Dia do Assistente Social: a importância do trabalho desenvolvido na UPA

15 de Maio de 2024

Hoje, 15 de maio, é celebrado o Dia do Assistente Social. O profissional atua ao lado do paciente que procura por atendimento em uma unidade hospitalar, para além das questões de saúde, o serviço social preserva e garante os direitos do paciente e um cuidado humanizado.

O Assistente Social tem uma ampla atuação na área hospitalar, que garante os direitos dos pacientes e desenvolve um trabalho  com cada paciente, conforme for necessário.

O Assistente Social, Félix Antônio Coelho de Andrade, que há três anos está à frente da Unidade de Pronto Atendimento de Gurupi (UPA/24H), coleciona histórias de realização profissional, assim como os desafios da profissão.

Trabalhando em plantões de segunda a domingo em regime de escala, apesar da rotina cansativa, isso não é motivo suficiente para desmotivá-lo.  “Realizo as visitas aos leitos e oriento os pacientes. Quando tem demanda, faço as intervenções necessárias”, pontua Félix.

O servidor Félix Antônio se orgulha da profissão e das mudanças que  podem fazer na vida de uma pessoa. “A motivação é saber que a cada dia eu posso, de alguma forma, amenizar o sofrimento, por meio do meu acolhimento e das intervenções que o serviço social pode proporcionar ao paciente”, destaca.

Com tantas histórias em que foram essenciais na vida de um paciente, como a localização de familiares, ele recorda de um que veio do estado do Maranhão. Depois de uma internação de 15 dias na Unidade, o serviço social deu suporte após a internação. “Conseguimos providenciar a ele a alimentação, roupas e acolhimento. Organizamos também o transporte para que o paciente pudesse retornar para o seu lar”, revela.

As habilidades necessárias para quem quer seguir a carreira como Assistente Social são inúmeras. Para Félix Antônio, “o principal é ser um profissional atento às demandas e estar preparado para as inúmeras situações que ocorrem diariamente na Unidade. Eu gosto de trabalhar na UPA devido a oportunidade de sempre proporcionar e viabilizar mais humanização e acesso aos direitos dos nossos pacientes”,  enfatiza.

A atividade de um assistente social está inteiramente ligada a questões de  vulnerabilidade social, sem o olhar humanizado do profissional capacitado agravaria muito uma situação já complicada e o ofício sequer existiria.

A comemoração

O Dia 15 de maio é comemorado o Dia do Assistente Social, porque em 1962 foi aprovada a  regulamentação da profissão, que foi reconhecida após a 1ª Guerra Mundial (1914-1918). No Brasil a  primeira escola de Assistente Social surgiu apenas em 1936.

(Texto: colaboração da estudante de Jornalismo Thaís Lira)