Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.
17 de Agosto de 2024
Mais de 50 novos acadêmicos do curso de Medicina da Universidade de Gurupi – UnirG, do campus do Paraíso do Tocantins, participaram da tradicional Cerimônia do Jaleco. A solenidade ocorreu na noite desta sexta-feira, 16, no Teatro Cora Coralina em Paraíso.
Emoção, alegria e descontração acompanharam os estudantes e familiares no evento que marca o início da jornada acadêmica em Medicina e também para a vida do futuro profissional da saúde.
“A apresentação do jaleco é uma forma de motivar os estudantes a se dedicarem aos estudos e à profissão com amor e seriedade, lembrando-os do impacto positivo que podem ter na vida das pessoas. É um evento que vai além da simples vestimenta; é um rito que carrega consigo o peso da responsabilidade e da honra que é ingressar na profissão médica”, dirigindo-se à coordenadora Mayse Pereira Dal Col Freire.
Na fila para registrar o momento e fazer uma foto com a tia paterna, estava o jovem Rodrigo Leal. “Desde a infância eu queria seguir essa profissão. Foi uma alegria muito grande em ter sido aprovado e agora cursando Medicina. É uma conquista extraordinária, pois tive que passar por muitos obstáculos. O meu pai sonhava com esse momento e eu o perdi há três anos, na pandemia. Mas, o desejo dele que se seja um ao meu, só me impulsionou a buscar essa realização”.
A tia da estudante, Keila Borges, falou com a voz embargada de emoção “Estaraqui não é um sonho apenas dele, é do pai também, meu irmão que não está mais aqui entre nós. Rodrigo comprometeu-se muitas vezes para estar aqui, com a perda do pai. Não tem como não me emocionar e me alegrar com a conquista”.
A acadêmica Emily Campos foi acompanhada pela mãe, Libina Campos. “A medicina entrou na minha vida com a minha conexão com Deus. Quero salvar vidas e estou muito realizado em está caminhando nesse propósito em minha vida”, disse.
Durante a coletiva houve o Juramento do Jaleco e cada acadêmico recebeu o jaleco, das mãos de um familiar.
Esse momento simbólico que representa o início da jornada profissional na área da Saúde, conto com a presença da reitora, Dra Sara Falcão, do representante da Fundação UnirG, Alexander Miranda, coordenadores de curso, de estágio e professores do curso de Medicina, da secretária municipal do Meio Ambiente, Cultura e Turismo, Patrícia Nascimento e acadêmicos representantes do Centro Acadêmico e Ligas Acadêmicas.