Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.
02 de Julho de 2024
Com o objetivo de analisar a satisfação dos pacientes da Unidade de Pronto Atendimento de Gurupi – UPA, acadêmicos de Medicina da Universidade UnirG elaboram questionário para a comunidade. O interessado em participar deve acessar o link https://forms.office.com/r/kbVnJ6Fe6n. O preenchimento das perguntas é totalmente sigiloso.
A ação faz parte da pesquisa “Avaliação de Satisfação de Prestação de Serviços à Saúde na Unidade de Pronto Atendimento de Gurupi – TO”. O estudo é originado pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC), aprovado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UnirG e pelo Comitê de Ética da Instituição. A pesquisa é ainda, financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (FAPT).
A pesquisadora responsável é a professora do curso de Fisioterapia, Ma. Elizângela Sofia Ribeiro Rodrigues, com a colaboração dos acadêmicos do 9º período de Medicina, a bolsista Heloísa Philipino Takada e o voluntário Lucas Jordão de Souza Pereira.
De acordo com a estudante Heloísa Takada, que também realiza a coleta de dados, aplicando as entrevistas diretamente aos pacientes no local, “é de grande importância que a comunidade ganhe voz e contribua com as respostas do questionário. Dessa forma, os pacientes podem se expressar para a melhoria da Unidade, bem como para a compreensão de seus déficits”.
A pesquisadora mencionou ainda que “o propósito é obter a opinião pública dos usuários da UPA para analisar a satisfação deles em relação ao atendimento profissional prestado, principalmente ao tempo de espera”, frisou ela.
Os dados relativos à satisfação de usuários do sistema de saúde como método de avaliação é uma maneira segura de analisar a qualidade dos serviços e do atendimento prestados pela Unidade. “As informações servirão para examinar a estrutura oferecida, os serviços de gestão, os processos executados e os resultados alcançados”, mencionou Takada.
Após a coleta de dados será produzido um artigo e possíveis submissões em eventos científicos.
O formulário pode ser acessado ainda, utilizando o QR code na imagem abaixo:
.