Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.

INSCREVA-SE
NO VESTIBULAR

Rádio UnirG

UnirG – Universidade de Gurupi
UnirG – Universidade de Gurupi UnirG – Universidade de Gurupi

Gurupi+Tech - 10ª Sicteg realiza a abertura oficial com presença de autoridades e comunidade em geral


24 de Outubro de 2024



Com o tema “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais” foi realizada na noite de ontem, 23, a abertura oficial da Gurupi+Tech/ 10ª Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi - Sicteg. A solenidade ocorreu no auditório da Universidade Federal do Tocantins – UFT, reunindo autoridades de Gurupi e do Estado, parceiros do evento, professores, acadêmicos das Instituições envolvidas, e os gestores da Universidade de Gurupi - UnirG. O evento segue até amanhã, 25, no da UFT, instituição que sedia esta edição.

O pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da UnirG, Drº Fábio Pegoraro,  disse que há mais de 10 anos, por meio da professora da UnirG, Ma. Adriana Terra, em Gurupi começou a construção desse pensamento de inovação, ciência e tecnologia. Todos os governos que passaram por aqui apoiaram essa ideia no Estado. “Quando se tem uma região que investe nesses pilares, se tem uma economia mais sólida, criativa e eficiente. Gurupi vem se transformando e hoje a cidade se consolidou como o maior ecossistema de inovação do Tocantins, conforme constatado em pesquisas e consultorias identificadas pelo Sebrae”, declarou.

O professor continuou ainda dizendo que prova disso, a UFT conseguiu aprovar, junto ao Governo Federal, o primeiro Instituto de Ciência e Tecnologia do Tocantins - INCT e único da região norte do País. Com todo esse ecossistema, a UnirG também submeteu uma proposta com aprovação da construção de Centro de Inovação e Tecnologia.

“Diversas Universidades de renome do Brasil concorreram e somente nós fomos contemplados com a implantação desse centro de pesquisas. Isso comprova o quanto o ecossistema da nossa região está consistente, pelo mérito da união do trabalho que todas as Instituições de Ensino Superior desenvolvem no sul do Tocantins trabalhando pelo desenvolvimento”, destacou.

O sucesso da Gurupi+Tech e a 10ª Sicteg mostra o quanto Gurupi está avançada e desenvolvida, se consolidando como a capital do conhecimento. “Mais do que isso, prova ainda a maturidade no investimento em ciência e tecnologia da UnirG, quando recebemos a aprovação de duas aprovações na CAPS para a oferta de Programas de Mestrados”.

“Foram várias tentativas da UnirG em busca dessa conquista ao longo dos anos e hoje há esse reconhecimento da nossa maturidade científica da CAPS é evidente. Esse foi um dos nossos maiores desafios à frente da pró-reitoria de pesquisa da Instituição”, completou Pegoraro.

Atualmente, somente a UFT e a UnirG são as únicas Instituições de Ensino Superior no Tocantins que vão sedear a oferta de programas de mestrados próprios.

 

Autoridades

Entre os presentes estavam a prefeita de Gurupi, Josi Nunes, secretário interino da Indústria, Comércio e Serviços (SICS), Carlos Antônio Souza, secretária municipal de ciências e tecnologia, Talita Pereira, diretor técnico do Sebrae, Rogério Ramos, além de representantes das Instituições de Ensino Superior e de autoridades local.

O diretor técnico do Sebrae, Rogério Ramos, destacou o quanto é importante, forte e intenso para promover inovação, ciência e tecnologia envolvendo instituições de ensino superior, governos e empresariado para o engrandecimento de um projeto como a feira de ciência.

“Não se permite mais que empresários não se alie a tecnologia para obter sucesso no seu negócio. Gurupi está de parabéns, cirando e propondo estratégias voltadas para o desenvolvimento econômico e social de toda uma região”, disse Ramos.

O governador Wanderley Barbosa foi representado pelo secretário interino da Indústria, Comércio e Serviços, também parabenizou a organização da feira. “Nós entendemos a importância e relevância desse evento não somente para Gurupi, mas para todo o Estado, por isso não podemos deixar de apoiá-lo. Nosso objetivo é fazer com que este espaço impulsione o intercâmbio de ideias e projetos entre os diferentes atores envolvidos”, ressaltou Carlos Antônio Souza.

A prefeita Josi Nunes, destacou o a importância da união da ciência, pesquisa, tecnologia, inovação e empreendedorismo para a busca de soluções criativas que molda o futuro de Gurupi. “ A feira é um ambiente suscetível para essa troca de experiências e ideias para promover o desenvolvimento da nossa região. Sabemos da nossa responsabilidade como gestora pública de potencializar investimentos que impactam positivamente na nossa sociedade apoiando e realizando projetos como a Gurupi+Tech e a Sicteg. Gurupi tem se destacado como polo de inovação onde talentos tem se motivado a desenvolver tecnologias sociais que respeitem e preservem a nossa biodiversidade, melhorando a qualidade de vida da nossa população”, finalizou Nunes.

Sicteg

A Semana Integrada é reconhecida como a maior feira científica, tecnológica e de inovação do Tocantins. A Feira tem como principal objetivo promover a inovação e a tecnologia na Região Sul do Estado, criando um ambiente propício para a troca de experiências entre alunos, professores, profissionais da área de tecnologia, empresários e a comunidade em geral.

A Gurupi+Tech/10ª Sicteg continua com a programação durante todo o dia. Para saber mais acesse o site https://gurupimaistech.gurupi.to.gov.br/ e acompanhe o evento.

 

Apoiadores

A feira de tecnologia é realizada entre a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação e o Sebrae. Co-realização pela a Universidade de Gurupi – UnirG, Universidade Federal do Tocantins - UFT, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFTO, Universidade Estadual do Tocantins - Unitins e Associação Comercial e Industrial de Gurupi - Acig.

Entre os apoiadores estão o Governo do Tocantins, por meio das Secretarias de Indústria e Comércio (SICS) e do Turismo (Setur), além de instituições de ensino como UnirG, UFT, IFTO, Unitins, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins – Fapt e entidades como SESI, SESC, SENAC e Energisa.

 

 

 

 

 






UnirG
Prefeitura

Nossas Redes Sociais