Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.
26 de Junho de 2025
A Universidade de Gurupi - UnirG vem se destacando cada vez mais no cenário da ciência, tecnologia e inovação como polo de excelência em pesquisa científica. No último mês, a comunidade acadêmica comemorou a publicação de um artigo em uma revista internacional, a Journal of Ethnopharmacology.
O artigo científico foi publicado em uma revista científica de alto impacto (10.3 CiteScore, 4.8 Impact Factor) no formato de acesso restrito. O estudo intitulado “Safety assessment of the ethanolic extract of Siparuna guianensis: cell viability, molecular risk predictions and toxicity risk for acute and sub-chronic oral ingestion”, apresenta parâmetros de segurança toxicológica a nível in silico (computacional), in vitro (celular) e in vivo (em modelos animais), sobre a utilização de uma planta com descrição de uso etnomedicinal entre povos tradicionais.
A pesquisa que envolveu a iniciação científica, foi coordenada pela professora de Fisioterapia, Drª Elizângela Sofia Ribeiro Rodrigues, como resultado da orientação do acadêmico Pibic (bolsista) Samuel Alves de Souza, do curso de Fisioterapia e do acadêmico Pivic (voluntário) José Wilson Magalhães Sotero Filho, do curso de Medicina.
“A publicação de um artigo científico é sempre motivo de comemoração e alegria, através dos artigos divulgamos ciência e estreitamos laços científicos, além de promover o nome de nossa Instituição de Ensino Superior internacionalmente”, afirmou a professora.
Conforme o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da UnirG, PhD. Walmirton D’Alessandro, a UnirG reafirma seu compromisso com a excelência na pesquisa científica. “Esta publicação é uma prova concreta da qualidade dos nossos professores e acadêmicos. Além disso, reforça o papel estratégico da nossa Instituição na produção de conhecimento com relevância internacional”, finalizou D’Alessandro.
O artigo pode ser acessado através do DOI https://doi.org/10.1016/j.jep.2025.119751. Em conformidade com a política de publicação em acesso restrito, não é possível disponibilizar o texto completo.