Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.
23 de Outubro de 2024
Na manhã desta quarta-feira, 23, teve início a Gurupi+Tech e 10ª edição da Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi – Sicteg. Esta edição será realizada até sexta-feira, 25, na sede da Universidade Federal do Tocantins – UFT, campus de Gurupi.
Professores e acadêmicos da Universidade de Gurupi – UnirG, estão presentes acompanhando uma programação extensa e variada com palestras, minicursos, pesquisa e exposições voltadas a tecnologia, ciência e inovação. Apresentações culturais também integram as atividades da Feira.
Uma das palestras do dia ocorreu no auditório da UFT com a participação dos estudantes e dos professores da UnirG: José Carlos de Freitas, Ma. Kárita Carneiro e Lilian Salinas que ministraram o tema “Animais: objeto ou sujeito de direitos?”.
Segundo a professora Lilian Salinas, o assunto aborda sobre a sociedade enxergar os animais como objetos para apenas o servi-los e não como seres vivos que têm sentimentos.
“Mostramos que a legislação brasileira está evoluindo, já existem leis estaduais. A nossa Constituição também prevê a proibição de tratamento cruel aos animais trazendo a teoria biocêntrica, que defende a existência de valor nos demais seres vivos”, relatou Salinas.
“No Tocantins a vaquejada é um exemplo de uma prática cultural e de diversão em que as pessoas tem o hábito de assistir. Porém fica a reflexão, como fica os animais nesse contexto? A lei não proíbe a prática, mas é importante ressaltar que a proteção a esses animais deve ser preservada. Precisamos discutir mais sobre essa temática”, destacou o professor de Direto, Me. Sávio Barbalho.
Para a acadêmica do 7º período de Direito/Matutino, Laura Marques da Silva, a Sicteg traz muitas possibilidades de conhecimento. “Por cursar Direito estou à procura de assistir à programação na área jurídica, mas tem outros assuntos muito interessantes também. Acabei de ouvir a palestra sobre os direitos dos animais, e é um tema que não paramos para analisar no dia-a-dia o quanto o assunto é importante e relevante”, declarou.
Laura lembrou ainda da importância de participar de eventos científicos. “Eu gostei muito da Sicteg do ano passado, que foi realizada na UnirG. Sei que nesta edição também agregarei muito aprendizado e é muito bom sair da rotina da sala de aula”, disse a acadêmica.
Abertura oficial
Hoje a partir das 19h será realizada a abertura oficial da Gurupi+Tech e 10ª Sicteg com a presença do palestrante Gil Giardelli, que abordará “Inovação e Tecnologia: acelerando a transformação digital no Ecossistema Legal”. Giardelli é especialista em inovação e ecossistema digital e falará do uso de ferramentas tecnológicas para impulsionar resultados e fortalecer o ecossistema de inovação local.
O evento conta com o apoio de vários parceiros, entre eles: o Governo do Tocantins, por meio das Secretarias de Estado da Indústria e Comércio (Sics) e do Turismo (Setur); instituições de ensino superior como o Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Universidade de Gurupi (UnirG), UFT, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), além do SESI, SESC, SENAC, Energisa, entre outros. (*)
Acompanhe toda a programação da Gurupi+Tech/10ª Sicteg no endereço gurupimaistech.gurupi.to.gov.br/eventos.