Curso de Enfermagem da UnirG realiza a 5ª Cerimônia de Passagem da Lâmpada

24 de Setembro de 2024

Na próxima sexta-feira, 27, o curso de Enfermagem da Universidade de Gurupi - UnirG, realizará a 5ª Cerimônia de Passagem da Lâmpada. O evento ocorrerá no Centro de Convenções Mauro Cunha, às 19h30.

Nesta solenidade, os estudantes que estão finalizando o curso passam uma lâmpada aos acadêmicos do 4° período, que irão iniciar suas atividades práticas.  É uma forma de transmitir simbolicamente o conhecimento adquirido e os compromissos assumidos com a profissão.

Para a professora Bárbara Taise Cunha, “a cerimônia tem o objetivo de reforçar  o compromisso de todos com o exercício da Enfermagem, com consciência e dedicação, respeitando sempre a vida e mantendo os ideais da profissão”.

A comissão de eventos do curso é a responsável pela organização da solenidade

Homenagem a Florence Nightingale

A lâmpada é um símbolo da Enfermagem que faz referência à enfermeira britânica Florence Nightingale, considerada a precursora da enfermagem moderna. Durante a Guerra da Crimeia, de 1853 a 1856, com seu trabalho, Florence conseguiu reduzir o número de mortos no combate. Ela usava uma lamparina para visitar os soldados feridos, o que lhe deu o apelido de "Dama da Lâmpada”*.

(Nathália Costa - estudante de jornalismo)

*com informações de coren-es.org.br e portal.coren-sp.gov.br