Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.
12 de Maio de 2025
A Enfermagem é a maior categoria profissional no Sistema Único de Saúde (SUS), englobando 87,27% dos trabalhadores, entre enfermeiros, técnicos, auxiliares de enfermagem e parteiras. Hoje, 12, é celebrado o Dia Internacional da Enfermagem e o Dia do Enfermeiro e da Enfermeira, data em que a Universidade de Gurupi – UnirG destaca a importância desse profissional que, por meio do cuidado, aplica conhecimento científico em prol da sociedade.
“Escolhi atuar na Enfermagem por ser uma profissão feita carinho, presença e cuidado. O que mais gosto é poder cuidar das pessoas, ver a melhora de um paciente, com um sorriso no rosto após ele ter chegado com forte dor ou com o semblante triste”, explica a enfermeira da UPA 24h em Gurupi, Larissa Andrade Fernandes da Silva, egressa do curso de Enfermagem da UnirG.
Larissa atua há cerca de dois anos e afirma que o exercício da profissão exige mais do que conhecimento técnico. “Aprendi a ter mais paciência, escutar com mais atenção pois, às vezes, o que o paciente mais precisa é de alguém presente. Aprendi a valorizar os pequenos gestos como um sorriso, um ‘obrigado’, um olhar de alívio. Também entendi que, mesmo nos dias difíceis, cada cuidado que a gente oferece faz diferença”, frisa.
Para ela, os maiores desafios na Enfermagem são lidar com a carga emocional e física do dia-a-dia, trabalhar em ambientes, muitas vezes sobrecarregados, e manter o equilíbrio entre cuidar do outro e cuidar de si. “Também é desafiador ver o sofrimento dos pacientes e, mesmo assim, continuar firme, acolhendo com empatia e profissionalismo”, pontua.
Mesmo com os desafios, sua admiração pela profissão é maior. “Ser enfermeira para mim é atuar em uma profissão linda e, ao mesmo tempo, árdua. Essa profissão nos ensina, dia após dia, que o verdadeiro valor está em fazer o bem sem esperar nada em troca, simplesmente porque o cuidado é parte de quem somos”.
Ter um exemplo em seu núcleo familiar foi o que inspirou Nicole Alves Domingues, de 20 anos, a seguir o caminho da Enfermagem. “Cresci vendo a atuação da minha avó, que é profissional da área, e me apaixonei pela área”, disse a acadêmica do 5º período de Enfermagem da UnirG.
“Enfermagem para mim significa cuidar, fazer parte, acompanhar o paciente como um todo até a sua melhora, estar no processo da cura e a promover”, destacou Nicole.
Ao concluir seu curso, ela tem o desejo de contribuir com a formação de novos profissionais. “Tenho o sonho de ir para a docência, ensinar para outros sonhadores esse trabalho lindo e muito importante para a saúde”, disse.
Atuação do Enfermeiro e qualidade de vida da população
De acordo com o enfermeiro e professor da UnirG, Me. Daniel Asaph Guimarães de Castro, a melhoria da qualidade de vida da população é impactada pelo trabalho dos enfermeiros em todo o País.
“No Brasil temos as diretrizes e as políticas de saúde que, muitas vezes, não se concretizam totalmente na prática. Especialmente na Atenção Primária até existe uma cobertura abrangente, e o serviço deveria contar com uma equipe de diversos profissionais. Porém, em muitas localidades, especialmente em cidades menores, o único profissional existente é o enfermeiro que, diante das circunstâncias, desempenha muitos papeis para entregar o melhor serviço possível à comunidade”, explica Daniel.
Ele explica que o trabalho do enfermeiro é indispensável diante dos desafios existentes no campo da saúde e também quando o assunto é aumento da expectativa de vida da população. “Para que haja qualidade de vida, entre outros fatores, é importante o trabalho na área de Educação em Saúde. Nesse sentido, o enfermeiro é o profissional que mais dedica tempo e esforços junto à população, com trabalho de sensibilização, esclarecimentos, orientações, palestras, grupos de apoio. A formação abrangente que o enfermeiro recebe na graduação contribui para que ele seja um profissional tão relevante e qualificado para o serviço que realiza”, finalizou o professor.
A Universidade de Gurupi parabeniza a todos os Enfermeiros e estudantes de Enfermagem pelo Dia Internacional da Enfermagem!