Oficina irá orientar pesquisadores sobre submissão de projetos na Plataforma Brasil

20 de Setembro de 2024

Estão abertas as inscrições para a oficina “Projeto de pesquisa sem pendência na Plataforma Brasil”, que será ministrada na próxima quinta-feira, 26, 19h, via Google Meet. As inscrições estão abertas gratuitamente na Plataforma IOW.

Podem participar estudantes e professores. De acordo com a coordenadora do Comitê de Ética da UnirG (CEP), Ma. Rafaela de Carvalho Alves, a oficina tem o objetivo de orientar os participantes sobre o processo de submissão de projetos de pesquisa na Plataforma Brasil, com foco em como evitar pendências e acelerar a aprovação ética. “Serão abordados os principais pontos de atenção na elaboração e submissão dos projetos, além de dicas práticas para garantir a conformidade com as exigências da plataforma”, disse Rafaela.

A professora explica ainda o CEP é um elemento fundamental integrante da estrutura científica da Instituição, salvaguardando o participante, o pesquisador e a universidade. “O colegiado do Comitê preza pela responsabilidade dos pesquisadores em relação aos sujeitos e ao desenvolvimento de protocolos éticos, baseando-se nas resoluções e normativas do Conselho Nacional de Saúde e Ministério da Saúde. Além disso atua na esfera educativa, visando a sensibilização da importância pedagógica e científica, discussão dos riscos inerentes, e estímulo ao pensamento ético e refinamento metodológico”, concluiu Alves.