Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.

INSCREVA-SE
NO VESTIBULAR

Rádio UnirG

UnirG – Universidade de Gurupi
UnirG – Universidade de Gurupi UnirG – Universidade de Gurupi

Estudante de Letras promoveu palestra para alunos da terceira idade


30 de Outubro de 2024



Na última semana, acadêmica de Letras da Universidade de Gurupi – UnirG, realizou uma palestra para os alunos a Universidade da Maturidade de Gurupi - UMG. A ação ocorreu durante a programação da Gurupi+Tech/10ª Sicteg, no campus da Universidade Federal do Tocantins - UFT, em Gurupi. 

A aluna do 8º Período do curso , Ana Paula Soares Marinho, ministrou sobre o tema “A Riqueza de Conviver com Idosos”. Ela abordou a importância da sociointeração entre gerações, com referenciais em citações de obras literárias como “Cem anos de Solidão”, de Gabriel Garcia Marques e “Terra sonâmbula”, de Mia Couto.

Na ocasião, a estudante falou sobre as transformações físicas, emocionais e sociais, que muitas vezes resultam em isolamento e perda de vínculos sociais. No entanto, práticas que promovem a sociointeração, como os relatos de memórias, têm se mostrado eficazes no fortalecimento de laços interpessoais entre os idosos.

“Foi um privilégio compartilhar reflexões sobre a importância de conviver e aprender com os idosos em nossa palestra. Conversamos sobre como essa convivência não apenas enriquece nossas vidas com sabedoria e experiência, mas também fortalece laços afetivos e amplia nossa compreensão da vida.

Marinho disse ainda que ao valorizar e respeitar os mais idosos, “reconhecemos a história que cada um carrega e aprendemos lições que muitas vezes só o tempo nos ensina. Acredito que promover essas trocas entre gerações é essencial para uma sociedade mais inclusiva e empática”, relatou a acadêmica.

A atividade foi supervisionada pela professora de Letras, Ma. Maria Wellitania de Oliveira. Conforme a professora a palestra foi interativa, levando o público a participar com relatos de experiências ou mensagens motivacionais de afeto e acolhimento entre gerações diferentes.

“Desde que firmamos a parceria com a UMG e passamos a ministrar oficinas de relatos e memórias, percebemos que quando os idosos são estimulados a contar suas histórias de vida em contextos de grupo, utilizando a linguagem como ferramenta, alguns benefícios importantes foram observados, como o fortalecimento dos laços sociais. A troca de experiências e memórias cria um ambiente de acolhimento e empatia, aproximando os participantes”.

A professora acrescentou também que, “o uso da linguagem para expressar sentimentos e recordações facilita a criação de vínculos afetivos, combatendo o isolamento social comum nessa faixa etária. Além disso, contribui para o estímulo de habilidades cognitivas, valorização da identidade e autoestima, integração intergeracional e bem-estar emocional”, finalizou Oliveira.

A iniciativa contou com a parceria da Universidade da Maturidade de Gurupi - UMG, coordenada pela professora Ma. Ceila Milhomem, evidenciando o projeto de extensão “Relatos de Memórias: desenvolvendo a sociointeração na terceira idade”. O estudo é submetido pelo curso de Letras à Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assistência Estudantil - Proecae.  

A UMG é um projeto de extensão que foi criado na UnirG em 2016, com o objetivo de promover a interação social e qualidade de vida e lazer, propondo melhora na perspectiva de vida dos idosos assistidos.

 

 

 

 

 

 






UnirG
Prefeitura

Nossas Redes Sociais