Acadêmicos da IUSC fazem visita ao CAPS AD e divulgam rede do SUS

20 de Maio de 2024

Na última sexta-feira ,17, acadêmicos da Universidade de Gurupi - UnirG realizaram uma visita ao Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) em Gurupi. A iniciativa integra a disciplina Integração, Universidade, Serviço e Comunidade (IUSC), no eixo temático ‘Direitos humanos e Igualdade Ético Racial’. A visita teve como intuito principal divulgar a rede de atenção do Sistema Único de Saúde (SUS) voltada para a continuidade do tratamento de pessoas com dependência química.

Durante a visita, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer de perto as instalações e o funcionamento do CAPS AD, que oferece suporte especializado para pessoas que enfrentam problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas. O centro, que faz parte da rede de saúde mental do SUS, desempenha um papel crucial no tratamento e reabilitação dos usuários, proporcionando um espaço de acolhimento e cuidado contínuo.

Na ocasião, o grupo distribuiu materiais informativos sobre a rede de atenção do SUS e realizaram uma palestra para os usuários e seus familiares, destacando a importância do tratamento contínuo e o acesso aos serviços de saúde mental disponíveis.

Os estudantes foram recebidos pela equipe multidisciplinar do CAPS AD, que é composta por psicólogos, psiquiatras, assistentes sociais, enfermeiros e terapeutas ocupacionais. A coordenadora do centro apresentou os serviços oferecidos e destacou a importância da integração dos diversos setores da saúde pública para o sucesso no tratamento dos pacientes. A visita também incluiu um momento de interação entre os alunos e os usuários do CAPS AD. Os estudantes puderam ouvir relatos de experiências pessoais, entender os desafios enfrentados no processo de reabilitação e testemunhar os avanços conquistados com o apoio do centro.

A ação faz parte de um projeto maior da UnirG, que visa aproximar os futuros profissionais da saúde das realidades enfrentadas pela população e promover a conscientização sobre a importância dos serviços públicos de saúde. A iniciativa reforça o compromisso da universidade com a formação de profissionais capacitados e comprometidos com a saúde pública, além de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da comunidade local*.

*Com a colaboração de Nathália Costa (acadêmica do curso de Jornalismo da UnirG)