Segundo dia de 5º Simpósio Nacional de Gestão Pública e Privada e 2º UnirG Health Tech

24 de Abril de 2024

Dando continuidade à programação do 5° Simpósio Nacional de Gestão Pública e Privada e o 2º Simpósio de Tecnologia e Gestão em Saúde - UnirG Health Tech, a manhã de hoje, 24, de evento iniciou com palestra, mesa-redonda e debates direcionados sobre as causas das dificuldades da gestão pública e privada na saúde. O evento ocorre na Catedral das Assembleias de Deus, reúne profissionais renomados de diversas áreas que são destaque no assunto, em todo país.

Segundo o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da Universidade de Gurupi - UnirG, Drº Fábio Pegoraro, os dois simpósios são realizados paralelamente aliando o melhor dos dois universos, tratando da gestão pública e privada no âmbito multiprofissional.

“Trouxemos palestrantes de renome nacional e internacional que vieram para discutir as dificuldades da gestão. Temos que pensar em formas estratégicas de como executar as políticas públicas na gestão pública e na privada, de forma cada vez mais eficiente”, disse Pegoraro.

O objetivo do evento é para tratar os problemas e quais são as técnicas e soluções mais eficientes no público e no privado.

O pró-reitor disse ainda que o Simpósio é uma oportunidade rica de conhecimento para a comunidade de Gurupi, acadêmica e cientifica que pensam em pesquisa, ciência e inovação.

“Gurupi se fortalece sendo a capital do conhecimento trazendo um evento dessa magnitude. Quando falamos sobre gestão, ela não é uma área apenas do administrador, ela abrange diversas profissões que estão envolvidas. As temáticas que trouxemos são bastante abrangentes à todas as áreas de conhecimento que oferecemos na UnirG”, completou o pró-reitor.

“Essa é uma oportunidade única para o acadêmico receber todo o conhecimento desses palestrantes experientes e renomados, saindo do conforto da sala de aula para agregar e completar o aprendizado”, reforçou Pegoraro.

Durante o 5° Simpósio Nacional de Gestão Pública e Privada e o 2º Simpósio de Tecnologia e Gestão em Saúde - UnirG Health Tech professores, acadêmicos e profissionais de diversas áreas estarão reunidos para conhecer mais sobre “As dores da Gestão”.

Os palestrantes são de São Paulo, Goiânia (GO), Ceará, Paraíba, Tocantins e Rio de Janeiro.

Os eventos são promovidos pelo Instituto RG em parceria com a Universidade de Gurupi – UnirG, Prefeitura de Gurupi e Sebrae Tocantins.

Palestra

A primeira palestra do dia foi ministrada pela Auditora e Mestranda em Gestão de Políticas Públicas com formação em Compliance, Danila Duarte, que abordou a “Governança e Compliance: ferramentas essenciais para aliviar as dores da gestão”.

Na ocasião, foi discutido quais são os desafios enfrentados pelos gestores e líderes em ambientes cada vez mais complexos e regulamentados.

Danila Duarte destacou ainda, como uma cultura de governança sólida e práticas eficazes podem ajudar a aliviar riscos, aumentar a transparência e promover a sustentabilidade organizacional.

A nossa sociedade não é mais como antigamente. Ela tem um olhar voltado mais para ética e integridade. O cidadão não avalia mais um produto ou serviço apenas pelo preço, outras questões também são avaliadas, como exemplo, a empresa que pratica trabalho escravo, ações racistas ou atitudes preconceituosas, o consumidor até passa a deixar de adquirir o produto daquela organização”, ressaltou.

Duarte explicou também que a governança é a ferramenta que estrutura a forma que a organização será conduzida para alcançar os objetivos.

“Com ela, pensamos estrategicamente como as ações devem ser executadas, dando diretrizes para que a gestão de fato possa resolver a demanda. Já e Compliance existe no Brasil há mais de 11 anos, ela é um conjunto de mecanismos que tem várias vertentes que podem ser implantados na organização, que visa prevenir, detectar e sanar as condutas ilícitas. Se as organizações não pensarem nas questões éticas e sociais e visarem apenas no lucro elas não serão sustentáveis”, explicou Danila Duarte.

Ela citou ainda que, “temos vários exemplos de empresas que tinham dinheiro em caixa e, mesmo assim, foram a falência por terem manchado a sua imagem devido a uma conduta ilícita”, finalizou Duarte.

Dissecando as dores da gestão na saúde

Em seguida, uma mesa-redonda foi montada para discorrer sobre “Dissecando as dores da gestão na saúde”, tratando as diferentes apresentações, as causas e consequências das ações desenvolvidas para buscar gerenciar as dores da gestão e como estão sendo usados os distintos remédios – Organizações Sociais, Parcerias Público/Privadas.

Participaram da discussão os palestrantes o professor de saúde pública da USP, Drº Gonzalo Vencina, o diretor administrativo e financeiro do IBROSS, Drº Filipe Costa, médico de gestão hospitalar, Drº Ricardo Tardelli. O professor da UnirG de e traumatologia, Drº Brenner Brandão, foi o mediador da temática.

A programação segue no período da tarde e a noite completa de temáticas relacionadas a gestão. O evento finaliza amanhã, 25, e os participantes podem acompanhar o evento presencialmente ou via internet.

Confira toda a programação no site https://www.even3.com.br/5-simposio-nacional-de-gestao-publica-e-privada-2-simposio-de-tecnologia-em-gestao-e-saude-437277/