Aberta a programação do Simpósio Nacional de Gestão Pública e Privada e UnirG Health

24 de Abril de 2024

Nestes três dias, estudantes, professores e profissionais de diversas regiões do País estão reunidos em Gurupi-TO. O motivo é uma série de debates sobre a gestão do setor público e privado, ofertados pelo 5° Simpósio Nacional de Gestão Pública e Privada e pelo 2º UnirG Health Tech. Os eventos ocorrem simultâneos e foram abertos na noite desta terça-feira, 23 e seguem até o dia 25, na Catedral das Assembleias de Deus.

Os eventos são promovidos pelo Instituto RG em parceria com a Universidade de Gurupi – UnirG, Prefeitura de Gurupi e Sebrae Tocantins e abordam a temática central “As dores da gestão”.

A Atlética Carrasca, sob a regência da acadêmica de Medicina, Laura Reis, abriu a cerimônia. Em seguida, o grupo artístico da Casa de Cultura da UnirG, Corpore, que apresentou o espetáculo “Antes da coroa existia o cocar”, que retrata por meio da dança, teatro e música, os povos originários.

“Nesses três dias de Simpósio teremos diversos palestrantes de renomes, que irão discutir juntamente com a comunidade acadêmica, as dores da gestão. Além das dores, as soluções. Será discutido o que nos incomoda, tanto na gestão pública, quanto na gestão privada. Abordaremos temas extremamente importantes para que possamos construir uma sociedade cada vez mais desenvolvida”, destacou o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UnirG, Dr. Fábio Pegoraro.

A procuradora da UnirG, Gilmara Penha, representou o presidente da Fundação UnirG, Thiago Piñeiro Miranda. “Sabemos que o debate e a discussão são fundamentais para as soluções e é isso que a Instituição está oferecendo. Que todos nós possamos ter momentos de reflexão e conhecimentos para alcançarmos melhores soluções no cotidiano dessas gestões”, afirmou a procuradora.

Para o presidente da comissão organizadora do Seminário e diretor fundador do Instituto RG, Renato Gomes, “escolhemos a UnirG e o Tocantins para sediar o nosso evento, pois esta universidade tem se destacado como um dos maiores centros formadores de profissionais da saúde. Reconhecemos a importância de aproximar os acadêmicos ao mercado, preparando-os para os diversos desafios.  A nossa escolha não foi por acaso, valorizamos o potencial da região e a importância de interiorizar o conhecimento, levando-o para além dos grandes centros urbanos. Aqui em Gurupi temos um ambiente acadêmico pulsante e esses estudantes serão os profissionais de amanhã. Queremos provocar mudanças e plantar sementes de conhecimento que irão germinar e se multiplicar, transformando não apenas indivíduos, mas toda a comunidade acadêmica e profissional”, frisou.

O vice-reitor da UnirG, Dr Jeann Bruno desejou a todos os participantes bons aproveitamentos durante o evento e mencionou a importância do fortalecimento da Universidade.

Participaram ainda da Cerimônia, a gerente regional do Sebrae, Paula Reis, o integrante da Comissão Científica, Dr Gonzalo Vecina Neto, a secretária municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Talita Pereira, o chefe de Gabinete da Prefeitrua, José Carlos de Bessa que representou a prefeita Josi Nunes, dentre outras autoridades.

Cenário macroeconômico

O cenário macroeconômico que envolve as ações da área da saúde nos setores público e privado foi debatido pelo ex-deputado federal e economista Marcus Vinícius Caetano Pestana da Silva, diretor-executivo da Instituição Fiscal Independente (IFI) do Senado Federal.  Ele ministrou a palestra “O Ambiente Político e Econômico Brasileiro – Uma visão atual e projeção para os próximos anos”. A mediação foi realizada pela procuradora da UnirG, Gilmara Penha.

“A saúde não é uma ilha, ela está imersa numa realidade nacional. Procurei traduzir a minha percepção sobre a realidade brasileira e a minha pretensão foi de falar com o desafio de responder três questões: “De onde nós viemos”, “Onde nós chegamos” e “Para onde vamos”, frisou o palestrante.

Em seguida, foi realizada a palestra “A Saúde Pública e Privada – Situação atual e Perspectivas” pelo Dr. Gonzalo Vecina Neto, docente da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), fundador e primeiro presidente da ANVISA.

Os participantes do evento podem participar de forma presencial ou acompanhar a transmissão via internet. Durante o período de realização do Seminario, as aulas foram liberadas para que professores e estudantes compareçam ao debate.

Fotos: Lino Vargas /Secom Prefeitura