Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.
19 de Maio de 2025
Na manhã do último sábado, 17, a coordenação de Residência Médica Integrada em Saúde de Família e Comunidade - COREME da Universidade de Gurupi - UnirG promoveu o evento “Dia D’elas” na Unidade Básica de Saúde João Manoel - UBS.
A ação foi voltada totalmente para cuidar da saúde física e mental das mulheres. A programação iniciou-se com alongamento com o educador físico da UBS, Thiago Moura. Ao longo da manhã, as participantes também aproveitaram diversas atividades, como distribuição de brindes, café da manhã e a realização de coletas preventivas.
A médica e organizadora da ação, Drª Julia Sanches, explicou que o evento foi motivado pelo desejo de comemorar o “Dia das Mães” e promover uma busca ativa de pacientes para a realização do exame preventivo citopatológico. A professora ainda ressaltou a importância de as mulheres priorizarem o autocuidado como passo essencial antes de cuidarem de seus familiares.
Em seguida, o Drº Artur Pereira, palestrou sobre a prevenção de Papilomavírus Humano - HPV, um vírus que afeta a pele e as mucosas. Ele é a infecção sexualmente transmissível mais comum no mundo, com algumas variações associadas ao surgimento do câncer de colo de útero, entre outros tumores malignos.
“Hoje, no Brasil, o câncer de colo é a terceira maior causa de morte em mulheres, até 8 mil mulheres morrem por ano. Os sintomas nas mulheres costumam ser silenciosos, por isso, é muito importante o rastreio pelo HPV e a regularidade do exame preventivo”, reforçou o médico.
Logo depois, a enfermeira esteticista, Rosana Valadares, falou sobre os cuidados e a prevenção de doenças de pele que as mulheres devem ter.
A enfermeira lembrou sobre a importância do uso de protetor solar, até mesmo dentro de casa. “A luz do celular pode causar manchas, nunca devemos dormir com maquiagem, pois a nossa pele é a primeira barreira que temos contra vírus e bactérias. Pequenos hábitos podem evitar doenças, como o uso do protetor solar”, enfatizou Rosana.
A doutora Julia Sanches destacou que, embora as mulheres sejam reconhecidas por se cuidarem mais, ainda há desafios relacionados à saúde feminina. Segundo ela, muitas mulheres desconhecem a importância de exames como o citopatológico, o exame de mama regular e o planejamento familiar. “Eventos como esse têm como objetivo cuidar da saúde das mulheres e esclarecer a relevância desses cuidados preventivos, fundamentais para evitar doenças como o HPV e o câncer de mama”, alertou.
Ao final do evento, as pacientes fizeram o exame ginecológico de coletas preventivas para a detecção precoce de alterações no colo do útero, que podem indicar a presença de câncer ou infecções sexualmente transmissíveis.
Thais Lira - Jornalista