Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.

INSCREVA-SE
NO VESTIBULAR

Rádio UnirG

UnirG – Universidade de Gurupi
UnirG – Universidade de Gurupi UnirG – Universidade de Gurupi

UnirG tem quatro projetos aprovados pela FAPT e Rede Deser para o CDR Sul


31 de Janeiro de 2025



Das 10 propostas aprovadas pelo edital da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (FAPT) e a Rede de Desenvolvimento Regional do Tocantins – Rede Deser, 04 são de pesquisadores da Universidade de Gurupi – UnirG. O resultado preliminar foi publicado nesta quinta-feira, 30.

O edital visa o apoio financeiro e técnico para projetos voltados à região do Centro de Desenvolvimento Regional – CDR Sul e à estruturação dos CDR nas regiões Centro, Médio Norte e Bico do Papagaio. São projetos que contribuem para o desenvolvimento científico e tecnológico do Estado.

Projetos aprovados pela UnirG

- Teclado Iny Rybè: Solução tecnológica para a preservação da língua e cultura do povo Javaé (Sofia Mara de Souza);

- Conectando saberes: Inglês para crianças do nosso jeito (Rosemeire P G Milhomens da Costa)

- Sabores e Saberes Iny: Sustentabilidade e Geração de Renda com a Produção de Mel na Ilha do Bananal (Marcilene de Assis Alves Araujo)

- Adsorção de Cafeína Utilizando Carvão Ativado da Casca de Arroz: Uma Solução Sustentável para o Tratamento de Micropoluentes Emergentes (Camila Ribeiro Rodrigues)

A coordenadora representante da UnirG, no CRD Sul, Ma. Adriana Terra, relatou que “para nós do CDR, que é um projeto interinstitucional, envolvendo a UnirG, Unitins, UFT e IFTO de Gurupi, o IFTO de Formoso do Araguaia, de Lagoa da Confusão e Dianópolis e a Unitins de Dianópolis, é muito satisfatório ver que as instituições foram contempladas”.

Adriana Terra destacou os projetos contemplados na Instituição. “Em relação a UnirG também ficamos felizes em saber que quatro bons projetos de desenvolvimento regional serão executados e poderão mudar a dinâmica social, ambiental e econômica dos beneficiados”.

A coordenadora parabenizou ainda a todos os professores da UnirG que enviaram projetos e também a todos os professores das IES da região Sul que enviaram suas propostas. Ressaltando que “todas são boas e deveriam ser contempladas”.

Adriana Terra estendeu os agradecimentos à FAPT e falou da necessidade de mais recursos para projetos. “Agradecemos à FAPT e percebemos que cada vez mais serão enviados projetos. Desta forma, é necessário ampliar o recurso destinado aos projetos CDR de todas as regiões do Estado. Pois, o CDR trabalha com projetos tanto da bancada científica de Universidades quanto de empresas que trabalham com inovação e ambos transferem deep tech, que são soluções tecnológicas para ajudar o território”, frisou.

A reitora da UnirG, Dra. Jaqueline Ribeiro, comemorou o resultado com alegria e orgulho e parabenizou a todos os professores. A aprovação desses projetos é um marco importante para a nossa Instituição, pois demonstra a qualidade e a relevância da pesquisa que estamos desenvolvendo. Além disso, é um reconhecimento do trabalho árduo e da paixão que vocês dedicam à sua área de estudo”, afirmou.

Dra Jaqueline destacou ainda que, a pesquisa é fundamental para o desenvolvimento da sociedade e para a formação de profissionais qualificados. “Agradeço a todos os envolvidos nos projetos, como professores, funcionários e estudantes que os apoiaram. É um trabalho em equipe que nos permite alcançar grandes conquistas. É exatamente isso que estão fazendo: contribuindo para o avanço do conhecimento e formando futuras gerações de líderes e inovadores”, concluiu.

O resultado final está previsto para ser divulgado em 11 de fevereiro. Já a assinatura de termo de outorga será em 21 de fevereiro.

Confira o resultado preliminar aqui.






UnirG
Prefeitura

Nossas Redes Sociais