Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.
03 de Novembro de 2025
Acadêmicos da Universidade de Gurupi - UnirG, integrantes do projeto de extensão Integração Universidade, Serviço e Comunidade - IUSC, realizaram na última semana atividades voltadas à capacitação de adolescentes em primeiros socorros, com foco em engasgos, paradas cardiorrespiratórias e desmaios. A ação ocorreu no Esporte Clube Castelo, que atende cerca de 40 adolescentes entre 12 e 18 anos.
Participaram da atividade, estudantes dos cursos de Educação Física e Medicina. A escolha do local surgiu após diagnosticarem que parte dos alunos e, inclusive, a equipe técnica não possuíam conhecimentos básicos sobre emergências médicas.
Foi realizada uma palestra interativa, roda de conversa, com os adolescentes e a equipe técnica da escolinha. O objetivo da ação é a de sensibilizar sobre a importância dos primeiros socorros e o impacto de um atendimento
demorado.
A programação contou também com a colaboração da Liga Acadêmica de Urgências Médicas - LAUM da UnirG, que fez orientações técnicas sobre manobras importantes, como a Heimlich (para desobstrução das vias aéreas) e a reanimação cardiopulmonar - RCP. Ao final, os alunos receberam panfletos ilustrativos com orientações básicas de primeiros socorros
Segundo a estudante do 2º período de Medicina, Ester Correia, o projeto despertou interesse genuíno e ficou nítido o quão importante é levar esse tipo de conhecimento para pessoas de todas as idades. “Principalmente quando essas informações são passadas de forma descritiva, com paciência, sanando dúvidas e o mais importante é que desenvolvemos uma situação-problema, com simulações de como as manobras deveriam ser executadas”, concluiu.
Thais Lira - Ascom/UnirG