnológica.
“Durante as atividades, os participantes aprenderão, de forma dinâmica e orientada, desde os requisitos básicos para obtenção de uma patente até as possibilidades de transferência de tecnologia e redação de pedidos de
patente”, explicou a coordenadora do CDR/Sul.
Entre os temas abordados, destacam-se: a importância da proteção de invenções, os critérios legais para concessão de patentes, o uso da informação tecnológica como ferramenta de pesquisa aplicada e competitividade, além das especificidades da proteção de patentes em áreas emergentes, como a Inteligência Artificial.
“A ação reforça o compromisso do CDR Sul/TO com a promoção de um ambiente de inovação sólido, capaz de orientar novas iniciativas em ciência e tecnologia e de estimular a geração de soluções alinhadas às necessidades locais”, completou Terra.
Com apoio da FAPT, o workshop se consolida como um passo importante para ampliar o domínio técnico sobre propriedade intelectual e incentivar a criação de novos projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) no território “Somos gratos à Fapt pelo apoio e a professora Claudia Auler, NIT/UFT, pela articulação do evento junto ao Henry Suzuki”.
O Workshop “Construção de patentes relevantes na era da IA”, é promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (FAPT) para Rede Deser via Centro de Desenvolvimento Regional (CDR Sul/TO)/Rede Deser, em parceria com a Universidade de Gurupi - UnirG, Universidade Estadual do Tocantins - Unitins, Instituto Federal do Tocantins - IFTO, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT e Universidade Federal do Tocantins – UFT.
Sobre o palestrante
Henry Suzuki é Sócio-Fundador e Diretor-Geral da Axonal Consultoria Tecnológica, membro da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil e integrante de conselhos e associações nacionais ligados à inovação e propriedade intelectual (FORTEC, ABPI e ASPI).
Farmacêutico e bioquímico formado pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo - FCF/USP, com pós-graduação em Administração pela ESPM, atua como inventor com patentes concedidas em diversos países. Especialista em estudos de patenteabilidade, liberdade de operação e análises tecnológicas, já apoiou inúmeros projetos de inovação e estratégias de proteção intelectual.
Entre suas principais premiações estão a Medalha Mérito Científico Farmacêutico (ACFB), a Comenda do Mérito Farmacêutico Paulista (CRF-SP), o Brazil Design Awards e o Designs of the Year (Design Museum, Londres).
