Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.

INSCREVA-SE
NO VESTIBULAR

Rádio UnirG

UnirG – Universidade de Gurupi
UnirG – Universidade de Gurupi UnirG – Universidade de Gurupi

Membros OPTTINS realizam minicurso e palestra na Gurupi + Tech Sicteg


24 de Outubro de 2024



A manhã do segundo dia da Gurupi + Tech / 10ª Sicteg contou com momentos de compartilhamento de experiências e discussões com integrantes do Observatório de Povos Tradicionais do Tocantins (OPTTINS) da Universidade de Gurupi – UnirG.

Um minicurso sobre “Práticas de pesquisa e valorização do conhecimento tradicional: experiências na educação básica” foi ministrado pelo Me. Leandro Gomes da Silva, Esp. Keyliane dos Anjos Leitão e pelo Me. Valterlan Teixeira Araújo.

“Abordamos os estereótipos, muitas vezes incorporados em nosso cotidiano, sobre os povos tradicionais. A proposta é tornar a sala de aula mais inclusiva, respeitando a identidade e as particularidades dos povos indígenas”, disse o Me. Leandro.

Segundo a Esp. Keyliane dos Anjos Leitão, além de uma reflexão histórica, o objetivo foi "destacar uma visão contemporânea, que evidencia a valorização da ancestralidade, dos saberes, da cultura e da identidade do povo indígena. Tudo isso devem se reconhecido com respeito e valorização”, complementou.

Em seguida, a palestra “Educação em Saúde: Prevenção e Cuidado com Doenças Tropicais em Comunidades Indígenas” foi ministrada pelos membros do OPTTINS, Yana Camargo, Fernanda Carvalho do Nascimento, Fernanda Martins Silva, Dra. Marcilene de Assis Alves Araujo e Dr. Francícero Rocha Lopes.

Na ocasião, eles abordaram a importância na Educação em Saúde no contexto das comunidades indígenas, sendo esse um instrumento fundamental para que as pessoas da comunidade tenham informações para identificar sintomas de doenças tropicais."Esclarecemos os sintomas e orientamos que, caso percebam algum deles, procurem a unidade de saúde da aldeia", disse a acadêmica de Medicina, Laura Barroso.

Os estudantes destacaram ainda as experiências vivenciadas durante as ações realizas junto às comunidades, além dos desafios para o repasse de informações de maneira efetiva. Segundo a acadêmica de Medicina, Laura Barroso, conhecer as diferentes culturas e estudar sobre elas, é um passo fundamental para que se estabeleça uma comunicação que promova o acolhimento e o cuidado.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 






UnirG
Prefeitura

Nossas Redes Sociais