Acadêmicos da Saúde promoveram ações de bem-estar aos pacientes do Caps, pelo projeto IUSC

30 de Abril de 2024

No último sábado, 27, os acadêmicos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Odontologia da Universidade de Gurupi - UnirG visitaram o Centro de Atenção Psicossocial (Caps/AD III) para proporcionar aos pacientes ações preventivas de saúde. A atividade faz parte da disciplina de Integração Universidade, Serviços e Comunidade III (IUSC III).

A finalidade da visitação é para alinhar o bem-estar, a mente a exercitar o corpo, além de promover a cooperação e autonomia das relações pessoais. A ação é extremamente relevante para os pacientes que normalmente encontram-se em situação vulnerável e pouca motivação para socialização.

Para a acadêmica de Fisioterapia, Larissa dos Santos, essas atividades são importantes por trazer uma boa comunicação com as pessoas, passando o que se aprende diariamente em sala de aula, além de ter de fato um contato necessário com os participantes.

“É muito gratificante ver como uma simples atenção dada a eles, os deixam felizes. Um dos participantes da ação até fez um convite para que possamos voltar mais vezes, a interação conosco, a felicidade ao receber uma simples lembrança se torna importante para nós. São momentos que lembraremos sempre”, disse.

O Caps AD III é conduzido pela coordenadora, Nádia Martins Rocha Bandeira Righetto. A Unidade possui especialidade em álcool e drogas, atuando 24h por dia, inclusive, possui acolhimento noturno. “O atendimento é para todas as faixas etárias, desde crianças, adolescentes a adultos, com sofrimento psíquico intenso e com necessidades de cuidados clínicos contínuos”, explicou Righetto.

Os serviços ofertados pelo Caps III são diversos: consulta médica psiquiátrica, consulta de enfermagem, psicoterapias de grupo e individual, terapia ocupacional, assistência farmacêutica, entre outras. O principal objetivo  do centro é mostrar além da dependência química, e promover à pessoa que se encontra em sofrimento psíquico o sentimento de autonomia e o exercício da cidadania, com a máxima qualidade de vida.

A programação da visitação contou ainda com alongamentos e exercícios para membros superiores e inferiores. Ainda foi realizada uma oração a pedido de um paciente e finalizado com a entrega de lembranças feita pelos pacientes.

“São projetos como este que conectam a Universidade à sociedade , é uma oportunidade que os alunos têm de levar para a comunidade o que eles aprendem na sala de aula”, concluiu a preceptora da disciplina de Integração Universidade, Serviços e Comunidade III (IUSC III).

O Caps AD III está situado no  Bairro Vila Pedroso, em Gurupi.

(Texto: colaboração da estudante de Jornalismo Thaís Lira)