Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.
03 de Dezembro de 2024
A professora do curso de Pedagogia da Universidade de Gurupi – UnirG, Ma. Edna Maria Cruz Pinho, é uma das organizadoras do livro "HYYNA IJYY" Narrativas ancestrais Javaé em registro bilíngue (iny rybé e português), que foi lançado na última sexta-feira, 29, na Escola Indígena Tainá na aldeia Kanuono. A obra é coordenada pela professora Drª Solange Cavalcante de Matos, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) e também conta com a organização de Manuel Tomaz Ataíde Júnior (IFTO).
Na ocasião também foi feita a entrega de kit de fantoches da narrativa "Tainahaky", publicado com recursos da Lei Paulo Gustavo pela SECULT – TO.
A professora Ma. Edna Pinho realizou ainda uma formação de professores em teatro de fantoches, com objetivo de instrumentalizar os docentes em técnicas de uso dos fantoches na sala de aula. Também ocorreram ações de conto e reconto de histórias com pintura, desenho e confecção de fantoches direcionadas a estudantes do Ensino Fundamental.
Outra ação desenvolvida foi a realização de entrevistas e captação de imagens, que fazem parte de um documentário que está sendo produzido pelo professor da UnirG, Rafael Silva Oliveira sobre a cultura e narrativas indígenas Javaé.