Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.

INSCREVA-SE
NO VESTIBULAR

Rádio UnirG

UnirG – Universidade de Gurupi
UnirG – Universidade de Gurupi UnirG – Universidade de Gurupi

Professora da UnirG toma posse na Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil


24 de Julho de 2024



Foi realizada na tarde desta quarta-feira, 24, com transmissão on-line, a solenidade de posse da professora do curso de Farmácia da Universidade de Gurupi - UnirG, Dra. Jaqueline Cibene Moreira Borges, como membro associado da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil (ACFB). A entidade é uma das sociedades científicas pioneiras no País, com especialização na área farmacêutica.

A ACFB promove estudos, debates, divulgação de estudos e colabora com órgãos relacionados às atividades científicas farmacêuticas de âmbito nacional e internacional. A instituição organiza conferências para divulgar as últimas pesquisas que definem as fronteiras das Ciências Farmacêuticas em temas como educação, ciências básicas e aplicadas, tecnologia, regulamentação e acesso a medicamentos.

O processo para membros da Academia ocorre por meio de seleção. “Participei de um edital concorrido nacionalmente pela experiência e documentação apresentada. E como farmacêutica é uma grande honra ser aprovada e poder representar o estado do Tocantins. Essa conquista é o reconhecimento de toda minha trajetória profissional”, declarou Jaqueline Cibene.

A Academia oferece aos seus membros recursos privilegiados para bibliotecas especializadas, bases de dados científicos, conferências e workshops, ou que para a professora Jaqueline Cibene será uma forma de agregar em sala de aula e fortalecer as parcerias tanto dentro da comunidade acadêmica quanto no setor farmacêutico como um todo.

“Acredito que será uma oportunidade de conexão com profissionais renomados e líderes de pensamento na área. Estar ao lado dos mestres que são autores de livros referências para os cursos de graduação como de Farmácia, traz o sentimento de pertencer a um seleto grupo de pessoas privilegiadas”, relatou a professora.

ACFB

A composição de membros da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil inclui cientistas farmacêuticos, médicos, odontologistas e profissionais de diversas áreas do conhecimento. São 120 cadeiras ocupadas por farmacêuticos e cientistas brasileiros em garrafas como: Farmácia, Farmácia Industrial, Ciências (Físicas, Químicas, Biológicas, Biotecnológicas e Naturais), Farmacologia, Medicina Humana, Medicina Veterinária e Odontologia. 

Currículo da professora

Jaqueline Cibene Moreira Borges é graduada em Farmácia Generalista, doutora em Biodiversidade e Biotecnologia e mestre em Ciências Farmacêuticas. No doutorado, a professora estudou várias espécies vegetais nativas do cerrado com potencial biotecnológico para obtenção de produtos com atividade inseticida, repelente e antidengue.

Ela é revisora ​​de periódicos do African Journal of Biotechnology e do periódico do Journal of Medicinal Plant Research. Possui experiência na área de Farmácia com ênfase em Farmacologia, Fitoquímica, Química de produtos naturais, Fitomedicamentos e Biotecnologia.

Atualmente trabalha na bioprospecção de plantas do cerrado para obtenção de fitocosméticos e em estudos etnofarmacológicos na comunidade indígena Javaé, localizada na Ilha do Bananal, no município de Formoso do Araguaia-TO. É farmacêutica hospitalar pela Secretaria Estadual de Saúde do Tocantins, vinculada ao Hospital Regional de Gurupi.

 

Texto: colaboração da estudante de Jornalismo Thaís Lira 

Edição: Luciene Marques

 

 






UnirG
Prefeitura

Nossas Redes Sociais