Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.
19 de Novembro de 2024
Cultura, arte e sustentabilidade podem andar juntas na busca pela preservação do planeta e tudo que ela abarca. Com essa abordagem foi realizada, na noite desta segunda-feira, 18, a abertura da 5ª edição da Semana Cultural da Universidade de Gurupi.
O evento segue até esta sexta-feira, 22, com o tema “Luz, Câmera e Preservação: diálogos sobre cultura, arte e sustentabilidade”.
Para a pró-reitora de Extensão, Cultura e Assistência Estudantil, Drª Miréia Aparecida Bezerra, “a temática é importante no contexto universitário, pois promove uma reflexão para os alunos em relação a responsabilidade ambiental do planeta, da sociedade e no contexto regional”, frisou.
Conforme a gestora da Casa de Cultura da UnirG, Elisangela Duarte, é uma necessidade que a Instituição tem, em difundir esse tema na comunidade acadêmica por ser uma preocupação mundial.
“A arte surge como uma ferramenta importantíssima de passar essa conscientização para as pessoas. O que queremos expressar por meio da arte é uma mensagem de preservação, reciclagem, reaproveitamento e menos desperdício em prol da natureza”, afirmou Duarte.
A primeira noite do evento contou com apresentações do Coral Municipal Uirapuru, Grupo de Dança Corpore e Exposição de Artes Plásticas produzida pelos alunos da Casa de Cultura Maestro Onthonio Benvenuto da UnirG.
Participaram também da solenidade de abertura, a representante da Fundação UnirG, assessora da Presidência, Tatiane Coelho, o vice-reitor da UnirG, Dr Jeann Bruno Ferreira, a secretária de Cultura de Gurupi, Liliane Pagliarini.
Exposição de artes
Pintura em vasos produzidas por alunos de Artes Plásticas da Casa de Cultura estão expostas no local. Em técnica livre com modelos em cactos, super-heróis, frutas e abstratos, entre outros.
Conforme o professor de Artes Plásticas, Henrique Viegas, a proposta foi de realizar um trabalho diferente das exposições anteriores, que tocasse o público além do decorativo.
“Antes mesmo de conhecer a temática, pedi aos alunos para trazerem vasos de plantas e os deixei muito livres para realizarem as pinturas. Depois, conseguimos as mudas em um viveiro. Eles irão levar os vasos com as mudas para casa e assim são incentivados a aprenderem plantar uma árvore e cuidar do meio ambiente”, destacou Viegas.
O aluno Miguel Suzuki Martins Moraes pintou quatro vasos e contou sobre o seu processo de produção. “Demorei alguns dias para fazer a pintura dos vasos maiores. Gostei muito, já criei várias telas, mas em vasos essa é a minha primeira experiência”, disse o aluno.
Mesa-redonda
Foi realizada ainda, uma mesa-redonda sobre “Cultura, Arte e Sustentabilidade”. Participaram dos diálogos, Drª Carla Jovania Gomes Colares, professora da UFT e coordenadora do Projeto de Extensão Reciclar para Incluir; Celso Henrique Viegas Pereira, professor da Casa de Cultura da UnirG; Drª Raquel Marchesan, professora da UFT e coordenadora de projetos relacionados à base de resíduos florestais e agroindustriais e marcenaria básica; Dr. Jandislau José Lui, professor aposentado da UFT e presidente da Cooperativa de Resíduos Sólidos – COOPRE e Maria José Pereira Dias, costureira criativa e membro da Associação de Artesãos de Gurupi.
“Pasmem, são cerca de 20 toneladas de pneus recolhidos pela nossa cooperativa por dia. Esses pneus vão para a picadora e em seguida para os fornos das fábricas de cimento onde substituem o carvão. Hoje, nós fazemos parte de uma associação dos fabricantes e importadores de pneus do Brasil, chamada ReciclaNip”, um dos registros do professor Jandislau, entre os importantes diálogos e apresentações sobre a temática, por ele e demais profissionais.
A cooperativa visa fortalecer a gestão sustentável dos resíduos sólidos, com foco na reciclagem e no reaproveitamento de materiais.
Programação
A Programação da Semana Cultural segue nesta terça-feira, 19, às 19h, no hall do bloco D, do campus Jacinto Nunes da Silva (Campus I), com a 3ª edição da Mostra de Extensão, cujo tema é “Extensão Universitária e Comunidade: Caminho para a Transformação Social”.
19h30 às 20h30 - Apresentação dos banners dos relatos de experiência
21h - Entrega das menções honrosas para os três projetos que se destacaram nos anos de 2023 e 2024
Ainda esta noite será realizada também a II Mostra Cultural de Egressos e apresentação da Universidade da Maturidade de Gurupi – UMG.
O evento é uma realização da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assistência Estudantil da UnirG – Proecae.
(Fotos: Daniel Dantas)