Humanização será tema de capacitação para servidores da UPA

28 de Maio de 2024

Com o intuito de melhor atender os pacientes da Unidade de Pronto Atendimento Márcia Mucky (UPA 24h), o curso de Psicologia da Universidade de Gurupi – UnirG promove hoje, 28, às 15h uma capacitação voltada ao Acolhimento, Atendimento Humanizado e Escuta Ativa. A ação segue até quinta-feira, 30, e é direcionada a servidores e colaboradores da instituição.

A capacitação será ministrada pelos acadêmicos do 9° período de Psicologia, como parte da conclusão do estágio supervisionado. O objetivo é tornar as rotinas e ambientes mais acolhedores para todos.

A humanização é essencial para aumentar a eficácia do tratamento e a satisfação dos pacientes, os quais passam a atribuir mais credibilidade à instituição. Esse formato de capacitação também proporciona integração entre os profissionais, em vez de interações distantes e impessoais.  Esse conceito propõe uma proximidade que ultrapassa barreiras e facilita a troca de informações entre pacientes e profissionais de saúde”, disse o coordenador geral da UPA, Deijares de Oliveira.

A professora do curso de Psicologia, Aline Rezende, relatou a importância das práticas de acolhimento aos pacientes, “O atendimento humanizado é fundamental em todos os estabelecimentos de saúde, visto que é um dos princípios do Sistema Único de Saúde”, declarou Rezende.

Política Nacional de Humanização

Lançada em 2003, a Política Nacional de Humanização (PNH) busca pôr em prática os princípios do SUS no cotidiano dos serviços de saúde, produzindo mudanças nos modos de gerir e cuidar.

A PNH estimula a comunicação entre gestores, trabalhadores e usuários para construir processos coletivos de enfrentamento de relações de poder, trabalho e afeto que muitas vezes produzem atitudes e práticas desumanizadoras que inibem a autonomia e a corresponsabilidade dos profissionais de saúde em seu trabalho e dos usuários no cuidado de si.

Vinculada à Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, a PNH conta com equipes regionais de apoiadores que se articulam às secretarias estaduais e municipais de saúde. A partir desta articulação se constroem, de forma compartilhada, planos de ação para promover e disseminar inovações nos modos de fazer saúde.