Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.
24 de Abril de 2025
Com o intuito de propor políticas públicas para a pessoa idosa, ontem, 23, a Universidade da Maturidade - UMG, da Universidade de Gurupi - UnirG, recebeu o Conselho Municipal da Pessoa Idosa para uma pré-conferência. A reunião foi realizada no Proafe.
A ação antecede a conferência municipal, que será realizada no dia 30 de maio, em Gurupi. O município compõe uma das sedes do estado, que irá propor pautas que serão repassadas na 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (6ª CONADIPI).
Este ano a CONADIPI tem como tema, “Envelhecimento Multicultural e Democracia: urgência por Equidade, Direitos e Participação”, que reafirma o compromisso com a democracia e volta o olhar às múltiplas realidades da idade avançada. O encontro será realizado em novembro, em Brasília.
A 6ª edição traz os seguintes eixos temáticos a serem debatidos: Financiamento das Políticas Públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais; Fortalecimento das Políticas para a proteção à vida, à saúde e ao acesso ao cuidado integral da pessoa idosa; Proteção e Enfrentamento a todas as formas de violência, abandono social e familiar da pessoa idosa; Participação Social, Protagonismo e Vida Comunitária na perspectiva das múltiplas velhices; Consolidação e Fortalecimento da atuação dos Conselhos de Direitos da Pessoa Idosa como Política do Estado Brasileiro.
Para a presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa de Gurupi, Talita Ferreira, “é importante que o Conselho venha à UMG, pois elas sentem as dificuldades do dia a dia. Precisamos saber o que deve melhorar na qualidade de vida, pensando também nas gerações futuras”, pontuou a presidente.
“A participação delas é muito importante, pois, através dos encontros, poderão contribuir para as políticas públicas do município. Na UMG, a maioria das alunas é professora, aposentada, advogada e pedagoga aposentadas, o que traz muitas pessoas e visões para ajudar com o projeto da prefeitura, por meio do Conselho da Pessoa Idosa”, finalizou a coordenadora da UMG, Ceila Milhomem.
Nathália Costa - Ascom UnirG