Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.

INSCREVA-SE
NO VESTIBULAR
🇺🇸 🇪🇸 🇫🇷 🇩🇪 🇮🇹

Rádio UnirG

UnirG – Universidade de Gurupi
UnirG – Universidade de Gurupi UnirG – Universidade de Gurupi

UnirG celebra os 80 anos das Nações Unidas em sessão solene na Câmara de Vereadores de Gurupi


24 de Outubro de 2025



A Universidade de Gurupi – UnirG realizou, na manhã desta sexta-feira, 25, uma sessão solene na Câmara de Vereadores de Gurupi em homenagem aos 80 anos da Organização das Nações Unidas (ONU). O evento integrou o movimento ONU80, com o tema “Construindo nosso futuro juntos”, em sintonia com o Pacto para o Futuro, adotado pela Assembleia Geral da ONU em 2024.

A iniciativa fez parte das comemorações nacionais promovidas pela ONU Brasil, que convidou municípios, instituições de ensino e organizações da sociedade civil a realizarem ações locais para marcar a data.

O encontro reuniu gestores da UnirG, autoridades municipais, professores, estudantes e representantes da sociedade civil. O momento foi de reflexão sobre o papel da ONU e a importância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) — um conjunto de metas globais que orientam ações para erradicar a pobreza, promover a igualdade e proteger o meio ambiente até 2030.

Durante a solenidade, a servidora Leila Rosária Gonçalves Ferreira apresentou a proposta do Centro UnirG Sustentável (CEUS). “Conforme previsto no nosso Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI 2024 a 2028, a Universidade já realiza diversas ações alinhadas aos ODS, por meio de programas de ensino, extensão, pesquisa e gestão. Entre eles, destacam-se a disciplina IUSC, os grupos de pesquisa e os projetos de iniciação científica, entre outros”, destacou.

Segundo Leila, atualmente estão em andamento mais de 70 projetos de extensão, como o Fito UnirG, Universidade da Maturidade, NPJ nas Escolas e diversas iniciativas em comunidades indígenas e escolares. “Além disso, a UnirG presta atendimento à população por meio das clínicas-escolas, do Ambulatório de Saúde Comunitária, do Núcleo de Práticas Jurídicas, entre outros, reafirmando o compromisso com o desenvolvimento sustentável regional”, completou.

Ela explicou ainda que o Centro UnirG Sustentável consolida a sustentabilidade como princípio estruturante da Universidade. “O CEUS nasce como uma instância estratégica destinada a articular, implementar e monitorar ações de ensino, pesquisa, extensão e gestão acadêmica alinhadas aos ODS”, enfatizou.

A pró-reitora de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis, Ma. Káttia Ferreira, ressaltou a relevância da data: “Celebrar os 80 anos da ONU é uma etapa muito importante, especialmente para as universidades. É um compromisso da humanidade com a paz, a dignidade e os direitos humanos. Na UnirG, temos diversos trabalhos que garantem que esses valores se perpetuem dentro da comunidade”.

A pró-reitora de Graduação, Dra. Samara Tatielle Moreira Gomes, reforçou o papel social da academia: “As universidades formam cidadãos que darão continuidade às políticas públicas relacionadas aos ODS. Formamos transformadores da sociedade, pensadores que criarão políticas para melhorar a economia, erradicar a pobreza e promover o desenvolvimento sustentável e a educação”.

Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, PhD. Walmirton Bezerra D’Alessandro, a UnirG exerce papel essencial no desenvolvimento local: “Como universidade pública municipal, a UnirG está a serviço da comunidade, contribuindo para a resolução de problemas do município. Hoje homenageamos pesquisadores de excelência que, além de desenvolver pesquisa, captam recursos e aplicam o conhecimento diretamente na comunidade, gerando impacto real”

Walmirton destacou ainda que os projetos da Instituição ganham relevância justamente por seus resultados práticos. “De nada adianta um projeto que se desenvolve, mas não transfere conhecimento e benefícios à sociedade. Nossa missão é fazer a ciência alcançar a população e contribuir para o avanço dos ODS”, pontuou.

Autoridades presentes

A mesa diretiva foi composta pelo servidor Oximano Jorge, representando o presidente da Fundação UnirG, Dr. Thiago Piñeiro Miranda; pela pró-reitora Ma. Káttia Ferreira de Silva, representando a reitora Dra. Jaqueline Ribeiro e o vice-reitor Paulo Henrique Costa Mattos; pelo presidente da Câmara de Vereadores, Ivanilson Marinho; pelo vereador e presidente da Associação de Servidores da UnirG, Walter Coelho; pela servidora Leila Rosária Gonçalves Ferreira, representante do CEUS; além de outras autoridades e do vice-prefeito de Gurupi, Adailton Fonseca, representando a prefeita Josi Nunes.

Durante seu pronunciamento, Oximano Jorge destacou o papel social da UnirG e o engajamento de seus servidores: “É muito importante reforçarmos os princípios que defendem a justiça social. A UnirG cumpre seu papel de desenvolver a região. Parabenizo a Leila Gonçalves, os professores homenageados e todos que desempenham esse trabalho essencial. Agradeço também à equipe do Conexão RH, que vem realizando um trabalho excepcional, e ao vereador Walter Coelho e à servidora Luciana Ribeiro, presentes desde o início do Programa”.

Homenagens

Foram homenageados os professores Ma. Edna Maria da Cruz Pinho, Dra. Miréia Aparecida Bezerra Pereira de Freitas, Ma. Kárita Carneiro Pereira e a equipe do Projeto Conexão RH, do Departamento de Recursos Humanos.

Além de Gurupi, diversas cidades brasileiras promoveram eventos em alusão aos 80 anos da ONU. Em novembro, as melhores fotos das comemorações locais serão divulgadas nas redes sociais da @onubrasil.

 

Fotos: Haylma Jayne

 

 

 

 






UnirG
Prefeitura

Nossas Redes Sociais