Fundação UnirG publica PCA referente a 2025

17 de Maio de 2024

Na última quarta-feira, 15, foi publicado o Plano de Contratações Anual - PCA da Fundação UnirG no Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP). A Universidade de Gurupi - UnirG foi o primeiro órgão da Administração Pública Municipal a divulgar o PCA, referente às demandas a serem contratadas para 2025.

Conforme o presidente da Fundação UnirG, Thiago Piñeiro Miranda, o PCA é um instrumento utilizado para planejar e organizar as contratações que serão realizadas pela Administração Pública ao longo do ano. O objetivo do Plano de Contratação é de promover uma gestão mais eficiente e transparente dos recursos públicos, evitando contratações desnecessárias ou mal planejadas.

Para Thiago Miranda, a Fundação UnirG publica o PCA de 2024, em cumprimento à inovação trazida pela Lei 14.133, de 1º de abril de 2021, ressaltando que por ser um ente da administração indireta do município de Gurupi, deve seguir todas as regras inerentes à Administração Pública, tais como o Plano de Contratação Anual.

Miranda esclarece que o PCA é o documento que consolida todas as compras e contratações que o órgão ou entidade pretende realizar ou prorrogar no ano seguinte, e contempla bens, serviços, obras e soluções de tecnologia da informação.

O instrumento permite que os órgãos públicos planejem suas aquisições com antecedência, levando em consideração as necessidades e prioridades de cada área, bem como as disponibilidades orçamentárias.

O planejamento contribui para a transparência na gestão pública, uma vez que as informações sobre as contratações previstas ficam disponíveis para consulta da sociedade, permitindo um maior controle social sobre o uso dos recursos públicos.

Plano de Contratações

O Portal Nacional de Contratações Públicas - PNCP é o sítio eletrônico oficial destinado à divulgação centralizada e obrigatória dos atos exigidos pela Lei nº 14.133, de 2021.

Já o Plano de Contratações Anual - PCA, é um importante instrumento para a elaboração do orçamento público. Ele fornece informações essenciais sobre as contratações que serão realizadas pela administração pública ao longo do ano, o que auxilia no processo de planejamento financeiro e orçamentário.

Para saber mais sobre o Plano de Contratações Anual da instituição, acesse: https://pncp.gov.br/app/pca/01210830000106/2025

(Texto: colaboração da estudante de Jornalismo Nathalia Costa)