Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.
24 de Outubro de 2025
A Odontologia representa a missão de promover saúde, autoestima e qualidade de vida: esse é o propósito que une os irmãos Natália e Gerson, ambos movidos pela mesma vocação. Desde cedo descobriram o desejo de cuidar das pessoas e devolver confiança por meio do sorriso.
Formados pela Universidade de Gurupi - UnirG, eles carregam com orgulho os valores aprendidos durante a graduação. Os irmãos possuem junto a clínica Oral Center, em Gurupi. Natália Ribeiro, atua na área preventiva e estética, enquanto Gerson Neto, em cirurgia e endodontia.
Os dois afirmam que desde cedo sonhavam com a Odontologia. “Sempre tive contato com trabalhos manuais por meio dos artesanatos que minha mãe fazia, e também sempre admirei esse meio clínico, materiais e os procedimentos”. Já, Natália, apesar de idealizar a profissão, acabou fazendo outro curso por condições financeiras. “Quando eu era criança, meu sonho era ser dentista. Fiz outro curso, mas não me encontrei na profissão. Só muitos anos depois tive a oportunidade de cursar Odonto e, então, me encontrar em algo que gostava de verdade”, disse.
Para Natália, a instituição foi fundamental na sua formação, tanto profissionalmente, como na vida pessoal. “Somos muito apegados aos nossos pais e como já existia o curso em nossa cidade, com profissionais renomados sendo professores, a UnirG foi nossa primeira escolha”.
Ela ainda relembra alguns bons momentos na graduação. “A convivência com os colegas, as aulas práticas e as clínicas. Todos os professores marcaram minha caminhada, todos me ensinaram e me instigaram a obter mais conhecimento. O meu momento mais marcante, com certeza, foi ter tirado uma nota 10 em Prótese Fixa”, disse Ribeiro.
Já Gerson, afirma que a proximidade e o corpo docente foram decisivos para a escolha da Universidade. “Isso foi importante pois não necessitei morar fora e nem me afastar da minha família. Além disso a UnirG tem uma grade excelente de profissionais que eu já acompanhava antes mesmo de fazer o vestibular”, explicou.
A parceria e admiração são parte da caminhada dos dois, “Ele sempre me ensina todos os dias, então caminhar junto com ele é fácil e leve”, disse Natália sobre a rotina de trabalhar com o irmão. Gerson complementa: “todos os dias trocamos conhecimentos, técnicas e discutimos casos juntos”, finalizou Neto.
A Odontologia sob a perspectiva pediátrica
Entre brinquedos e jalecos coloridos, a cirurgiã-dentista, Jakeline Sabino atua na Odontologia. Atualmente, finalizando a pós-graduação em Odontopediatria, ela afirma que sempre esteve rodeada pelos pequenos, “Antes da faculdade, já trabalhava no ministério infantil da Igreja com crianças, e na graduação me identifiquei com a área. Quando formei comecei a ser procurada principalmente por crianças, foi então que decidi fazer a especialização”, disse Sabino.
“Atender crianças exige bastante paciência e compreensão. Entender que cada uma tem o seu tempo e personalidade, e se adaptar a essas diferenças”, ressaltou. Ela também afirma que as crianças respondem bem e no fim, cada atendimento é mágico. “É muito gratificante ver a diferença que faço na vida de cada uma, por meio dos abraços e sorrisos recebidos! Alguns choram, mas no final falam que vão voltar e que amam vir me visitar. E eu viajo no mundo imaginário junto com eles”, expressou.
E para quem está se formando, ela deixa uma mensagem: “A cada dentista que com tanto amor, cuidado e dedicação, transforma sorrisos e histórias, toda a minha admiração! É uma caminhada de muito esforço, aprendizado e entrega, mas ver o resultado em cada sorriso faz tudo valer a pena”, concluiu.
Odontologia na UnirG

O professor Me. Ed Wilson César, atua há mais de 20 anos na UnirG, e destaca que a Instituição tem valores alinhados ao bem-estar e humanização. “Aqui, nós buscamos ensinar aos nossos acadêmicos, que devemos tratar o paciente como um todo. Muitas vezes vamos além do trabalho de dentista, nos tornamos amigos dos pacientes”. Ele ainda complementa, “Em nossos projetos de extensão, costumamos levar os estudantes para vivências fora, como em comunidades quilombolas e aldeias indígenas”, disse César.
Para César, a atualização na profissão é o segredo para o sucesso. “Mesmo após a conclusão do curso, os estudos continuam. É muito importante se atualizar, especializar. A evolução é constante”, concluiu.
O curso de Odontologia da UnirG tem mais de duas décadas de história e é reconhecido pela qualidade do ensino e atuação em projetos de extensão e atendimento à comunidade. Ao longo dos anos, centenas de profissionais formados pela Instituição têm contribuído para o desenvolvimento da saúde pública e privada em todo o país.
O Dia do Dentista é comemorado no dia 25 de outubro, e a Universidade de Gurupi celebra e presta homenagem a todos os profissionais e acadêmicos que dedicam sua vocação ao cuidado com a saúde e autoestima
Nathália Costa - Ascom UnirG