Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.
28 de Novembro de 2025
Evento reúne pesquisadores e comunidade acadêmica para discutir soluções locais e regionais. Ambientação colaborativa facilita o desenvolvimento de projetos e aproxima a sociedade da Universidade.
Na noite de ontem (27), a programação do UniSaberes 2025 – Semana Integrada de Pesquisa, Extensão e Empreendedorismo (SICPE²), reuniu mais uma vez professores, pesquisadores, acadêmicos e servidores da Universidade de Gurupi – UnirG para discutir ideias e ações de empreendedorismo. As atividades estão ocorrendo no campus Jacinto Nunes da Silva.
Em diferentes espaços da Universidade, projetos e propostas são apresentados com foco no desenvolvimento local e regional do Tocantins.
Para a coordenadora do Centro de Desenvolvimento Regional do Tocantins - CDR/Sul, professora Ma. Adriana
Terra, o momento demonstra a maturidade do ecossistema de inovação de Gurupi. Segundo ela, pesquisadores vêm trabalhando nos últimos 11 anos para incentivar as pessoas a atuarem como protagonistas na criação de soluções para a própria comunidade.
“Queremos que as ideias se tornem estratégias para melhorar a realidade local. A UnirG está preparada para formar profissionais completos e contribuir para políticas públicas, com um ecossistema de empreendedorismo e inovação bem estruturado”, destacou Terra.
A UnirG é a única universidade do Tocantins a contar com um Centro de Inovação em Biotecnologia com captação de recursos da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos). Além disso, mantém laboratórios de pesquisa e o Centro de Inovação em Negócios.
“Esses ambientes permitem que a comunidade interna e externa desenvolva ideias e as transforme em soluções reais. A realização de dinâmicas e desafios, envolvendo também alunos da educação básica, aproxima a sociedade da Universidade e estimula políticas de economia criativa, área em que o Brasil se destaca”, completou.
Fotos: Haylma Jayne - Ascom
