Professoras da UnirG apresentaram resultado de pesquisa na Agrotins

21 de Maio de 2024

Durante a Agrotins 2024, pesquisadoras da Universidade de Gurupi – UnirG realizaram a apresentação de produtos e resultados parciais do Programa Inova Amazonas, em parceria com Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins - FAPT e Sebrae. Foram apresentados projetos de três professoras da UnirG aprovados pelo edital Inova Amazonas financiado pelo Sebrae/FAPT.

Um dos projetos é o da professora e Pró-reitora de Extensão, Cultura e Assistência Estudantil da UnirG, Drª Mireia Bezerra, sobre Agricultura Urbana: Cultivos sustentáveis e de Interiores. Essa é uma tendência  pensada para o contexto da região Norte, por meio de um modelo sustentável que garante saúde e bem-estar. O produto final será uma plataforma interativa para geração dos projetos. A previsão é que seja finalizado até o segundo semestre de 2024.

A Professora Miréia destaca a relevância das apresentações na Agrotins. “É muito gratificante estar desenvolvendo um projeto que visa promover a sustentabilidade, saúde e bem-estar com intuito de melhorar a qualidade de vida das pessoas. Foi uma satisfação poder apresentar na Agrotins uma inovação para o Agronegócio, justamente no ano em que a temática foi Bioeconomia como novas perspectivas para a produção agroecológica sustentável no campo”.

Outro projeto apresentado foi o da professora Drª Marise Suzuki, com a proposta da Ikigai Piscicultura Sustentável, cujo objetivo é de inovar nos produtos à base de pescado. O objetivo é estimular o consumo de uma proteína de origem animal que emite menos carbono.

Já a professora Drª Jaqueline Cibene, do curso de Farmácia da UnirG, apresentou a empresa Inovafhytos Cerrado LTDA, que tem como propósito de comercialização fitoterápico antidengue à base do extrato seco padronizado Chiococca alba contra o vírus da dengue.

A Agrotins 2024 foi realizada em Palmas, de 14 a 18 de maio.