Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.
13 de Setembro de 2024
O Governo do Estado do Tocantins e o Comitê de Bacias Hidrográficas dos Rios Santo Antônio e Rio Santa Tereza (CBH SAST) promovem na próxima terça-feira, 17, às 09h, a terceira consulta pública do Plano de Recursos Hídricos (PRH). O evento será realizado no auditório do campus Jacinto Nunes da Silva da Universidade de Gurupi – UnirG (bloco D), com o objetivo de discutir propostas de organização institucional e identificar ajustes necessários para o plano de metas e ações de recursos hídricos.
O evento será realizado pela Secretaria do Meio Ambiente e do Recursos Hídricos em conjunto com Universidade de Gurupi - UnirG e Universidade Federal do Tocantins - UFT. A UnirG é representada no Comitê de Bacias Hidrográficas dos Rios Santo Antônio e Rio Santa Tereza pelas professoras Ma. Kárita Carneiro Pereira e Drª Mireia Aparecida Bezerra.
O evento contará com a participação de representantes da sociedade civil, poder público estadual e municipal. “Viabilizamos a realização da consulta pública na Instituição para possibilitar uma discussão sobre o que será apresentado no plano de metas e ações. Também serão apresentadas propostas de organização institucional para gestão dos recursos hídricos das bacias e discussão da estrutura organizacional” disse a professora Ma. Kárita Carneiro.
A Pró-reitora de Extensão, Cultura e Assistência Estudantil da UnirG, Drª Mireia Bezerra, destacou que, “mais do que água em quantidade e qualidade, a gestão dos recursos hídricos é uma atividade imprescindível para conferir confiabilidade ao abastecimento”.
“Cada bacia conta com seu Comitê, que é a base da gestão participativa e integrada da água, o que contribui para que todos os setores da sociedade com interesse sobre a água na bacia tenham representação e poder de decisão sobre sua gestão”, frisou Mireia.
A presidente do Comitê de Bacias Hidrográficas dos Rios Santo Antônio e Rio Santa Tereza, Maria Cristina Bueno Coelho, ressalta que “o Plano Diretor de Recursos Hídricos é norteador das ações do Comitê de Bacia ao longo do tempo e ele pode ser revisto de acordo com as necessidades que existem dentro da bacia. As atividades e população vão aumentando ou diminuindo ao longo do tempo, e as ações podem ser alteradas”
O evento será aberto para a comunidade acadêmica e a inscrição pode ser realizada no endereço https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfjI-JjfPVeQDpLbVdeqO2e4SZqGifRKMkCLHINGXWaGd9oTQ/viewform
(*Com a colaboração das estagiárias do curso de Jornalismo, Nathália Costa e Thaís Lira e com informações do site https://www.cbhsantoantonio.org.br)