UnirG participa de Congresso Internacional ABED de Educação a Distância

18 de Setembro de 2024

A Coordenadora Geral do Núcleo de Ensino a Distância da Universidade de Gurupi – UnirG, Ma. Alessandra Duarte, e o coordenador de TI do Núcleo de Ensino a Distância da Instituição, James Dean, participam até hoje, 18, do 29º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância (CIAED) em Brasília (DF). O evento aborda a “Qualidade e Excelência na Educação a Distância”, com a discussão de diversos termas relevantes, como a revisão do marco regulatório do EAD no Brasil, a aplicação da Inteligência Artificial (IA) ao Ensino a Distância, entre outros.

“É a primeira vez que a UnirG participa do evento. Foi uma excelente oportunidade para que nos mantenhamos por dentro das principais discussões e perspectivas futuras da EAD, principalmente das novas tecnologias educacionais que estão sendo amplamente utilizadas no processo de ensino e aprendizagem, seja de forma presencial ou a distância. As discussões indicam que a transformação digital na educação é um caminho sem volta e não há como fugir disso”, disse a coordenadora Alessandra Duarte.

Durante o evento foram realizadas palestras, mesas-redondas, apresentação de trabalhos científicos, lançamentos de livros, minicursos e feira de expositores, que reuniu centenas de participantes entre educadores, tutores, gestores, alunos, designers instrucionais, empresários e outros profissionais, nacionais e estrangeiros. Participam também representantes do Ministério da Educação (MEC), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Ensino híbrido na UnirG

Desde 2021, a UnirG conta com cursos híbridos em seu portifólio, modalidade que oferta parte da carga horária à distância, por meio de aulas e atividades realizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA, trazendo mais flexibilidade para os acadêmicos. Além disso, em breve também deve ofertar seus primeiros cursos de graduação a distância.