Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.
20 de Janeiro de 2025
Na última sexta-feira, 17, duas acadêmicas do 9º período de Enfermagem UnirG realizaram plantão de estágio da Liga Acadêmica de Urgência e Emergência (LAUEEN), no Samu de Gurupi. Naquela manhã, Vitoria R. B. Fontinele e Weslaynne Santiago Miranda vivenciaram o primeiro parto de emergência.
Conforme Weslaynne, a equipe recebeu a ocorrência às 9h30, de uma gestante com contrações. “Logo chegamos na Rodoviária, a mulher estava dentro de um ônibus. A colocamos na maca e a levamos para a ambulância de suporte básico de vida. A avaliação nos deixou apreensivos, pois ela já estava coroando e entrando em período expulsivo. Às pressas, o condutor se dirigiu para o Hospital Materno de Gurupi”, frisou a estudante.
“Na Maternidade, o parto ocorreu ainda no corredor, enquanto a equipe do SAMU subia com a mulher para o Centro de Parto. Foi muito rápido, em menos de 10 minutos que chegamos no Hospital, a pequena Helena, nasceu ainda com a nossa equipe, e sem nenhuma complicação”, disse a acadêmica.
De acordo com Vitória, “em seguida, a mãe e a recém-nascida foram encaminhadas para os demais cuidados do pós-parto. Foi uma cena bem emocionante para todos que estavam no local. Esse atendimento ficará eternizado em nossas memórias”.
Vitória esclareceu ainda, que dependendo da ocorrência são direcionadas a Unidade de Suporte Básico (USB) composta pelo condutor socorrista e um técnico de enfermagem ou a Unidades de Suporte Avançado (USA), que possui aparelhos e equipamentos semelhantes aos da UTI hospitalar e têm sua equipe formada por condutor socorrista, médico e enfermeiro. “Para essa ocorrência foi encaminhada a USB devido às características descritas de estar em contrações e não em trabalho de parto”, frisou.
A Liga é orientada pela professora Ma. Denise Soares de Alcântara.