Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.
27 de Agosto de 2025
A Universidade de Gurupi – UnirG celebra mais uma conquista acadêmica e científica. A pesquisadora e docente, Dra. Jaqueline Cibene, foi contemplada na Etapa VALIDAR do programa Catalisa ICT 2025, promovido pelo Sebrae Nacional.
O projeto aprovado receberá uma bolsa no valor de R$120 mil, destinada ao desenvolvimento de atividades científicas e tecnológicas em equipe. Os acadêmicos selecionados são dos cursos de Farmácia e Medicina da Instituição: Társis Raquel Silva Schmidt (7° período de Farmácia) e Rhayk Sales Lira Glória (7° período de Medicina).
Ao todo, mais de 1.400 propostas foram submetidas por pesquisadores de instituições de todo o País, sendo selecionados apenas 316 projetos. A proposta da docente da UnirG foi a única de Gurupi-TO contemplada nesta etapa nacional.
A pesquisadora destaca a parceria institucional com a Universidade Federal do Tocantins (UFT), por meio do Dr. Raimundo Wagner de Sousa Aguiar, que foi orientador e apoiador do projeto. Essa iniciativa reforça o papel estratégico da integração entre universidades tocantinenses.
Segundo Jaqueline, essa conquista também revela a importância da valorização da biodiversidade do cerrado. “O reconhecimento nesta etapa do Catalisa ICT consolida nosso compromisso com a inovação, o empreendedorismo e o desenvolvimento sustentável, com foco regional e impacto social. Seguimos em frente, com ética, ciência e dedicação”, disse a professora.
Esse resultado reafirma a missão da UnirG de promover ensino, pesquisa e extensão de excelência, apoiando iniciativas que impulsionam o avanço científico e tecnológico, fortalecendo o desenvolvimento sustentável regional.
Nathália Costa e Thaís Lira - Ascom UnirG