Acadêmicos de Fisioterapia apresentarão trabalho científico em Simpósio Internacional

17 de Maio de 2024

Os acadêmicos do curso de Fisioterapia da Universidade de Gurupi - UnirG participarão do XXI SIFR - Simpósio Internacional de Fisioterapia Respiratória, Cardiovascular e em Terapia  Intensiva da Assobrafir com a apresentação de uma pesquisa. O evento ocorrerá  entre os dias 12 e 15 de junho em Brasília - DF.

A pesquisa “Fatores econômicos e indicadores de qualidade em cuidados intensivos: uma revisão sistemática”,  foi o trabalho desenvolvido pelos acadêmicos do 9º período, Armando Jarib Tavares e Diogo Soares Menezes, selecionado para o Simpósio.

A escolha do tema para a pesquisa deu-se por meio de uma inquietude observada pelos estudantes em  relação à disparidade no acesso à saúde de qualidade, devido à necessidade de alta tecnologia e recursos financeiros, em especial em Unidades de Terapia Intensiva - UTI no Brasil e o impacto causado pela desigualdade social.

Para o acadêmico Armando Jarib, “essa realidade nos motivou a investigar a relação entre fatores econômicos e indicadores de qualidade da assistência à saúde em unidades de terapia intensiva. Acredito que essa análise é fundamental para identificar áreas de melhoria na prática clínica, na gestão de recursos e na formulação de políticas públicas mais eficazes para garantir o acesso universal à saúde de qualidade”, reitera

Jarib espera ainda que, “a pesquisa possa incentivar o diálogo entre profissionais da saúde, pesquisadores e gestores públicos, buscando soluções conjuntas para os desafios que enfrentamos no campo da saúde, especialmente, em UTI's. Acredito que o conhecimento gerado por essa pesquisa pode nos ajudar a construir um sistema de saúde mais justo e equitativo para todos os cidadãos”.

O acadêmico Diogo Soares afirma a importância da participação no Simpósio. “Essa experiência será de grande importância para o meu reconhecimento profissional, o aprimoramento científico, além de adquirir conhecimento, em um evento que conta com a participação dos melhores profissionais do mundo”.

Para o coordenador do curso de Fisioterapia, professor Geovane Rossone, o sentimento é de orgulho. “Nós do corpo docente do curso ficamos muito felizes com as pesquisas de alta qualidade desenvolvidas pelos nossos alunos, Temos total confiança de que os acadêmicos Armando e Diogo farão uma excelente apresentação e representarão muito bem a nossa Instituição neste evento, que é considerado o maior simpósio de Fisioterapia respiratória do mundo”, declara.

A apresentação está prevista para o dia 14 de junho às 12 horas, no Centro Internacional de Convenção do Brasil - CICB, localizado na Asa Sul, em Brasília.

O Simpósio Internacional é realizado a cada dois anos pela Associação Brasileira de Fisioterapia Respiratória, Fisioterapia Vascular, Fisioterapia em Terapia Intensiva - Assobrafir. Para acompanhar a programação completa do evento clique aqui.

(Texto: colaboração da estudante de Jornalismo Thaís Lira)