Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.
10 de Maio de 2024
Em comemoração ao Dia Internacional do Enfermeiro, 12 de maio, a coordenação do curso da Universidade de Gurupi – UnirG estará promovendo entre os dias 13 e 15, a 17ª Semana de Enfermagem. O evento ocorrerá no auditório do Centro Cultural Mauro Cunha, a partir das 19h.
Esta edição a temática será sobre Romper “bolhas” no mundo atual para o resistir e o coexistir da Enfermagem – 6ª Mostra Científica. A Semana de Enfermagem é destinada aos acadêmicos do curso com o objetivo de fomentar o conhecimento científico e interação entre docentes e discentes.
Para participar, o acadêmico deve inscrever-se gratuitamente pelo link: https://www.even3.com.br/17-semana-de-enfermagem-romper-bolhas-no-mundo-atual-para-o-resistir-e-o-coexistir-da-enfermagem--451432
A programação inclui palestras, mostra científica com a exposição de banners, além da tradicional Cerimônia da Lâmpada.
Segundo a coordenadora de eventos, Mirelly Ribeiro, a comemoração da Semana de Enfermagem já é uma tradição dentro do curso de Enfermagem da Universidade. A coordenação de curso juntamente com a comissão de eventos segue o tema central da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn).
“As discussões em torno da construção do tema remetem às necessidades de conhecimento e reconhecimento da nossa história com suas conquistas e desafios, contradições e dilemas que envolvem a formação na atualidade e o mundo do trabalho com novas áreas de atuação. Além disso, falaremos ainda sobre os desafios em torno do fortalecimento das organizações políticas da categoria para fazer frente aos problemas decorrentes da defesa do trabalho digno”, declarou a professora.
“Contraditoriamente, a enfermagem brasileira representa o maior contingente profissional no país, que sustenta o Sistema Único de Saúde (SUS), que consegue mobilizar bandeiras importantes, no entanto, as conquistas concretas em torno da valorização econômica e condições de trabalho e a presença em espaços de decisão ainda são desproporcionais”, completou Mirelly Ribeiro.
A professora diz ainda sobre a importância de integrar profissionais da área para falar de temas relevantes da profissão, “Ações assim, proporcionam uma base sólida de conhecimentos teóricos e práticos em diversas áreas de estudo. A Semana irá oferecer aos estudantes a oportunidade de desenvolver habilidades essenciais, como pensamento crítico, resolução de problemas e capacidade de pesquisa”, destacou.
Está programado para o evento também dois minicursos com temáticas relevantes para a formação acadêmica. Durante a Semana de Enfermagem haverá a 6ª edição da Mostra Científica. “A ideia é promover o intercâmbio, divulgação e o estímulo à produção de conhecimento - com premiação ao melhor trabalho apresentado”, afirmou Ribeiro.
Entre os temas que serão abordados durante a Semana estão: Tecnologias e inovação no tratamento de feridas ministrada pelas enfermeiras Drª Ludmilla Goiz e Drª Halainny Piovesan; O protagonismo da profissão de Enfermagem: cenários diversos e experiências de atuações abordada pelo enfermeiro, Drº Francicero Rocha Lopes; Atuação do enfermeiro nas unidades de Hemonúcleo, ministrada pela enfermeira, Drª Renata Silva Souza.
A comemoração
O Dia da Internacional da Enfermagem é uma homenagem à enfermeira britânica Florence Nightingale, que nasceu em 12 de maio de 1820, e à enfermeira brasileira Ana Neri. Florence fundou a primeira Escola de Enfermagem na Inglaterra, em 1860 e Ana Neri foi a primeira enfermeira brasileira a se alistar voluntariamente, na guerra no Paraguai, entre 1864 e 1870.