Pesquisadores do OPTTINS promovem ações de educativas e de prevenção a saúde, na Ilha do Bananal

18 de Outubro de 2024

Pesquisadores do Observatório de Povos Tradicionais do Tocantins (OPTTINS), visitaram domicílios de comunidades indígenas, na Ilha do Bananal com intuito de promover uma ação voltada para a prevenção e combate ao câncer de mama e de colo de útero, promovidas por estudantes de Medicina. As ações desenvolvidas pelas equipes foram realizadas ontem, 17, na Aldeia Kanoano, na Ilha do Bananal.

Além disso, outras atividades foram realizadas ainda por professores e acadêmicos de Direito, Letras e Pedagogia da Universidade de Gurupi – UnirG.

A iniciativa integra o Outubro Rosa, tem como objetivo conscientizar as mulheres sobre a importância do autoexame e dos exames preventivos, como o Papanicolau e a mamografia.

De acordo com a coordenadora do OPTTINS, Drª Marcilene de Assis Alves Araujo, as visitas incluem elucidações por meio de imagens e GIFs, conversas detalhadas sobre sintomas, sinais clínicos e fatores de risco. “A campanha informativa destaca a importância das vacinas contra o HPV, desmistificando mitos e apresentando o calendário vacinal às mulheres indígenas”, disse.

Conforme Marcilene Araujo, a visitação também incluiu discussões sobre prevenção e combate a Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), como: herpes genital, cancro mole, HPV, doença inflamatória pélvica (DIP), gonorréia, clamídia, sífilis, tricomoníase e HIV.

“As ações visam orientar as mulheres sobre os riscos e a prevenção dessas doenças, incluindo demonstrações sobre o uso correto de preservativos e a discussão sobre métodos contraceptivos e vacinas”, destacou a coordenadora.

A equipe da saúde foi composta por acadêmicos de Medicina: Fernanda Martins, Laura Barroso, Yana Camargo e Yuri Fortaleza, além, da aluna de mestrado da UFT, Keyliane dos Anjos Leitão e o pesquisador do Observatório, Leandro Gomes da Silva, responsáveis por informar e educar as mulheres indígenas sobre essas questões de prevenção a saúde. Todos os alunos integram equipes como bolsistas e voluntários de cinco projetos do Edital FAPT/Propesq.

Além de cuidados a saúde, outras equipes também participaram da atividade. Professores e acadêmicos do Direito estiveram na Aldeia para também abordar nas visitas domiciliares, sobre a violência doméstica e familiar contra as mulheres Javaé.

“A equipe aplicou um questionário para identificar casos de violência, além de orientação jurídica sobre como identificar, denunciar e acessar serviços de apoio. Foram discutidos temas relacionados a direitos humanos e proteção à mulher, com informações práticas sobre como acessar a Delegacia da Mulher e outros serviços disponíveis. Essa ação resultará na produção de cartilhas informativas que serão distribuídas, contendo orientações sobre direitos e como agir em situações de violência”, relatou a coordenadora do OPTTINS.

Já participação da equipe do curso de Letras e Pedagogia foi com a realização da pintura da sala da Educação Infantil, reforçando o compromisso com a melhoria do ambiente escolar e o bem-estar das crianças indígenas. A ação busca promover um espaço mais acolhedor e propício ao aprendizado.

“Essas ações reforçam o compromisso da equipe em promover saúde, bem-estar e segurança às comunidades indígenas, alinhando esforços com a luta pelo fortalecimento dos direitos das mulheres”, finalizou Marcilene Araujo.

A visitação na Ilha foi coordenada pelas professoras da UnirG, Ma. Celma Mendonça Milhomem Jardim, Drª Marcilene de Assis Alves Araujo e Ma. Sofia Mara de Souza. Participou da ação também, a aluna bolsista de Direito, Gabriella Rodrigues Dantas. O grupo de pesquisadores integra o projeto de pesquisa “(Multi) Letramentos: Contribuições para o Ensino”, desenvolvido no Observatório de Povos Tradicionais do Tocantins (OPTTINS).