Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.
06 de Outubro de 2025
Quase 60 acadêmicos da Universidade de Gurupi - UnirG participaram na última sexta-feira, 03, de um simulado preparatório para o Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed). O simulado foi aplicado simultaneamente em Gurupi, Palmas e em Limeira (SP).
As provas do Enamed serão aplicadas em todo o País em 19 de outubro. Segundo informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela realização do exame, cerca de 96 mil estudantes de Medicina estão inscritos nesta primeira edição do exame.
Conforme a coordenadora do curso, Anandra Pizzolato, o simulado mostra, de forma prática, como está o conhecimento dos acadêmicos nas diversas áreas da medicina cobradas no exame: clínica, cirurgia, pediatria, gineco-obstetrícia, preventiva, entre outros.
“Ele funciona como um termômetro realista para identificar os pontos fortes e lacunas. Serve para alinhar as fragilidades e fortalecer os pontos fortes. Nós fizemos uma força tarefa para que ocorresse, simultaneamente, o simulado nas três unidades de internato da UnirG”, afirmou a coordenadora.
O Enamed é realizado anualmente, e unificará as matrizes de referência e os instrumentos de avaliação no âmbito do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), para os cursos de Medicina e da prova objetiva de acesso direto do Exame Nacional de Residência (Enare).
O novo exame possui relevância estratégica nacional, no escopo da avaliação da formação médica no Brasil, e seus resultados impactam diretamente o Sistema Único de Saúde (SUS) e o ingresso de novos médicos no mercado de trabalho.*
(*Com informações do site https://www.gov.br/inep/pt-br/centrais-de-conteudo/noticias/enamed/enamed-2025-participante-pode-conferir-seu-local-de-prova )
(Fotos: arquivo coordenação de Medicina)