Pesquisadores da UnirG revitalizam escola indígena com arte ambiental

26 de Julho de 2024

As paredes da Escola Indígena Tainá, na Aldeia Canuanã, localizada em Formoso do Araguaia -TO receberam desenhos e pinturas com a temática fauna e flora da Ilha do Bananal. A ação foi realizada pela equipe de projeto que compõe o Grupo de Pesquisa do Observatório de Povos Tradicionais do Tocantins – OPTTINS.

A equipe é formada por professores e acadêmicos do projeto “Formação de professores indígenas, direitos humanos e temas contemporâneos: transversalidade e cidadania na escola indígena Javaé”. A atividade contou ainda com a participação da coordenadora pedagógica da escola indígena, a professora Leomárcia Maia.

“Essa foi uma colaboração do nosso projeto de pesquisa, com ambientação das salas de aulas da educação infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo é contribuir positivamente para a Educação Escolar Indígena, com a produção de materiais que poderão ser utilizados como recursos pedagógicos pelos professores em diferentes áreas do ensino”, afirmou a coordenadora do projeto, a professora Ma. Edna Pìnho.

A professora destacou ainda que, a temática escolhida para os desenhos e pinturas, foi planejada em consonância com a demanda da escola. “Está relacionada ao Meio Ambiente, que é uma temática contida nos temas transversais para educação escolar indígena e, ainda ao contexto cultural da comunidade indígena atendida, como referência para prática pedagógica integrada e integradora como descrito no Referencial Curricular Nacional para a Escola Indígena (RCNEI)”, frisou.

O projeto compõe o conjunto de propostas de pesquisas desenvolvidas pelo OPTTINS e tem como foco principal a formação de professores, a preservação da língua INY RIBÈ e da cultura do povo Javaé. O observatório trabalha a partir da investigação do trabalho pedagógico realizado na educação escolar indígena envolvendo os Temas Contemporâneos Transversais – TCT’s, área temática de Cidadania e Civismo. O intuito é desenvolver uma proposta de formação continuada para professores indígenas e não indígenas que atuam nas escolas das aldeias Boa Esperança e Kanuano Javaé, na Ilha do Bananal, no Tocantins.

Equipe do projeto

- Profª Ma. Edna Pinho (Coordenadora do Projeto - Curso de Pedagogia)

- Profª Drª Jussara Resende (Colaboradora – UnirG Paraíso)

- Acadêmica Joana  Fernandes Castro (Bolsista PIBIC – Curso de Pedagogia)